Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

domingo, 17 de dezembro de 2017

Uso de isotônico Powerade Mountain Blast Zero

O uso de isotônico Powerade Mountain Blast Zero por pessoas com diabetes e hipertensão arterial é feito de forma correta?

O Powerade Mountain Blast Zero formulado com zero açúcar é uma boa forma de repositor eletrolítico para pessoas portadoras de diabetes e hipertensão arterial?

 Com a grande campanha que algumas indústrias de alimentos vem fazendo, criando novas fórmulas com a ideologia zero açúcar, passam a imagem de que o produto é saudável e liberado para uso de forma irrestrita, sem que haja a advertência para que o consumidor se atente a fórmula do produto. Poderia haver uma orientação já que de forma simples já deixa claro no próprio nome do produto que com a mudança da fórmula, há sim a diminuição do açúcar porém não indica o aumento do sódio. Esse consumo do sódio de forma elevada pode gerar aumento na pressão arterial e maiores problemas para um consumidor que já seja portador de hipertensão.

Powerade é um isotônico da Coca-Cola Brasil criado para auxiliar praticantes de atividades físicas de longa duração na manutenção do desempenho físico e mental. Através de uma fórmula rica em minerais e vitaminas do Complexo B, a bebida dá assistência na obtenção de energia, reposição de carboidratos aos músculos em atividade e estimula o equilíbrio de líquidos no organismo.


 Esses alimentos são direcionados para praticantes de atividades físicas, sendo uma categoria especialmente formulada para suprir as necessidades e as perdas de hidroeletrólitos relacionados aos exercícios físicos; ou seja, são utilizados para facilitar a reidratação após ou durante a prática de exercícios regulares.

Essas bebidas apresentam uma concentração de substâncias ou minerais semelhantes às encontradas nos fluidos orgânicos, logo, um isotônico deve possuir a mesma pressão osmótica que o sangue humano. Essa é a principal característica que permite que a bebida seja rapidamente absorvida após o consumo. Os seus eletrólitos principais são: sódio, cloreto, potássio, cálcio, magnésio e fósforo.

Segundo a RDC n° 18, de 27 de abril de 2010 da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Além disso, devem conter uma concentração de sódio entre 460 e 1150 mg/L, devendo ser utilizados sais inorgânicos para fins alimentícios como fonte de sódio. A osmolalidade do produto deve ser inferior a 330 mOsm/kg água e os carboidratos podem constituir em até 8% (m/v). O produto pode ser adicionados de vitaminas e minerais, conforme o Regulamento Técnico específico sobre adição de nutrientes essenciais. Pode ocorrer a adição potássio em até 700 mg/L, sendo proibida a adição de outros nutrientes e não nutrientes, inclusive de fibras alimentares.

Aluna: Beatriz Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário