Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sábado, 16 de dezembro de 2017

Simbioflora® 6g: Qual o risco do uso sem orientação profissional?

TEMA: Uso indiscriminado de Simbióticos pela população brasileira.

INDAGAÇÃO: Qual o risco do uso sem orientação profissional?

HIPÓTESE: A venda do produto em gôndolas da drogaria, juntamente com os produtos Over the Counter (OTC).

DESCRIÇÃO DO PRODUTO: Simbioflora® é composto por uma formulação de fruto-oligossacarídeo (prebiótico), Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus rhamnosus, Lactobacillus paracasei e Bifidobacterium lactis (probióticos). Caixa com 15 sachês de 6g.

FUNDAMENTOS BROMATOLÓGICOS: Flora intestinal é o nome dado à população de microorganismos que habitam o intestino. Essa flora intestinal é formada desde o nascimento do indivíduo e o acompanha pelo resto da vida. Esses microorganismos participam ativamente da manutenção da saúde, ajudando em algumas funções do organismo, como digestão e absorção de nutrientes, proteção contra patógenos, produção de vitaminas, e estimulação do sistema imunológico. Estima-se que 70% das bactérias que o organismo humano possui, estejam no intestino grosso. Uma flora intestinal saudável é composta por microorganismos benéficos e potencialmente nocivas, que vivem em equilíbrio no intestino.
No entanto, algumas situações da vida moderna interferem nesse equilíbrio, como alimentação desbalanceada, sedentarismo, uso de antibióticos e protetores gástricos, tabagismo, constipações e diarréias, favorecendo a proliferação dos microorganismos patogênicos, promovendo um desequilíbrio da flora intestinal. Esse desequilíbrio tem sido associado à diversas alterações funcionais do organismo, como intolerâncias alimentares, alterações de glicemia, obesidade, câncer e doenças odontológicas.

LEGISLAÇÃO: Os probióticos são os microrganismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal produzindo efeitos benéficos à saúde do indivíduo. Enquanto que prebióticos são fibras alimentares que são consumidas no intestino pelos probióticos favorecendo assim o seu crescimento e desenvolvimento no intestino. A definição de probiótico consta na RDC 2/02, mas não temos uma definição na legislação para prebióticos.
No rótulo do produto consta a informação de recomendação posológica de 1 a 2x/dia ou conforme orientação de médico ou nutricionista. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. Consumir somente a quantidade indicada na embalagem. Gestantes, nutrizes e crianças somente devem consumir este produto sob orientação de nutricionista ou médico. O CONSUMO DESTE PRODUTO DEVE SER ACOMPANHADO DA INGESTÃO DE LÍQUIDOS. NÃO CONTÉM GLÚTEN. Reg. MS. 6.7239.0004.

CONCLUSÃO: De maneira geral, a melhor forma de evitar esse desequilíbrio da flora intestinal e todas as situações clínicas associadas a esse desequilíbrio é manter hábitos de vida saudável e consumir, de forma regular, produtos simbióticos para estimular o crescimento e manutenção da flora intestinal, promovendo o equilíbrio, a regularização do trânsito intestinal e a melhora da resposta imunológica. Não são evidenciados nenhum relato ou estudo de caso com problemas ao uso não recomendado de simbióticos na literatura, portanto o uso indiscriminado por pacientes e seu comércio como OTC, é previsto e regulamentado pela ANVISA.

3 comentários:

  1. Simbióticos são formados pela associação de um ou mais probióticos que são microrganismos vivos que, em doses adequadas, trazem benefícios à saúde do hospedeiro ao atuar sobre a microbiota intestinal. Também são formados por um ou mais prebióticos (componentes alimentares não digeríveis). Essa combinação contribui para o equilíbrio e bom funcionamento do intestino pois estimula seletivamente a proliferação e/ou atividade microbiana no local, permite a colonização da microbiota intestinal por microrganismos benéficos, diminuindo as bactérias patogênicas e os riscos de infecções, além de estimular o sistema imunológico facilitando a defesa do organismo. Algumas pessoas podem apresentar efeitos colaterais devido à morte dos patógenos no ambiente intestinal, que liberam produtos celulares tóxicos. Nesses casos, o uso dos probióticos persiste para que haja melhora dos sintomas. Há aumento discreto na produção de gases, desconforto abdominal e até mesmo diarréia. Portanto, é importante fazer uso dos simbióticos sob orientação médica, na posologia adequada, a fim de prevenir tais condições adversas.

    Aluna: Beatriz Hecht Ortiz

    DRE 114160384

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tomando probióticos e estou tendo diarreia desde comecei a tomar para o tratamento da Gastroenterite, isso pode ser essa “morte dos patógenos no intestino” o que seria isso?

      Excluir