Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013


IMECAP HAIR: Esse nutricosmético realmente age na raiz do problema?

Por Gabriela Nogueira e Leticia Dias




    A queda de cabelo tem sido uma preocupação para muitos. Significativas alterações na aparência dos cabelos podem afetar a auto-estima tanto de homens como de mulheres, gerando sérias consequências emocionais. O produto IMECAP HAIR promete solucionar esse problema através da ingestão diária de cápsulas que “vão cuidar de você de dentro para fora”. O IMECAP HAIR é classificado como um nutricosmético por seu fabricante e enquadrado como alimento funcional pela ANVISA. Será que os componentes da sua formulação realmente reduzem a queda capilar e fortalecem os fios?




      1.  DESCRIÇÃO DO PRODUTO:

O IMECAP HAIR é produzido pela Vidfarma e comercializado dentro da categoria dos nutricosméticos que são suplementos de nutrientes essenciais para a saúde e a beleza, visam amenizar os sintomas dos mais diversos problemas. Cada caixa do produto contém 60 cápsulas compostas por piroxidina, biotina, cromo, selênio e zinco. É indicada a administração de uma cápsula ao dia para homens e mulheres que desejam evitar a queda de cabelo ocasional ou permanente e ter cabelos mais fortes e saudáveis. Além disso, o material promocional informa que as vitaminas e minerais do produto são importantes para estimular o crescimento, fortalecer os cabelos, combater a alteração do bulbo capilar, contribuir para eliminar os problemas de queda, proporcionar cabelos mais fortes, volumosos com brilho e vitalidade, reforçar as células de defesa das camadas mais profundas dos cabelos tornando-as mais resistentes e melhorar o aspecto geral dos fios que ficam menos quebradiços, mais volumosos e cheios de brilho. Não há descrição de contraindicações, porém deve ser evitado por pessoas alérgicas aos componentes, crianças, gestantes e lactantes.



2. CONCEITOS BROMATOLÓGICOS:

Piridoxina (ou vitamina B6 ou adermina) é um grupo de três compostos piridozamina, piridoxina e piridoxal. Ao serem ingeridos, tais compostos sofrem metabolização e são fosforilados a fosfato piridoxal.É uma co-enzima para reações metabólicas de aminoácidos e ácidos graxos. Nessas reações sua presença é essencial. Sabe-se que sua deficiência é rara, uma vez que muito comum na maioria dos alimentos. Porém, quando ocorre, sua deficiência leva a alterações na pele (lesões seborréicas nos olhos, nariz e boca e glossite e estomatite), alterações no sistema nervoso central (alterações degenerativas no nível de nervos periféricos e tremores), alterações no sangue (anemia hipocrômica como resultado de mudança  na eritropoiese).
Biotina, assim como a piridoxina é uma vitamina do complexo B. Ela é produzida por bactérias intestinais a partir dos alimentos ingeridos. Atua como componente de co-enzimas do metabolismo energético.  Sua deficiência é pouco comum, ocorrendo principalmente em pessoas que ingerem grande quantidade de alimentos que impedem a absorção dessa vitamina (clara de ovo, por exemplo) e pessoas adeptas de dietas mal-balanceadas associadas à terapia com antibióticos prolongada.  Ao reintroduzir a biotina na alimentação através de suplementação, os sintomas desaparecem.
O selênio é um mineral raro, cuja principal fonte alimentar são os vegetais. No organismo, o selênio atua como centro redutor, cuja principal atuação é na redução dos radicais livres. A deficiência de selênio leva a doença de Keshan  e doença de Kashin-Beck. Sua toxicidade tem relação com uso crônico e leva à queda de cabelo, unhas quebradiças, alterações no sistema nervoso centra e lesões na pele.
O cromo é um mineral cuja função no organismo é estimular a captação de glicose pelas células, co-atuando com a insulina. Para isso, ele atua como integrante de um complexo orgânico denominado Fator de Tolerância à Glicose (FTG), atuando assim no metabolismo de carboidratos e influenciando o metabolismo protéico. A deficiência de cromo na população em geral não é observada. A ingestão excessiva de cromo pode causar lesão hepática e renal.
O zinco é o segundo elemento mais abundante no organismo humano, mesmo sendo necessários apenas alguns miligramas para sua função no organismo. Esse elemento tem papel essencial no reparo do DNA, na função com fatores de transcrição, na redução de espécies reativas de oxigênio e para a função adequada do sistema imunológico. Sua deficiência causa: alterações no sistema imune, no paladar e no apetite, disfunções gastrointestinais, alopecia, lesões epiteliais e hipogonadismo. Até o momento não se tem informação sobre a toxicidade de altas ingestões de zinco.

      3 .      LEGISLAÇÃO PERTINENTE:

O produto é registrado na ANVISA sob a RDC nº 27  06 de agosto de 2010 que dispõe sobre as categorias de alimentos e embalagens isentos e com obrigatoriedade de registro sanitário.
No entanto, a ANVISA não reconhece o termo nutricosmético, sendo uma nomenclatura comercial.  Como esta é uma nova uma classe de produtos no mercado, a ainda agência não possui uma área específica para enquadramento.  Deste modo, alguns produtos possuem registro como alimentos com propriedades funcionais ou suplementos alimentares.

4.      DISCUSSÃO:

Nenhum dos componentes da formulação possui comprovação científica de atuação direta na redução da queda capilar. No entanto, a ausência ou consumo em excesso de muitos deles pode levar à queda capilar.
Segundo o fabricante, o consumo de piridoxina é necessário para um bom funcionamento do sistema nervoso central, que evitaria o estresse, grande responsável pela queda capilar. Os dados disponíveis sobre essa vitamina não relatam que sua deficiência possui qualquer relação com estresse.
A piridoxina, biotina e o cromo atuam no metabolismo celular. Sua ausência pode levar a deficiências metabólicas a nível celular. Entretanto, não há informações que elas estimulem o crescimento capilar, apenas que diminuem o tempo de queda do fio por aumentar o metabolismo das células do folículo capilar, no caso da biotina e da piridoxina, e por facilitar o fornecimento energético em uma área mal nutrida por compressão da raiz capilar, no caso do cromo.
Zinco e selênio por atuarem como redutores de radicais livres (responsáveis pela queda do fio) são importantes para a diminuição da queda capilar. Além disso, o zinco também atua na replicação celular, o que evitar a queda de cabelo.

5.      CONCLUSÃO:

O IMECAP HAIR não é a fórmula milagrosa para evitar a queda capilar, ele é apenas um suplemento de vitaminas e minerais importantes para um adequado funcionamento do organismo. Todos os elementos da formulação são facilmente ingeridos em quantidades adequadas quando se alimenta corretamente. Deste modo, diante de uma alimentação balanceada não há uma real necessidade desta suplementação

6.      REFERÊNCIAS:

·         RAMOS, S.C. et al. Suplementação Vitamínica – Bases Clínicas. Disponivel em: http://www.amway.com.br/downloads/misc/suplementacao_vitaminica_imen.pdf
·         BRUGINSKI, A. Suplementação de biotina como tratamento de alopecia pós gastroplastia redutora, 2001. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/suplementacao-de-biotina-como-tratamento-de-alopecia-pos-gastroplastia-redutora/29523/.
·         SARMENTO, R.F.O. Revisões Sistemáticas em Terapia Intensiva – Suplementação de Selênio. Disponível em: http://www.saj.med.br/uploaded/File/artigos/Revisoes.pdf
·         GOMES, M.R. et al. Considerações sobre cromo, insulina e exercício físico. Disponpuvel em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbme/v11n5/27585.pdf
·          FERNANDES, A.G., MAFRA, D. Zinco e câncer: uma revisão. Disponível em: http://www.uesb.br/revista/rsc/v1/v1n2a8.pdf.
·         ROSA, F.T. et al. Situações clínicas de deficiência de zinco. http://www.fmrp.usp.br/cg/novo/images/pdf/conteudo_disciplinas/capitulo19zinco.pdf
·         IMECAP HAIR. Disponível em: http://www.linhaimecap.com.br/linhaimecap/hair/produto/
·         Pílula da beleza? Entenda como funcionam os nutricosméticos. Disponível em: http://beleza.terra.com.br/pilula-da-beleza-entenda-como-funcionam-os-nutricosmeticos,596b30f5e0e27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html
·         MINISTÉRIO DA SAÚDE, RDC Nº 27, de 6 de agosto de 2010. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/b951e200474592159a81de3fbc4c6735/DIRETORIA_COLEGIADA_27_2010.pdf?MOD=AJPERES

67 comentários:

  1. eu comprei o IMECAP e a cor das cápsulas eram cinza e nao fez efeito nemhum

    ResponderExcluir
  2. boa tarde, alguma resposta pra isso, pq comprei a capsula cinza tb....

    ResponderExcluir
  3. Pedi na farmácia o imecap hair e, como não tinha a moça tentou me vender outro imecap. Consegui em outra farmácia. Ao comprar prestem atenção, se tem a palavra HAIR(cabelo)

    ResponderExcluir
  4. Comprei uma caixa e também a cor era cinza e não fez efeito nenhum, será se o de cor cinza é falso???

    ResponderExcluir
  5. olá boa tarde!
    Também comprei e a cor não é vinho é cinza!!!
    Tem diferença?
    Porque um é cinza e o outro é vinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. O vinho é o rejuvenecedor e não tem nada a ver com crescimento. O cinza sim. Tem muita gente comprando pensando que o efeito será certo e esquecem que o IMECAP Hair é um repositor de vitaminas para o cabelo. Agora se a calvície for (AAG = alopécia androgenética) não tem remédio que dê jeito só o transplante mesmo.

      Excluir
    3. Eu já tomo a mais de 6 meses e posso dizer que para mim tem feito efeito!
      Muitos fios novos tem nascido e isso tem me alegrado muito!
      Creio q cada caso é um caso e precisa levar em consideração que não se faz efeito de um dia para o outro.
      Eu só comecei a realmente constatar os resultados lá pela 4 caixa!
      Estou muito feliz!!

      Excluir
    4. Eu já tomo a mais de 6 meses e posso dizer que para mim tem feito efeito!
      Muitos fios novos tem nascido e isso tem me alegrado muito!
      Creio q cada caso é um caso e precisa levar em consideração que não se faz efeito de um dia para o outro.
      Eu só comecei a realmente constatar os resultados lá pela 4 caixa!
      Estou muito feliz!!

      Excluir
  6. eu também comprei um e a capsula é cinza

    ResponderExcluir
  7. Inicialmente pode-se perceber que este produtor criou uma nova classe para enquadrar seu produto, o "nutricosmético", oferecendo aos compradores uma promessa milagrosa.
    Atualmente o que se pode observar é uma sociedade muito preocupada com a estética, cuidado cada dia mais do seu exterior como cabelos, corpo e pele.
    É bem verdade que quando se tem um funcionamento adequado do organismo isso se reflete no corpo, e nesse caso nos cabelos, mas isso não significa necessariamente que essa queda seja decorrente da deficiência em piroxidina, biotina, cromo, selênio e zinco, até porque como foi explicado na matéria essas vitaminas e minerais não tem correlação direta com o crescimento capilar, pelo contrário porque o excesso pode levar à queda dos cabelos.
    Uma outra vertente é com relação ao uso de produtos de beleza para alisar os cabelos que contém formol em sua formulação, o que é um risco para os clientes, como se pode observar na mídia muitos depoimentos de pessoas que utilizaram esses produtos e tivera uma maciça queda de cabelo e como uma forma de solucionar esse problema utilizam dessas cápsulas, que na verdade correspondem a um polivitamínico.
    É importante que o consumidor faça uma análise dos seus cabelos com um profissional e principalmente com um médico para verificar se existe algo em desordem no seu organismo que está levando à queda de cabelo ou sua opacidade. Também deve-se lembrar que o uso indiscriminado dessas cápsulas não é indicado porque pode trazer riscos à saúde, sendo sempre bom procurar um farmacêutico quando tiver qualquer dúvida relacionada com qualquer tipo medicamento.

    ResponderExcluir
  8. Gente utilizei durante 110 dias nada mudou continua caindo e não ajudou nem no crescimento e nem no fortalecimento dinheiro gasto a Toa! Super chateada! !Meu email claudiaqueen@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudia pode ser que o seu problema não seja somente a reposição de vitaminas capilar. Pode ter outro problema maior que não surtiu efeito ao usar o IMECAP Hair. Esse polivitamínico serve somente para repor as vitaminas que as raízes do cabelo têm carência. Só pra isso que serve. Bom pelo menos até agora estou vendo os resultados. Meu email: kirdousame@hotmail.com abs

      Excluir
  9. Respostas
    1. Anonimo,
      é cinza para queda de cabelo.
      Complemente com minoxidil 5%, mande fazer na farmacia
      Meu cabelo estava um buraco enorme,tomei imecap hair cinza,mas o minoxidil 5%.apliquei com o cabelo seco duas vezes ao dia na parte mais afetada

      Excluir
  10. Gente, fui assaltada...paguei 66 reais numa caixa é mole? espero que faça efeito...

    ResponderExcluir
  11. Gente as cápsulas são cinzas mesmo. O de cor vinho, é o rejuvenescedor.

    ResponderExcluir
  12. Ja estou na terceira caixa e, o produto faz efeito, sim. Imecap hair e, nao imecap rejuvenescedor.

    ResponderExcluir
  13. Tenho um bebê de 4 meses e estou amamentando ,meu cabelo está caindo muito, posso tomar imecap hair?

    ResponderExcluir
  14. Estou terminado o segundo envelope e já estou sentindo o efeito do crescimento capilar. Pelo menos para mim está funcionando aos poucos pq dizem que o efeito real só depois de 2 meses.

    ResponderExcluir
  15. quanto tempo leva para se ver resultados? quantas caixas consumidas? ou depende de pessoa,pra pessoa? Supondo que se tenha alcançado o objetivo,imecap hair deve ser tomado pra o resto da vida,para manter o resultado?!

    ResponderExcluir
  16. Achei o produto interessante logo que ouvi falar dele...ja que meus cabelos estão caindo,quebrando muito...pensei que poderia me ajudar tomar essas vitaminas.Então resolvi tomar nem cheguei a terminar uma cartela (acho que tomei umas 10 cápsulas) Nossa,ai me deu uma "reação alérgica",uma coceira generalizada que tomou conta de todo o meu corpo....na embalagem do produto não tinha bula,com maiores informações do produto,então fiquei pensando: o que será que tem nessas cápsulas,pra ter acontecido tudo isso comigo?! Gostaria de continuar tomando,(afinal muitas pessoas tomaram e tiveram êxito),comprei muitas caixas, mas tenho medo de passar por tudo aquilo de novo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, efeito colateral, penso que vc deve procurar um dermatologista. Esse IMECAP Hair varia de pessoa para pessoa. Ele pode funcionar em pessoas do sexo masculino que não tem calvicie AAG. Do contrário não funciona mesmo. Ele é um repositor de vitaminas capilar que age de dentro pra fora.

      Excluir
    2. Estou pesquisando exatamente essa coceira na nuca e no corpo e o imecap hair não melhorou a queda de cabelo, além disso, inchou a minha barriga e me deu retenção de liquido. Nos primeiros dias, parecia que a queda estava melhorando, mas depois de um mês tomando percebi que a queda tá aumentado. Eu coçava a noite a nuca e o corpo e não entendia o que estava acontecendo. Agora, estou vendo que é efeito do imecap.

      Excluir
    3. Estou pesquisando exatamente essa coceira na nuca e no corpo e o imecap hair não melhorou a queda de cabelo, além disso, inchou a minha barriga e me deu retenção de liquido. Nos primeiros dias, parecia que a queda estava melhorando, mas depois de um mês tomando percebi que a queda tá aumentado. Eu coçava a noite a nuca e o corpo e não entendia o que estava acontecendo. Agora, estou vendo que é efeito do imecap.

      Excluir
  17. Afinal ele pode causar algum efeito colateral ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até agora não estou sentindo nenhum efeito colateral. Tá tudo bem até agora. Como eu dissem isso vai depender do seu organismo. Pode ser que sim e pode ser que não. Só experimentando para saber. Abs

      Excluir
  18. Como eu faço pra saber se tenho AAG?
    ?
    Nao tenho a minina ideia se tenho isso ou nao.

    Obrigaado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro passo e ver o histórico familiar mais próximo tipo pai ou um número relativo de pessoas na família que são "carecas!.
      O segundo passo é procurar um dermatologista. Boa sorte.

      Excluir
  19. Tenho bb de 5 meses mama bem pouco sera q ja posso tomar imecap hair por favor quero a resposta

    ResponderExcluir
  20. Ja vou tomando cinco.caixa de hemecap hair.e quero continuar tomando sera q vai ter algum ploblema comigo continuar tomando.tou tendo algums resutado lento mais tou.si tomar di mais quando eu para sera q vai vouu ficar dependete.quando eu para.n vai cair todinho.quais os ploblema q pode ter en tomar de mais tipo po um ano

    ResponderExcluir
  21. Quero a resposta kirk douglas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devagar com o excesso!!! - O ideal é vc tomar apenas uma caixa e depois passar pelo menos um mês. O motivo é o problema estomacal que podem ocorrer como gastrite sem contar com o fígado. Tenha paciência. Tome 1 caixa e deixe seu organismo descansar por 1 ou 2 meses e depois vc recomece o tratamento. Boa sorte!!!

      Excluir
  22. Meu nome e antonio.fis essa pegunta.dia 7 de maio de 2015.as 10:40.esse ai as 10:51. 07/maio 2015.mim respomda por favor oq tou perguntando por favor quero muinto saber

    ResponderExcluir
  23. Cara olha meu face antoniofilho.19@hotamil.com tem como vc min convida no face quero saber mais detalhes sobre esse processo .por aq e muinto dificiu si comunicar

    ResponderExcluir
  24. Tentei a acessar seu imail.mais n consegui.se vc tiver um geito mais faciu da gente si comunicar seria melhor.pramim mais bem enformado sobre esse hemecape heir

    ResponderExcluir
  25. Oii tenho gastrite, ao toma imecap hair pode me prejudicar ?

    ResponderExcluir
  26. Muito bom seu blog. Gostaria de saber se homens podem usar imecap har como diz nesse site
    http://imecaphair.net/imecap-hair-bula-e-informacoes-nutricionais/
    Obrigado

    ResponderExcluir
  27. Gente faz 15 dias q estou tomando.a queda de cabelo. Parou.so q ta me dando dor de cabeça e diarreia.nao sei o q fazer,parar ou continuar...me ajudem por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou com diarréia e não para

      Excluir
    2. Eu também estou com diarréia e não para

      Excluir
    3. Sandra eu fiquei uma semana mais o menos agora ja passou tudo ate a dor de cabeça.bjs

      Excluir
  28. Digite seu comentário...Esta surtindo efeitos desejaveis para mim, sinto muito mais forte meus cabelos. Eé tudo questao de paciencia mesmo. ja tomo a uns 2 meses e esta tudo normal mas ontem apos a ingestao fiquei com diarreia que ja dura quase 1 dia e meio.

    ResponderExcluir
  29. Alguém sabe informar qual a composição do excipiente do Imecap Hair?
    Como eles colocam que é contra indicado para quem é alérgico aos componentes da fórmula e não informam o excipiente?
    Um exemplo: o corante tartrazina é o responsável por grande número de anafilaxias.

    Como a ANVISA permite isso eu também não faço a menor idéia.

    Caso alguém saiba, poderia informar por favor?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  30. No caso o "excipiente" seria só a gelatina hidrolizada?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  31. Fiquei Sabendo que ele causa impotência sexual pois a vitamina b6 diminui o hormônio será q é verdade?

    ResponderExcluir
  32. Fiquei Sabendo que ele causa impotência sexual pois a vitamina b6 diminui o hormônio será q é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada de causar impotência, vc que já está broxando....

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  33. Fiquei Sabendo que ele causa impotência sexual pois a vitamina b6 diminui o hormônio será q é verdade?

    ResponderExcluir
  34. Mim deu uma darreaia terrivel e normal

    ResponderExcluir
  35. Mim deu uma darreaia terrivel e normal

    ResponderExcluir
  36. Tive muita diarréia será q passa e cólica forte. O q pode ser?

    ResponderExcluir
  37. Tenho gastrite posso tomar ???? Me respondam por favor

    ResponderExcluir
  38. Tenho gastrite posso tomar ???? Me respondam por favor

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Eu tomando faz quinze dias, me deu cólica, eu pensava que era cólica renal mais acho que é o efeito no imecap Hair, vou parar uma semana de tomar pra ver se é o remédio msm...

    ResponderExcluir
  41. Bom dia!!! Imecap Hair faz a diferença 👏, tenho obtido resultado ✅, porém como de costume digo Q tudo em excesso tem efeito contrário ou até msm nenhum 😖... Use o imecap Hair durante uns 3meses c/intervalo d 30dias e se for o caso volte a ingerir , pois o acúmulo de vitaminas tem efeitos colaterais tb. Obs: uma alimentação balanceada ajuda muito , nunca deixe o exterior te camuflar, pois sempre obtemos maior resultado com cuidados de dentro P/ fora👊. Muita paz , sucesso e saúde a tds🤗!

    ResponderExcluir
  42. MOROSIL

    R$ 120,00

    O Morosil® é um produto manipulado que faz sucesso entre pessoas que buscam melhor qualidade de vida e ganhos estéticos. Trata-se de um suplemento alimentar feito a partir do extrato seco do suco de laranjas Moro. Esse suplemento alimentar auxilia no emagrecimento e redução de medidas, sobretudo na região do abdômen, onde o produto atua com maior eficácia, diminuindo consideravelmente células de gordura, devido à promoção da redução do acúmulo de lipídeos no organismo. Além disso, o Morosil® pode ser utilizado para melhorar a qualidade da pele, por conta da concentração elevada de vitamina C e ácidos hidroxicinâmicos que possui, substâncias que têm ação antioxidante e previnem o envelhecimento precoce da tez.

    Clique abaixo para comprar em nossa loja virtual:
    http://www.anaterrashop.com/morosil.html

    ResponderExcluir
  43. COLÁGENO BIOATIVO

    R$ 65,00

    Melhora a hidratação e a elasticidade da pele, reduz as rugas e "pés de galinha", neutraliza o envelhecimento da pele. Possui excelente absorção e atua nas camadas mais profunda da pele, agindo de dentro para fora.

    Clique abaixo para comprar em nossa loja virtual:
    http://www.anaterrashop.com/colageno-bioativo.html

    ResponderExcluir
  44. Gente eu quero muito saber se fazer progresiva nao corta o resultado de imecap hair

    ResponderExcluir
  45. Gente eu quero muito saber se fazer progresiva nao corta o resultado de imecap hair

    ResponderExcluir
  46. Eu tenho problema nos rins e minha nefro pediu pra eu não tomar nenhum suplemento, porem comprei o imecap hair e só depois prrcebi que ele é um suplemento mineral e vitamínico, Será se devo parar de usar o medicamento?

    ResponderExcluir
  47. Pois ganhei uma cartela com 10 cápsula de uma amiga e ñ tenho o que dizer pois em apenas10 dias meu cabelo melhorou muito a queda. há e so pra constar minha cápsula é da cinza

    ResponderExcluir