Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Suplemento Ômega -3, Ômega - 6 e ômega - 9 (FDC triple Oil)

Descrição do Produto
            O triple Oil (90 cápsulas) é uma combinação de óleo de peixe, óleo de linhaça e óleo de                      borragem, ricos em ômega-3,6 e 9, respectivamente.




         As maiores fontes de ômega 3 são os peixes de águas frias e profundas, oleaginosas e óleo de               linhaça, ovos enriquecidos e leite fortificado. Contudo, isso não significa que comer peixe                   diariamente é a solução para todos os problemas, pois qualquer excesso acarreta prejuízos para           a saúde. Por ter um alto poder de oxidação o consumo de ômega 3 deve ser associado à                        ingestão  de vitaminas antioxidantes.1


 Um dos problemas de se trabalhar com o ômega 3 é sua instabilidade, pois se ocorrer a oxidação o produto alimentício pode apresentar odor e sabor de peixe. Atualmente uma forma de contornar esse problema pela técnica de microencapsulação, onde o ômega 3 é acondicionada na forma de pó, a oxidação é prevenida, aumentando a vida útil do produto. Esse não é o caso do produto descrito, que se apresenta em cápsulas gelatinosas com o óleo líquido dentro.
     Os ácidos graxos ômega 3 são essenciais para o funcionamento de dois órgãos importantíssimos: coração e cérebro. Seus principais benefícios são: diminuição das taxas de triglicerídeos e colesterol, redução da pressão arterial e a alteração de estruturas de membrana das células sanguíneas, tornando o sangue mais fluido. Além disso, os ácidos graxos EPA (ácido eicosapentaenoico) e o DHA ( ácido docosahexaenóico) reduz risco de depressão pós parto e mudança de humor, além de melhorar a saúde durante e após a gravidez, reduz sintomas de dislexia, ADHD (desordem de atenção e hiperatividade deficitária) e outros sintomas de aprendizagem, comportamento e coordenação desordenada em crianças.
     No grupo de ácidos graxos pollinsaturados se encontram os ômega-6 especialmente em azeites vegetais (girassol, milho, soja) e em alimentos que os contenham, como conservas em azeite, entre outros, óleos de semente, bem como em cereais, óleos de borragem, óleos de semente de cassis e óleo de canola. Proveniente da dieta como ácido linoleico.
   O Ácido Gama Linoleico (GLA) na dieta ocidental é encontrado em baixas quantidades. As fontes mais concentradas não vêm de alimentos tradicionais, mas de óleos de sementes e microorganismos. No organismo, o GLA é convertido em uma substância chamada prostaglandina E1 (PGE1) que tem propriedades anti-inflamatórias, além de agir como um dilatador de vasos.
    Oléo de prímula, alimento que contêm GLA, pode melhorar coceira de pele, vermelhidão e secura associada com hemodiálise. A quantidade exata ideal de óleo de prímula por dia ainda é desconhecida. Pesquisadores normalmente usam entre 3g a 6g de óleo de prímula por dia, o que fornece aproximadamente 270 mg a 540 mg de GLA.
     Ácidos graxos ômega 9: são os ácidos graxos monoinsaturados nos quais a primeira dupla ligação se encontra no nono carbono a partir do grupo metil (CH3) do ácido graxo. Exemplo de  ácidos graxos ômega 9 é o ácido oleico.



Fundamentos Bromatológicos

 O produto Triple Oil da marca FDC é um suplemento alimentar de ômega 3, ômega 6 e ômega 9.  Porém, apenas os dois últimos são considerados essências para o organismo.



Composição:

ômega-3 (Ácido Eicosapentanóico - EPA).................... 226 mg
ômega-3 (Ácido Docosahexanóico - DHA).................... 148 mg
ômega-3 (Ácido Alfa – Linolênico - ALA).................... 412 mg
ômega-6 (Ácido Gama Linolênico) ................................ 152 mg
ômega-6 (Ácido Linolênico) ................................... 424 mg
ômega-9 (Ácido Oléico)........................................ 256 mg
Vitamina E ........................................... 6 mg


   A recomendação de ômega-3 segundo o National Institute of Health (1999) para uma dieta de 2000 Kcal deve ser de 2,22g de alfa-linolênico  por dia, dos quais 0,65g devem ser EPA e DHA.

Análise da Legislação referente ao produto

   Segundo a RDC nº 54/2012, houve a permissão do uso de alegações de fontes e de alto teor de ácidos graxos ômega 3.Apesar de reconhecer a relevância para a saúde do consumo de quantidades adequadas de ácidos graxos essenciais, a Gerência Geral de Alimentos (GGALI) entende que a mudança no cenário de utilização de ingredientes fontes de EPA e DHA requer o aperfeiçoamento das avaliações de risco conduzidas até o momento, para garantir que a adição desses ingredientes foi realizada de uma forma segura.
    O valor mínimo exigido pela RDC nº 54/2012 de EPA e DHA é de 40 mg (alimento fonte) por porção do alimento, dependendo da categoria do alimento.. E o valor máximo de conteúdo de EPA e DHA é de 80 mg por porção de alimento (alimento com alto conteúdo). Segundo essa RDC, para ser comercializado deve ser feito com alegação de propriedade funcional para esses nutrientes2, para esclarecer se o alimento é considerado fonte ou de alto conteúdo.  O valor mínimo para o ácido alfa-linolênico (ALA) é de 300 mg (alimento fonte) e de 600mg (alto conteúdo).  O valor mínimo de ácido Linolênico é de 1,5g por 100g e de 3g por 100g (em alimento com alto conteúdo). O valor mínimo de ácido oleico é de 2g (fonte) por 100g de alimento e mínimo de 4g por 100g para alimentos com alto conteúdo.

Discussão
   A porção do suplemento FDC Triple Oil é de 3,4g a quantidade de ALA, EPA e DHA que são ômega 3, estão dentro do limite mínimo. Com relação ao ômega 6 (ácido linolênico) e ômega 9 (ácido oleico) não chega ao mínimo exigido para ser considerado um alimento fonte ou de alto conteúdo. 

Conclusão
A conclusão é que tanto não existe risco, com relação as quantidades de nutrientes permitido pela ANVISA no Brasil, quanto não supre as necessidades mínimas da quantidade necessária.

Bibliografia:
1 - Ômega 3, 6 e 9. Entenda as diferenças e seus benefícios à saúde
2 – ANVISA, Informe técnico nº 63, de 3 de outubro de 2014. Esclarecimentos sobre adição de ingredientes fontes de EPA e DHA em alimentos e bebidas.
3 – ANVISA, Portal da ANVISA. http://portal.anvisa.gov.br/alimentos/alegacoes Acessado em 02 de dezembro de 2017
4 – ANVISA, RDC nº 54/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário