Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Cevada torrada e moída SUPERBOM - 500G

AUTORES: RAFAEL DEIRÓ E RICARDO ADAME


Tema

Cevada torrada e moída SUPERBOM - 500G





Indagação

Porque dizem que a cerveja faz mal a saúde se o café de cevada, que é a cevada torrada e moída e presente na cerveja, faz bem para a saúde?

Hipótese

O problema na cerveja é não beber com moderação. Assim como outro alimento qualquer, tudo depende da dose que irá consumir. 
O malefício da cerveja, em excesso, seria as altas taxas calóricas e a presença de álcool que pode causar efeitos indesejáveis já conhecidos da substância, e nada tem a ver com a cevada, que é um cereal altamente benéfico, que tem propriedades nutritivas, pois é rico em fibra alimentar e também minerais e vitaminas, como manganês, selênio, cromo, cobre, magnésio, vitamina B1, B2 e B3.


Descrição do Produto

Cevada torrada e moída SUPERBOM - 500G. Uma alternativa muito recomendada e bastante saudável é a substituição do café pela cevada, que é um dos cereais mais produzidos no mundo, com diversas aplicações e uma longa carga de propriedades nutricionais. Rica em carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B e mineral selênio e magnésio (utilizado na formação dos ossos e na liberação de energia dos músculos). A forma “torrada e moída” favorece o preparo da bebida de um jeito praticamente igual ao do café. Muitos garantem que essa é a configuração mais indicada de substituição, já que a cevada não contém cafeína (um dos componentes mais condenados da bebida) em sua composição. Abaixo segue a informação nutricional do produto:

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
PORÇÃO 1,7 G
% VD(*)
VALOR CALÓRICO
5 Kcal
2%
CARBOIDRATOS
1 G
0,70%
PROTEÍNAS
0 G
0%
GORDURAS TOTAIS
0 G
0%
GORDURAS SATURADAS
0 G
0%
GORDURAS TRANS
0 G
**
FIBRA ALIMENTAR
1 G
3%
SÓDIO
0 G
FERRO
0 MG
0%
*VALORES DIÁRIOS COM BASE 2.000 Kcal

  

Fundamentos Bromatológicos

Devido à presença de minerais, vitaminas e alto teor de fibra alimentar, ele é altamente nutritivo, com isso é ótimo como suplemento nutricional. O magnésio é um mineral utilizado na formação dos ossos e na liberação de energia dos músculos e o selênio é um antioxidante que ajuda a proteger as células e o organismo todo. Pelo teor de fibras, os integrais são incluídos na categoria dos alimentos funcionais, pois sua utilização dentro de uma dieta equilibrada pode ajudar no funcionamento do intestino, redução do colesterol, da glicose sanguínea e do risco de algumas patologias. A ingestão de fibras também é recomendada para quem quer perder peso. O alto teor de ingestão de fibras promove melhor aproveitamento dos nutrientes ingeridos e dá sensação de saciedade, o que reduz a fome.


Legislação

Resolução RDC nº 277, de 22 de setembro de 2005 aprova o "REGULAMENTO TÉCNICO PARA CAFÉ, CEVADA, CHÁ, ERVA-MATE E PRODUTOS SOLÚVEIS". 

ANEXO

1. ALCANCE
Fixar a identidade e as características mínimas de qualidade a que devem obedecer Café Torrado, Cevada Torrada, Chá, Erva-Mate e Produtos Solúveis. Excluem-se deste Regulamento os produtos obtidos de espécies vegetais com finalidade medicamentosa e ou terapêutica. 

2. DEFINIÇÃO 
2.5. Cevada Torrada é o grão beneficiado da espécie Hordeum vulgaris L., dessecado e submetido à torrefação. Pode ser adicionado de aroma, exceto aroma de café. 

5. REQUISITOS ESPECÍFICOS
5.1. Umidade
- Cevada Torrada: máxima 5,0% (g/100 g).


REQUISITOS GERAIS:

6. REQUISITOS GERAIS
6.1. Os produtos devem ser obtidos, processados, embalados, armazenados, transportados e conservados em condições que não produzam, desenvolvam e ou agreguem substâncias físicas, químicas ou biológicas que coloquem em risco a saúde do consumidor. Deve ser obedecida a legislação vigente de Boas Práticas de Fabricação.
6.2. Os produtos devem atender aos Regulamentos Técnicos específicos de Aditivos Alimentares e Coadjuvantes de Tecnologia de Fabricação; Contaminantes; Características Macroscópicas, Microscópicas e Microbiológicas; Rotulagem de Alimentos Embalados; Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados, quando for o caso; Informação Nutricional Complementar, quando houver; e outras legislações pertinentes. 
6.3. As espécies vegetais utilizadas para a obtenção dos produtos não podem ser previamente esgotadas no todo ou em parte, exceto para a obtenção dos produtos descafeinados.
6.4. A utilização de espécie vegetal e partes de espécie vegetal que não são usadas tradicionalmente como alimento, pode ser autorizada, desde que seja comprovada a segurança de uso do produto, em atendimento ao Regulamento Técnico específico.

7. REQUISITOS ADICIONAIS DE ROTULAGEM
7.1. Não é permitida, no rótulo, qualquer informação que atribua indicação medicamentosa ou terapêutica (prevenção, tratamento e ou cura) ou indicações para lactentes. 

Pela análise feita do produto, tudo indica de que está conforme a legislação citada acima.


Discussão

Já como primeiro benefício é que a cevada não contém cafeína. A farinha da cevada verde ajuda na digestão, pois possui uma fibra que age como estimulante do organismo além de possui ação diurética, eliminando os líquidos que causam o inchaço no corpo.
Quem aderiu às dietas restritivas podem substituir a farinha de trigo pelo farelo da cevada. Pensa que acabou por aqui, vamos conferir os outros quatro principais benefícios que a cevada traz para seu organismo:
·         Rico em vitaminas e minerais
A cevada é rica em vitaminas A, B, C e K e possui minerais como cálcio, selênio, cobre, zinco, fósforo além de mais 20 aminoácidos que são essenciais para manter o bom funcionamento do organismo. 
·          Cevada emagrece
Devido a alta concentração de vitamina B12 em sua composição, o metabolismo fica acelerado ajudando no processo de emagrecimento, pois aumenta a produção de energia para que o corpo gaste. Além disso, a cevada melhora a circulação sanguínea, o que também resulta no aumento da produção de energia das células.
·          Controle hormonal
A cevada é uma ótima aliada no controle hormonal, já que é rica em iodo que atua diretamente nas glândulas da tireóide. 
·         Benefícios para o corpo e para o cabelo

A cevada possui diversas propriedades que auxiliam na regeneração das células da pele devolvendo a sua elasticidade e hidratação. O reforço da estrutura celular do cabelo é concedido pelo fósforo. A biotina estimula o crescimento do cabelo e das unhas enquanto a clorofila atua como desintoxicante do organismo.



Conclusão

O consumo maléfico da cerveja está relacionado com o exagero pela presença de álcool em longo prazo e também de alta quantidade de carboidratos, podendo acarretar em ganho de peso, sendo que nela existe a presença de um nutriente altamente benéfico, o malte da cevada. Quem usa a cevada ao invés do café tem muitas vantagens. Uma delas é sua ação antioxidante, que inibe o aparecimento de vários tipos de câncer e doenças cardiovasculares. Outra grande vantagem é que a cevada não possui cafeína, um ingrediente ativo do café. Não podemos ignorar que a cafeína também possui propriedades benéficas para o organismo. Mas o grande problema é que a cafeína vicia, sendo que o seu consumo em doses elevadas poderá provocar tremores involuntários, bem como aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca.


Referências bibliográficas: 

1.    Resolução RDC nº 277, de 22 de setembro de 2005 que aprova o "REGULAMENTO TÉCNICO PARA CAFÉ, CEVADA, CHÁ, ERVA-MATE E PRODUTOS SOLÚVEIS". 

2.    KUNZE, W. (1999). Technology Brewing and Malting (2.ª ed.). Berlim (Alemanha): VLB Berlin.

3.    FERNANDES, E. (2015). O livro das cervejas - Super bock. UNICER.

4.    AQUARONE, Eugênio; BORZANI, Walter; SCHMIDELL, Willibaldo; LIMA, Urgel de A. Biotecnologia Industrial: Biotecnologia da produção de alimentos. São Paulo: Edgard Blucher, 2008.

2 comentários:

  1. Prezados, boa tarde, o preparo como indica no rótulo CEVADA SUPERBOM, dificulta a filtragem. Melhor uma colher de sopa em vez de duas. Felicidades .

    ResponderExcluir
  2. Eu espero decantar alguns minutos antes de coar e funciona bem.melhor.

    ResponderExcluir