Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Sene 500 mg em cápsulas: a ingestão em excesso pode trazer riscos à saúde?

AUTORAS: RAIHANE VIANNA E YULLI MORAES



Descrição: 

Na atualidade um dos principais objetivos da população mundial é atingir um padrão de beleza estipulado pela mídia, com esse intuito a busca pelo emagrecimento a qualquer custo é extremamente frequente. Essas pessoas em vez de pensarem em melhorar seus hábitos alimentares e praticar exercícios regularmente, recorrem aos métodos mais fáceis e rápidos, como dietas mirabolantes e duvidosas e produtos que apesar de parecerem cumprir o papel de emagrecedor, na verdade acarretam em maiores problemas de saúde. Um desses produtos é o Sene 500mg, um produto tradicionalmente utilizado como um laxante natural para combater a prisão de ventre. Porém, apesar da finalidade medicamentosa, é mais usado por quem quer emagrecer, já que por ter efeito laxativo, reduz o inchaço na região abdominal, proporcionando um aspecto estético de uma silhueta mais magra.


Fundamentos Bromatológicos:

 O componente do Sene 500mg é o sene (Cassia angustifolia), uma planta rica em antraquinonas e pertencente à família Fabaceae, nativa da Ásia tropical, e com uso aprovado pela OMS (Organização Mundial de Saúde). O Sene em cápsulas de 500mg age diretamente no estômago, intestino e demais órgãos do sistema digestivo. Possui propriedades laxativas, antiácidas, depurativas e vermífugas, sendo eficaz no tratamento da constipação (prisão de ventre) aguda e temporária. O indicado pelo fabricante é ingerir 2 cápsulas por dia antes das principais refeições. A ação laxativa do sene se deve por dois fatores: influência na absorção e secreção de fluidos e eletrólitos pelo cólon, e estímulo das contrações peristálticas e inibição das contrações locais, o que resulta em uma aceleração do trânsito do cólon.

Legislação:

De acordo com a INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 02 DE 13 DE MAIO DE 2014 da ANVISA, o sene pode ser vendido sem prescrição por ser um fitoterápico, e sua ingestão recomendada diária deve estar entre 10 a 30mg de derivados hidroxiantracênicos, expressos em senosídeo B.

Discussão e conclusão: 

O excesso e uso intermitente das cápsulas de Sene 500mg causa a desidratação, levando ao desequilíbrio eletrolítico (perda de sódio e potássio) e assim podendo prejudicar o funcionamento dos rins e do coração. Além disso, também faz com que a microbiota intestinal seja constantemente eliminada, podendo aumentar os riscos de infecções intestinais. Pelo constante ato de evacuação, fissuras anais serão formadas, podendo agravar para hemorróida. Como o sene afeta o trânsito intestinal vai ocorrer interações na absorção de determinados medicamentos. O uso concomitante de estrógenos e sene pode causar a diminuição da absorção do primeiro. Dessa forma mulheres que fazem uso de contraceptivos orais devem ter cuidado. O uso concomitante de sene com medicamentos como os diuréticos tiazidas pode exacerbar o desequilíbrio eletrolítico gerando disfunções cardíacas e neuromusculares. Portanto, o seu uso de forma indiscriminada pode causar consequências graves para o paciente leigo. Teoricamente, a utilização de laxantes não deve ultrapassar o período de 1 semana. Para tratamento de constipação crônica ou habitual, recomenda-se recorrer a laxantes mecânicos e realizar modificações na dieta e nos hábitos, ou seja, o sene não é indicado nesses casos. Para uso deste medicamento por mais de 2 semanas requer supervisão médica. Infelizmente é difícil o controle das vendas estritamente para tratamento da constipação, já que é um medicamento que não precisa de prescrição para ser vendido e é de um custo barato (entre R$13,00 e R$30,00). Os melhores métodos para o emagrecimento continuam sendo a dieta balanceada e a prática de exercícios regularmente. Em casos de maior dificuldade para emagrecer, um médico ou nutricionista deve ser consultado para prescrição de outros métodos ou procedimentos seguros para a saúde.

Bibliografia:

HEBER, David. Physicians Desk Reference for Herbal Medicines. 3°ed. Los Angeles: Thomson, 2004.
World Health Organization. Monographs on Selected Medicinal Plants: Geneva, 1999. ANVISA. Sene Alexandrina, guia para profissionais da saúde. Disponível em <http://portal.anvisa.gov.br/documents/33836/349597/Senna%2Balexandrina%2BProfissional%2Bde%2BSa%C3%BAde.docx/620edce0-b87e-4dd2-bf99-2121a736ab77> Ultimo acesso em: 29/11/2017
ANVISA. INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 02 DE 13 DE MAIO DE 2014. Disponível em <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2014/int0002_13_05_2014.pdf> Ultimo acesso em: 27/11/2017
Biosom. Desidratação. Disponível em <https://biosom.com.br/blog/saude/desidratacao/> Ultimo acesso em: 29/11/2017
Tua Saúde. Sene. Disponível em <https://www.tuasaude.com/sene/> Ultimo acesso em: 29/11/2017
Tua Saúde. Perigo dos laxantes. Disponível em <https://www.tuasaude.com/perigo-dos-laxantes/> Ultimo acesso em: 27/11/2017

4 comentários:

  1. De maneira clara e objetiva, foi abordado pelas autoras efeitos adversos da utilização desse medicamento fitoterápico assim como interações medicamentosas quando administrados concomitantemente com diuréticos tiazidas e contraceptivos orais. Vale ressaltar também que de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, este produto é contraindicado para uso por lactantes e em casos de pacientes idosos pode produzir hipotensão ortostática. Um fator igualmente importante refere-se ao fato de que por esse medicamento possuir antraquinonas em sua composição, a coloração da urina poderá ser alterada para marrom avermelhado, influenciando em testes diagnósticos e podendo levar a resultados falso negativos.


    Nome: Ana Elisa C. Sobral
    DRE: 114050694

    ResponderExcluir
  2. Atualmente, há o apelo para a venda de medicamentos com ação laxativa para a perda de peso. Entretanto, como fora demonstrado pelas alunas nesse estudo bromatológico, o uso indiscriminado desses medicamentos pode acarretar diversos malefícios a saúde dos pacientes. Além disso, estudos mais recentes revelaram que o consumo de laxantes à base de sene pode provocar toxicidade (Segura & Rodriguez, 2007), especialmente seu uso por infusão da planta ao invés de comprimidos doseados (Raposo & Velho, 2009). Dessa forma, é inconcebível que, no caso, para o Sene, não exista maior controle de venda através da prescrição, até mesmo de sua droga vegetal, o que diminuiria a incidência de casos graves pelo uso desse fitoterápico.

    ResponderExcluir
  3. Hoje em dia há uma grande escassez de medicamentos seguros com a finalidade de perda de peso. Sendo assim, muitas drogas, como Anfetamina e Sibutramina, usadas para tratamento de distúrbios de comportamento que causam emagrecimento foram comercializadas para esse fim mas retiradas do mercado pelos diversos efeitos adversos a longo prazo.
    Os laxantes considerados naturais (laxantes fitoterápicos) imprimem uma falsa visão de que são menos nocivos e que seu uso indiscriminado não causará nenhum dano ao organismo. Sendo assim, muitas pessoas têm utilizado desses laxantes com o intuito de perder peso. A maioria desses laxantes fitoterápicos possuem como componente principal o Sene (Cassia angustifolia) cujo mecanismo de ação se baseia em uma irritação das terminações nervosas que estimula o funcionamento do intestino. Contudo tal irritação pode levar à alterações na rotina intestinal, causando dependência.

    ResponderExcluir