Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sábado, 23 de dezembro de 2017

O extrato de Cranberry em cápsulas pode ser utilizado para prevenir infecções do trato urinário?





Tema:
O extrato de Cranberry em cápsulas pode ser utilizado para prevenir infecções do trato urinário? 

Hipótese:
Infecções do trato urinário são muito comuns, especialmente em mulheres jovens. A fruta conhecida como Cranberry, é frequentemente utilizada na forma extrato para a prevenção de infecções no trato urinário (TU). No entanto, especialistas ainda divergem sobre a eficácia e segurança dessa prática. Há evidências científicas da sua eficácia como proteção do TU contra infecções?

Descrição do Produto:
O Cranberry (Vaccinium macrocarpon) é uma espécie norte-americana que forma um arbusto com pequenas frutas vermelhas comestíveis. O extrato padronizado de Cranberry é frequentemente encontrado em sua forma seca, contido em capsulas gelatinosas com 400 a 500mg de extrato. 

A maioria das grandes marcas registra o produto final como suplemento alimentar. No entanto, também é possível encontrar o extrato registrado como medicamento fitoterápico. Ambos os casos são aceitáveis, pois o uso de Cranberry como suplemento alimentar por ser rico em vitamina C e antioxidantes naturais. 

O extrato seco analisado, da marca Orient Mix, se apresenta em cápsulas de 420mg. O rótulo recomenda a ingestão de 2 cápsulas, 1 a 2 vezes por dia, conforme a orientação do médico ou nutricionista prescritor.

Fundamentos Bromatológicos:
Não há consenso aparente sobre eficácia do Cranberry no tratamento de infecções do trato urinário (ITU). Há diversos estudos publicados, porém com resultados diferentes. O que se sabe, por certeza, é: não são todos os perfis de pacientes que podem se beneficiar do tratamento com extrato de Cranberry e, também, que o Cranberry não pode ser usado em substituição ao tratamento com antibióticos para infecções já existentes.

Uma revisão realizada em 2008 avaliou os resultados de 10 estudos. A revisão mostrou que, em comparação com placebo, foi observada uma redução da incidência de ITUs em mulheres jovens e adultas que antes sofriam de infecções recorrentes. Os mesmos resultados não foram observados em pacientes idosos (tanto homens quanto mulheres), e na prevenção de infecções em pacientes hospitalizados.

Há duas hipóteses para a ação do Cranberry no Trato Urinário. A primeira, mais amplamente divulgada, trata de sua capacidade de acidificação da urina, devido à grande concentração de Vitamina C presente no extrato, tornando o ambiente do TU mais hostil para bactérias. Recentemente, estudos mostraram que o Cranberry possui também grandes concentrações de substâncias, como o polímero proantocianidina e a frutose, que dificultam a adesão de bactérias como a E. coli na parede do TU. 

Não há, ainda, um consenso sobre a dosagem recomendada.

Os estudos frisam, no entanto, a necessidade de padronização do extrato para garantir seus padrões de qualidade e a potência.

Legislação:
O extrato de Cranberry pode ser comercializado como suplemento alimentar, podendo ser enquadrado na categoria "novos alimentos e novos ingredientes" de acordo com a resolução nº 16, DE 30 de abril de 1999, pois é um alimento sem tradição de consumo no país. 


A segunda opção é o registro como medicamento fitoterápico, de acordo com a RDC n° 26, DE 13 de maio de 2014 da ANVISA.


Discussão e Conclusão:
Nas cápsulas de Cranberry da Orient Mix não há nenhum tipo de informação que associe o consumo do produto à prevenção de ITUs ou qualquer tipo de indução ao consumo visando o bem estar. Há apenas a advertência de que o produto não deve ser consumido por pessoas que sofrem de "pedra nos rins" e pacientes em uso de Varfarina.

Apesar da Orient Mix se identificar no rótulo do produto como uma indústria de fitoterápicos, as capsulas de Cranberry foram registradas dentro da categoria "novos alimentos e novos ingredientes", o que a isenta da apresentação de bula. No entanto, a rotulagem não está de acordo com o preconizado pela legislação para essa categoria, pois não contém o nome científico do Cranberry (Vaccinium macrocarpon) e a finalidade do uso. O rótulo também não menciona se o extrato utilizado é padronizado. 

No caso de mulheres com ITUs recorrentes, que são o perfil de paciente onde há evidências da eficácia do Cranberry, o consumo do extrato do Cranberry em cápsulas parece ser uma boa opção de prevenção. No entanto, deve-se observar que ela nunca deve ser isolada dos cuidados básicos com a higiene, ou em substituição ao tratamento com antibióticos se confirmado o retorno da infecção. 

É recomendável, no entanto, a procura por marcas que registrem as cápsulas de Cranberry como medicamento fitoterápico, onde há maior garantia de controle dos processos de Boas Práticas de Fabricação, e por incluírem uma bula com informações de segurança sobre o uso.

Em outros perfis de pacientes, não há comprovação de eficácia, logo, o consumo não é recomendado.


Referências:
1. Raz et al. Cranberry Juice and Urinary Tract Infection. Clinical Infectious Diseases, Volume 38, Issue 10, 15 May 2004, Pages 1413–1419. Disponível em: https://academic.oup.com/cid/article/38/10/1413/345228
2. Jepson e Craig. Cranberruies for preventing urinary tract infections. Disponível em http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/14651858.CD001321.pub4/full
3. http://portal.anvisa.gov.br/documents/219201/3322895/Documento+de+base+sobre+regulamenta%C3%A7%C3%A3o+de+suplementos+alimentares/2e334a9e-a456-48ef-981e-ef54f3b9029a
4. http://portal.anvisa.gov.br/en/novosalimentos
5.http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/394219/RESOLUCAO_16_1999.pdf/66b77435-cde3-43ce-839f-f468f480e5e5

6. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2014/rdc0026_13_05_2014.pdf

6 comentários:

  1. Segundo o médico nutrólogo e clínico-geral pesquisador e doutor em ciências de alimentos pela UNICAMP, Edson Credidio, os índios norte-americanos já usavam a fruta Cranberry para prevenir e tratar doenças do trato urinário. Logo, eu acredito que as cápsulas que apresentam extratos de Cranberry combatem eficientemente infecções urinários, visto que já foi comprovado que o suco desta fruta apresenta uma substância que impede a adesão de bactérias nas paredes da bexiga, especialmente a Escherichia coli.

    Aluno: Mário Sérgio Lima Ferreira
    DRE: 113210110

    ResponderExcluir
  2. Segundo o médico nutrólogo e clínico-geral pesquisador e doutor em ciências de alimentos pela UNICAMP, Edson Credidio, os índios norte-americanos já usavam a fruta Cranberry para prevenir e tratar doenças do trato urinário. Logo, eu acredito que as cápsulas que apresentam extratos de Cranberry combatem eficientemente as infecções urinárias, visto que já foi comprovado que o suco desta fruta apresenta uma substância que impede a adesão de bactérias nas paredes da bexiga, especialmente a Escherichia coli. A substância ativa da fruta Cranberry é a proantocianidina (PAC). Essa substância, além de impedir a aderência das bactérias no epitélio(revestimento mucoso) do trato urinário, apresenta um efeito antioxidante, assemelhando-se aos flavonoides. Portanto, essas cápsulas são importantes para a otimização da terapia dos pacientes portadores dessas infecções urinárias, tendo efeito antienvelhecimento, diminuindo a probabilidade do paciente adquirir doenças cardiovasculares ou até mesmo o câncer.

    Aluno: Mário Sérgio Lima Ferreira
    DRE: 113210110

    ResponderExcluir
  3. O extrato seco de cranberry, além de auxiliar na profilaxia de infecções recorrentes do trato urinário, pode ser utilizado como antioxidante. Em ambos os casos, recomenda-se o uso do extrato seco padronizado em 25% de antocianidinas, que está disponível no mercado brasileiro. Dessa forma, é garantida a presença dos compostos bioativos do cranberry em quantidades adequadas à sua finalidade de saúde. Permanece a necessidade de se consultar um médico em casos de histórico de cálculo renal e de uso de anticoagulantes.
    O produto da marca Orient Mix está registrado na ANVISA como um Alimento na categoria "Novos alimentos e novos ingredientes". Por isso, ao contrário dos medicamentos fitoterápicos, não pode conter alegações de propriedades terapêuticas.
    O consumidor pode sempre contar com a orientação de profissionais da saúde para avaliar a relação custo-benefício dos diversos produtos de cranberry disponíveis no mercado, a fim de escolher o que mais se adequa às suas necessidades de forma segura e acessível.

    Fontes:
    SAAD, Glaucia de Azevedo et al. Fitoterapia contemporânea: tradição e ciência na prática clínica. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

    https://www.smerp.com.br/anvisa/?ac=prodDetail&anvisaId=666600051

    http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/suspensas-propagandas-sobre-propriedade-terapeutica-de-alimentos/219201?p_p_auth=d20eTsOs&inheritRedirect=false

    http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/395734/Guia+para+Comprova%C3%A7%C3%A3o+da+Seguran%C3%A7a+de+Alimentos+e+Ingredientes/f3429948-03db-4c02-ae9c-ee60a593ad9c

    Aluna: Ingrid de A. L. dos Santos

    ResponderExcluir
  4. Diversos estudos publicados tem comprovado a eficácia do cranberry em infecções, especialmente nas infecções do trato urinário. Estudos divulgados no American Journal of Clinical Nutrition e The Journal of Nutrition, confirmaram os benefícios significativos com o consumo diário de aproximadamente 480 ml da bebida. Quanto às contraindicações, recomenda-se que mulheres grávidas ou lactantes não façam uso da fruta ou de produtos que a contenham, considerando que ainda não existem estudos que certifiquem a segurança da fruta para esta população.
    No que tange a contraindicação para pacientes que utilizam varfarina, trata-se do fato de que o suco do cranberry pode conter quantidade significativa de ácido salicílico que pode deslocar a ligação da varfarina às proteínas plasmáticas levando ao prolongamento do tempo de protrombina e do tempo de sangramento, aumentando assim o risco de hemorragias. Em relação a contraindicação para "pedras renais", podemos observar que esta se justifica pelo fato de que a bebida obtida através da fruta contém grandes quantidades de oxalato, que quando em combinação com o cálcio, se transforma na conhecida "pedra no rim".
    Por fim, conclui-se que apesar de tratar-se de um produto natural, deve ser consumido com cautela e sempre com indicação e acompanhamento de um profissional de saúde que saberá indicar quantidade e periodicidade do uso.

    Aluna: Camila Reis Gama
    DRE: 113058796

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O Cranberry é uma planta nativa da América do Norte que apresenta em sua composição antocianidinas, flavonóides, proantocianidinas, taninos condensados e ácidos fenólicos, estes componentes podem impedir a adesão de certas bactérias, incluindo a Escherichia coli, associada às infecções do trato urinário. Um estudo clínico recente sugere que as proantocianidinas do Cranberry (taninos condensados) podem inibir a adesão da Escherichia coli às células epiteliais do trato urinário, impedindo, desta forma, a ocorrência da infecção. Novas pesquisas indicam que Cranberry pode agir em outra parte do corpo, além do trato urinário de encontro também a outras bactérias. A adesão dos diferentes tipos de bactérias que causam úlceras no estômago e doença periodontal (cáries), pode ser inibida na presença do Cranberry, e é provável ainda que outras bactérias susceptíveis também sejam. O consumo regular de Cranberry não só ajuda a manter a saúde, mas reduz o número de infecções, e sendo assim evita que sejam ingeridas altas doses de antibióticos, reduzindo ainda a probabilidade de aparecimento de bactérias resistentes, sendo este, um problema de saúde pública de proporção global.

    Aluna : Jéssica Leonardo dos Santos
    DRE : 114026912
    Fonte : http://www.lemnisfarmacia.com.br/cranberry-no-tratamento-e-prevencao-das-infeccoes-do-trato-urinario/

    ResponderExcluir