Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Uso de Sustagen Kids pela população pediátrica



Uso de Sustagen Kids pela população pediátrica

Indagação: Sustagen Kids é um complemento alimentar?

Hipótese: Uso indiscriminado do produto pela população.

Descrição do produto: Sustagen Kids é uma formulação farinácea à base de farinha de cereais com adição de essência nos sabores de morango, chocolate, baunilha ou banana que, para tornar-se um alimento balanceado, é também adicionado vitaminas e minerais, contribuindo para uma alimentação completa.
Sustagen tem a seguinte informação nutricional:
Informação Nutricional para um copo de 200 ml de leite integral com 1 porção, cerca de 40 g, de Sustagen chocolate
Vitamina ou Mineral
% Valores Diários de referência
Vitamina B1
92 %
Vitamina B12
92 %
Vitamina C
89 %
Vitamina B2
85 %
Cobre
81 %
Iodo
80 %
Zinco
80 %
Vitamina B6
77 %
Vitamina B7 (Biotina)
77 %
Vitamina A
73 %
Manganês
70 %
Vitamina B9 (Ácido Fólico)
68 %
Fósforo
66 %
Vitamina B5
64 %
Cálcio
57 %
Ferro
52 %
Vitamina E
47 %
Vitamina K
45 %
Magnésio
38 %
Cromo
34 %
Proteínas
21 %
Vitamina D
20 %
Vitamina B8 (Colina)
13 %
Potássio
11 %
A percentagem de valores diários apresentada é com base em uma dieta diária de 2000 kcal ou 8400 kj.

Por cada porção de 40g, de Sustagen chocolate apresenta um valor energético de 154 calorias. Sustagen pode ser encontrado nos sabores de morango, chocolate, baunilha ou banana.
Legislação: Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), suplemento alimentar tem como foco complementar com vitaminas e minerais a dieta de uma pessoa saudável que não consome o suficiente de nutrientes em seu dia a dia e estes são importantes para manter suas condições físicas adequadas. Por exemplo, atletas fazem uso de suplementos alimentares porque precisam de mais vitaminas e minerais devido ao esporte. Complemento alimentar, por sua vez, é responsável por complementar a refeição quando a carência de um nutriente específico, por exemplo o consumo de farinha de trigo fonte de ferro por pacientes que têm deficiência a esse mineral.


Fundamentos bromatológicos:
As crianças se encontram em um grupo de risco de carência de nutrientes, uma das causas é a dificuldade da ingestão deste por uma alimentação balanceada. Com isso, as indústrias utilizam de estratégias de marketing para induzir a compra de determinados alimentos com o objetivo de suprir essa carência, mesmo que com isso acarrete em outros problemas de saúde, como diabetes e hipertensão, visto que tais alimentos são adicionados de grande quantidade de açúcar e sódio. Além disso, muitas crianças fazem uso do produto, as vezes, sem recomendação médica, o que pode acarretar ainda mais no desenvolvimento de problemas de saúde devido a ingestão indiscriminada.

Conclusão: O uso de produtos como o Sustagen Kids de forma indiscriminada pode levar os pacientes a desenvolverem problemas de saúde, como por exemplo o sobrepeso. Isso pode acontecer devido à grande carga de caloria advinda desse tipo de alimento. Por esse motivo, é importante que os responsáveis pela alimentação das crianças fiquem atentos a real necessidade da ingestão desse tipo de alimento, sempre com a recomendação médica.

Referências Bibliográficas:

Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. RDC Nº 132, DE 29 DE MAIO DE 2003.

Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. RDC Nº 269/2005.

Sustagem Kids. Disponível em: www.sustagenkids.com.br. Acesso em: 10 nov. 2017.


Por Bruna Pieroni e Kelly Oliveira

2 comentários:

  1. Acredito que a abordagem sobre a utilização de sustagen kids é bastante relevante, uma vez que este é um complemento alimentar muito utilizado como parte da dieta de crianças a partir dos 2 anos de idade. Porém, assim como foi informado no texto em seu parágrafo de conclusão, é de suma importâcia ressaltar que o uso indiscriminado pode levar ao desenvolvimento de patologias como o sobrepeso e diabetes devido ao alto teor de açúcares, corantes e conservantes contidos no sustagen kids. Dessa forma, é importante uma orientação médica e nutricional para a utilização de forma adequada deste tipo de complemento alimentar, de forma que ele não seja a única fonte de nutrientes fornecidas e que sejam encontradas assim outras formas de complementação da alimentação que incluam todos os grupos alimentares necessários para bom crescimento e desenvolvimento da criança, tais como: frutas, verduras, legumes, sucos naturais.

    ResponderExcluir

  2. O tema abordado é muito interessante, pois é muito comum vermos o uso indiscrimidado de Sustagem kids. O texto acima pontua muito bem a relação entre a real necessidade de um suplemento alimentar com a estratégia de marketing das indústrias com o foco no consumo indiscriminado.
    Conforme a legislação vigente, o Sustagem Kids é um suplemento alimentar, e só deve ser tomado quando indicado por médicos. O sustagem kids é de uso complementar a alimentação para que o indivíduo consuma a quantidade suficiente de nutrientes necessária.
    Este alimento possui açúcar em sua composição, contribuindo para o excesso de peso e formação de cáries.

    ResponderExcluir