Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Tema: ActiCol® Nestlê®

Indagação: Seria viável a ingestão desses produtos com fitoesteróis em quantidades suficientes para que haja real benefício metabólico?
Hipótese: esse produto é indicado para pacientes que querem perder peso ou reduzir as taxas de colesterol “ruim” (LDL) do sangue. O mecanismo proposto é que, pela sua semelhancia estrutural, ele 1) iniba a absorção de colesterol por se ligar no transportador de colesterol (NPC1L1) e 2) substituem o colesterol nas miscelas que são formadas na luz do intestino, deixando-o livre para ser elimanado pelas feses.1

Descrição do produto: O ActiCol é um produto lácteo em pócom alto teor de fitoesterois, chegando a 1,2 de fitoesterol livre a cada duas porções. Rico em cálcio e vitaminas C e E. Indicado para auxiliar na redução da absorção de colesterol.

Legislação: o produto citado se enquadra na Resolução n. 19, de 30 de abril de 1999 da Anvisa, por ser um alimento com alegação de propriedades funcionais e de saúde. Eles recomendam que a ingestão diária de fitoesteróis seja de 1-3g e que as porções desses produtam contenham no mínimo 1g. Alegam também que quantidades de fitoesterois acima de 3 gramas ao dia, não oferecem nenhum benefício adicional.2

Fundamentos Bromatológicos:
Como podemos observar na tabela nutricional, duas colheres de sopa (25g) desse produto formam a porção recomendada pelo fabricante, resultando em 200mL de leite. O fabricante diz também que duas porções (50g do pó – 400mL de leite) contém cerca de 1,2 gramas de fitoesteróis. Para atingirmos uma concentração maior de fitoesteróis, para tentar potencializar os efeitos à saúde, a ingestão seria de pelo menos 800mL de leite por dia. Logo a quantidade de leite que tem que ser ingerida para esse efeito "máximo" é aceitável para uma pessoa que quer muito se beneficiar com as propriedades do ActiCol. Contudo, será que apresenta um bom custo/benefício?  Nota-se que o produto se torna ainda menos acessível financeiramente com essa ingesta diária, já que uma lata do ActiCol duraria apenas três dias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário