Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Psylliumax Cápsulas e Diabetes Mellitus do tipo 2


Psylliumax Cápsulas - Quais os efeitos no controle glicêmico de pacientes diabéticos tipo 2?



Descrição do produto: Psylliumax é um produto a base de psyllium, uma fibra extraída da casca da semente da planta Plantago ovatae. É ricamente composto por fibras solúveis, que proporcionam saciedade, auxiliam no emagrecimento, ajudam no controle do colesterol total e melhoram o desempenho do intestino. Seu principal mecanismo visa auxiliar na redução da absorção de gordura no organismo e seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.
Sugere-se a ingestão de 7 cápsulas ao dia, antes da principal refeição.

Fundamentos Bromatológicos  e Legislação:


O Psyllium é uma fibra solúvel, este tipo de fibra também pode ser encontrada em aveia, ervilhas, feijões, maçãs, frutas cítricas, cenouras e cevada. Se enquadra na Resolução n. 19, de 30 de abril de 1999 da Anvisa, por ser um alimento com alegação de propriedades funcionais e ou de saúde. De acordo, com a Anvisa, alegação de propriedade funcional é aquela relativa ao papel metabólico ou fisiológico que o nutriente ou não nutriente tem no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções normais do organismo humano e a alegação de propriedade de saúde é aquela que afirma, sugere ou implica a existência de relação entre o alimento ou ingrediente com doença ou condição relacionada à saúde. O psyllium só pode ser definido no rótulo como um adjuvante de emagrecimento desde que a porção diária pronta para consumo do produto seja de no mínimo 3g.

PSILLIUM OU PSYLLIUM
Alegação
“O psillium (fibra alimentar) auxilia na redução da absorção de gordura. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”.
Requisitos específicos
Esta alegação pode ser utilizada desde que a porção diária do produto pronto para consumo forneça no mínimo 3g de psillium.


Discussão e Conclusão: O uso deste tipo de fibra é indicado para pacientes que buscam a perda de peso, e além disso, devido a alguns de seus mecanismos pode ser utilizado no tratamento e controle da diabetes do tipo 2. O psyllium é um exemplo de fibra solúvel, que quando em água, forma um gel viscoso, que aprisiona os nutrientes, impedindo a ação das enzimas digestivas e sua absorção. Ele reduz o pico de glicose pós prandial e os níveis de hemoglobina glicada HbA1c, já que impede a absorção da glicose, e melhora a sensibilidade das células à ação da insulina. Além disso tem efeitos no colesterol, diminuindo tanto o colesterol total quanto o LDL. Logo, o Psyllium merece atenção como possível suplemento dietético para pacientes portadores de diabetes tipo 2, já que demonstra resultados positivos no controle glicêmico. 

Referências:

1. Abutair, AS et al. Soluble fibers from psyllium improve glycemic response and body weight among diabetes type 2 patients (randomized control trial). Nutrition Journal, 2016;15(1): 1-7.

2. Pastors J.G et al. Psyllium fiber reduces rise in postprandial glucose and insulin concentrations in patients with non-insulin-dependent diabetes. American Journal of Clinical Nutrition, 1991;53(6):1431-1435

Por Aline Cisneiros Figueiredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário