Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

O uso racional de suplementos energéticos por atletas



Descrição do produto: O produto Maltodextrin, da BodyAction, é comercializado como suplemento para atletas. Composto por carboidratos complexos, é importante para a reposição energética dos atletas. No entanto, seria o uso deste produto benéfico e qual seria o modo correto de utilização, sem que cause danos à saúde dos indivíduos? 

Fundamentos bromatológicos: 

Fonte: http://www.madrugaosuplementos.com.br/maltodextrina-1kg-body-action/ 

Este produto é composto basicamente por maltodextrina, um carboidrato complexo. Estes carboidratos são hidrolisados por enzimas do organismo para a produção de energia. Para que os atletas consigam a quantidade de energia necessária para o desempenho das atividades físicas, é necessário a disponibilidade de carboidratos no tecido muscular e tecido nervoso, o qual aceita como fonte de energia apenas glicose.
Este produto é altamente utilizado por apresentar baixo custo e ser acessível a população. 
Caso a relação entre a ingestão e o gasto apresentar um balaço energético negativo, isto é, a quantidade energética ingerida for menor que a gastada para realização do metabolismo corporal e atividades físicas, o atleta poderá sofrer alterações corporais, e, como consequência,  perderá massa muscular Devido à necessidade de um aporte maior pelos atletas é comum que haja a ingestão de suplementos, sejam estes consumidos antes, durante ou após a atividade física. No entanto, se o consumo de Maltodextrin for superior à quantidade necessária para os treino, o indivíduo sofre ganho de peso, o que pode desencadear grandes danos à saúde.  


Legislação: A Resolução de Diretoria Colegiada – RDC Nº 18, DE 27 DE ABRIL DE 2010 - dispõe sobre alimentos para atletas. O Maltodextrin foi formulado para  auxiliar os atletas a atender suas necessidades nutricionais específicas e auxiliar no desempenho dos exercícios. Conforme o artigo 4 desta legislação, atleta é definido como praticantes de exercício físico com especialização e desempenho máximos com o objetivo de participação em esporte com esforço muscular intenso; e  suplemento energético para atletas é definido como produto destinado a complementar as necessidades energéticas. O produto Maltodextrin está enquadrado na definição de suplementos energéticos para atletas. 
No artigo número 7 desta RDC estão descritos os requisitos mínimos que estes produtos devem conter:
l - o produto pronto para consumo deve conter, no mínimo, 75% do valorproveniente dos carboidratos; 
II - a quantidade de carboidratos deve ser de, no mínimo, 15 g na porção do produto pronto para consumo; 
III - este produto pode ser adicionado de vitaminas e minerais, conforme Regulamento Técnico específico sobre adição de nutrientes essenciais; 
IV - este produto pode conter lipídios, proteínas intactas e ou parcialmente hidrolisadas; 
V - este produto não pode ser adicionado de fibras alimentares e de não nutrientes. 

Discussão e Conclusão: O Maltodextrin é um produto comercializado de acordo com as exigências da legislação. Apresenta alto índice glicêmico.  Por isso deve ser consumido com consciência dos riscos de seu uso abusivo e de acordo com a quantidade necessária nos treinos. Se consumido em excesso, o indivíduo sofre ganho de peso,o que pode levar ao desenvolvimento da obesidade. Este produto deve ser consumido conforme as orientações de um nutricionista e em quantidades adequadas aos tipos de atividade física praticadas durante o pré ou pós-treino.

Referências:

Fontan J. N.; Amadio M. B. (2015).Use of carbohydrate before physical activity as ergogenic aid: a systematic review.  Rev Bras Med Esporte – Vol. 21: 153-157.

Por Camila P. Tavares e Débora Duarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário