Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Qual a função do BCAA Pumpmax 3500 na recuperação muscular pós treino?

Fernanda Alves de Moraes e Letícia Ferreira de Aquino


Os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) são os componentes mais relevantes das duas proteínas importantes na contração muscular: actina e miosina. Quando praticamos exercícios vigorosos ou corremos por um longo tempo, o organismo começa a decompor as proteínas e consumir os BCAA.  A suplementação com os BCAA aumenta a disponibilidade destes aminoácidos, poupando o tecido muscular da degradação catabólica devido a intensidade do esforço físico, diminuindo a perda do tecido muscular. 


Descrição do produto: 
BCAA Pumpmax 3500 – 120 Cápsulas – Midway é um suplemento alimentar que auxilia no desempenho de melhores performances, retardando a fadiga e agilizando a recuperação muscular. Além disso, os BCAAs possuem em sua fórmula três aminoácidos essenciais, a leucina, a isoleucina e a valina, que são fontes proteicas de origem animal. 

Fundamentos bromatológicos:      
Tabela nutricional retirada do produto BCAA Pumpmax 3500 da marca Midway.
O BCAA Pumpmax 3500 é um suplemento alimentar com 0,65g de proteínas por cápsula, dos quais 171,66 mg são de L-Isoleucina, 240 mg de L-Leucina e 171,66 mg de L-Valina. Uma porção porção desse suplemento, contudo, é constituída pelo consumo de 6 cápsulas, resultando no consumo de 1030 mg de L-Isoleucina, 1440 mg de L-Leucina e 1030mg de L-Valina. Cada porção contém 5% dos valores diários recomendados de proteínas.
Os BCAAs são os principais aminoácidos componentes dos músculos. A suplementação com BCAAs evita que o corpo use os aminoácidos do músculo como forma de energia durante o exercício intenso. Eles agem como transportadores de nitrogênio, que auxiliam os músculos a sintetizarem outros aminoácidos necessários para promover o crescimento muscular. Os BCAA também têm a função de impedir a produção do ácido láctico, principal substância causadora de fadiga muscular.

Legislação
De acordo com a portaria  n⁰ 222/1998, que trata dos alimentos para praticantes de atividade física, item 4.3.5, nesses produtos os aminoácidos de cadeia ramificada (valina, leucina e isoleucina), isolados ou combinados, devem constituir no mínimo 70% dos nutrientes energéticos da formulação, fornecendo na ingestão diária recomendada até 100% das necessidades diárias de cada aminoácido. Ainda na mesma portaria, no anexo B, são designadas as quantidades diárias necessárias para esses aminoácidos, como segue abaixo:
ACR
Necessidade (mg/kg/dia)
Isoleucina
10
Leucina
14
Valina
10

A RDC nº 18, de 27 de abril de 2010, relativa aos alimentos para atletas, por outro lado, estipula, no capítulo III, art. 8º, que suplementos proteicos devem conter, no mínimo, 10g de proteína por porção e que podem ser adicionados de vitaminas e minerais, mas não de fibras e nutrientes. Suplementos proteicos, de acordo com a mesma RDC, são produtos destinados a complementar as necessidades proteicas.

Discussão
Analisando a composição nutricional deste produto, podemos concluir, de acordo com a RDC 18/2010, que não se trata de suplemento proteico para atletas, uma vez que cada porção contém apenas 3,9g de proteínas, não atendendo a quantidade mínima de 10g por porção. Deste modo, devem ser considerados apenas um suplemento de aminoácidos de cadeia ramificada.
Por mais que este suplemento contenha apenas 5% do valor diário recomendado de proteínas, ao realizar os cálculos, em consonância com as recomendações diárias contidas na portaria nº 222/1998, observa-se que cada porção de BCAA Pumpmax, contém 100% das quantidades, dos aminoácidos específicos, necessárias para um indivíduo com 103 kg.
Considerando que a média de peso da população não corresponde a esse valor (nem entre os praticantes de atividades físicas) é fundamental que essa informação seja veiculada no rótulo, já que para qualquer pessoa abaixo desse peso a ingestão desses aminoácidos estará sendo realizada em quantidades acima das recomendadas.
Os BCAA, isoleucina, valina e leucina devem ser consumidos na dieta por não serem sintetizados pelo organismo. Inúmeros estudos já demonstraram os efeitos benéficos da suplementação de BCAA na recuperação pós-exercício de força. Durante o exercício físico, o tecido muscular capta diversos aminoácidos, principalemente os BCAAs e caso o exercício seja prolongado a liberação desses aminooácidos de cadeia ramificada pelo fígado é aumentada. Além disso, estudos mostram que durante o exercício os BCAAs são preferencialmente oxidados pelo músculo esquelético.
A suplementação com BCAA Pumpmax 3500 é justificada, então, para indivíduos que praticam atividade de alto impacto, a fim de poupar seus próprios aminoácidos de cadeia ramificada, evitando a degradação muscular e auxiliando no ganho de massa muscular.
Não obstante, a suplementação deve ser feita sob a orientação de um Nutricionista Esportiva, uma vez que somente este profissional detem conhecimento sobre certas peculiaridades de cada produto e é capaz de correlaciona-las as necessidades de cada indivíduo.

Referências
Rogero M. M., Tirapegui J. Aspectos atuais sobre aminoácidos de cadeia ramificada e exercício físico. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, vol. 44, n. 4, out./dez., 2008.
Carvalho, I. S. BCAA (Aminoácidos de Cadeia Ramificada). Fitness & Performance Journal, Rio de Janeiro, v. 4, n. 5, p. 253, Setembro/Outubro 2005.

4 comentários:

  1. De acordo com o site Treino Mestre, os BCAAs estimulam e elevam a produção de insulina, o que propicia uma ótima absorção dos aminoácidos e outros nutrientes, dessa forma, servindo de matéria-prima na contração dos músculos e permitindo uma maior entrada de glicose nas células, dando mais energia, o que é muito vantajoso para os praticantes de atividades físicas. Outra informação importante fornecida pelo site Mundo Boa Forma e que vale a pena ser mencionada é que o suplemento deve ser evitado por pessoas com histórico de doenças renais e que a metabolização desses aminoácidos pode causar desidratação, sendo importante beber muita água durante o consumo do suplemento. O site Treino Mestre mencionado anteriormente afirma que o ideal é consumir de 4 a 8 gramas de BCAA antes do treino e 4 a 8 gramas depois do treino, mas não leva em consideração o peso dos consumidores, uma informação importantíssima que deveria ser mencionada como o trabalho acima afirma. Acredito que hoje em dia muitas pessoas façam uso desse suplemento sem antes consultarem um nutricionista, principalmente por vivermos em um país e em uma época em que se valoriza muito o corpo e a beleza em um quadro geral, mas isso é algo prejudicial para elas já que precisam saber se realmente têm a necessidade de tomar o suplemento e qual a quantidade correta a ser tomada levando em conta a individualidade de cada paciente.

    ResponderExcluir
  2. Isabela Bezerra de Lima31 de agosto de 2020 às 13:25

    De acordo com o Perguntas-Respostas elaborado pela ANVISA em 2020, foi questionado se os suplementos a base de aminoácidos de cadeia ramificada podem ser denominados de BCAA. Eles responderam que, pelo fato que a sigla BCAA é a abreviação de "Branch Chain Amino Acids", da língua inglesa "aminoácidos de cadeia ramificada", entende-se que não há impedimento para sua utilização na rotulagem destes produtos, em complementação a declaração desta terminologia em português. Eles mencionaram ainda que os suplementos que contenham aminoácidos de cadeia ramificada em sua composição (valina, leucina e isoleucina) deverão ser, no mínimo, denominados de "Suplemento Alimentar" acrescido da sua forma farmacêutica, conforme artigo 12º da RDC nº 243/2018.Adicionalmente os mesmos podem ser chamados de:
    I - "Suplemento Alimentar de valina, leucina e isoleucina" acrescido
    da sua forma farmacêutica;
    II - "Suplemento Alimentar de aminoácidos de cadeia ramificada"
    acrescido da sua forma farmacêutica; ou
    III - “Suplemento Alimentar de aminoácidos” acrescido da sua forma
    farmacêutica.

    Fonte: http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/2810640/Suplementos+Alimentares/a6fd2839-6d80-496a-becb-8b2122eff409

    ResponderExcluir
  3. Cada porção de BCAA Pumpmax, pelo que podemos ver pela tabela nutricional, corresponde a valores recomendados para um indivíduo de 103kg e, como isso , não corresponde nem próximo à média de peso da população brasileira (que, segundo a revista científica BMC Public Health, é de 63 kg para mulheres e 73 kg para homens). Assim, os consumidores deste produto deveriam ser avisados pelo rótulo que estão consumindo cerca de 40% a mais do que o recomendado para a média da população, o que pode acarretar em riscos maiores de ter algum efeito não desejável, como desidratação, sobrecarga renal, entre outros. Além disso, isso faz com que o produto não esteja de acordo com a legislação vigente

    ResponderExcluir
  4. O aumento da quantidade de BCAA no organismo estimula a produção de insulina, um hormônio potencialmente anabólico que, quando em alta concentração, propicia uma absorção mais eficaz de aminoácidos e outros nutrientes. Sendo assim, pode-se considerar que o BCAA atua na construção dos músculos e permite a entrada de glicose nas células, gerando mais energia para os treinos.
    FONTE:
    https://www.gsuplementos.com.br/conteudo/bcaa-beneficios

    ResponderExcluir