Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sábado, 16 de dezembro de 2017

Biscoito Integral Nesfit: é mais saudável que outros biscoitos?

Autores: Gabriel Catarino e Fernanda Bugarin

  Uma das principais preocupações de quem deseja perder peso, manter a forma física e ter um estilo de vida saudável é na alimentação. Características como mais fibras, menos açúcar, menos sal e menos gorduras saturadas são ditas compostas de alimentos considerados saudáveis. Nesta pesquisa, tomando essas substâncias como indicadores, fazemos uma comparação entre o biscoito "Nesfit - cacau e cereais", classificado como produto integral por conter na composição majoritariamente a farinha integral, com outros alimentos similares. Busca-se, assim, resposta para a indagação de que a substituição de alimentos similares comuns por essas formulações especiais ditas mais saudáveis, como a integral, realmente auxilia ou não na manutenção da reeducação alimentar e nos reflexos benéficos à saúde.

Fundamentos Bromatológicos e Legislação

   Segundo a Portaria nº 40 de 21 de março de 2001, fibra alimentar é qualquer material comestível que não seja hidrolisado pelas enzimas endógenas do trato digestivo humano. São resíduos de células vegetais, como celulose, oligossacarídeos e pectina,  não sendo digeridas e não oferecendo calorias. Existem as fibras solúveis e as insolúveis, exibindo propriedades de redução da glicemia e de colesterol, ação prébiótica, aumento do bolo fecal, estímulo da defecação e o bom funcionamento do intestino. Assim, seu consumo é altamente benéfico para a saúde.
   Pela RDC nº 360, de 23 de dezembro de 2003, Art. 2º, na rotulagem nutricional devem ser declarados os seguintes nutrientes: valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans e sódio.
  Gorduras ou lipídeos: são substâncias de origem vegetal ou animal, insolúveis em água, formadas de triglicerídeos e pequenas quantidades de não-glicerídeos, principalmente fosfolipídeos. As gorduras saturadas contém ácidos graxos sem dupla ligações.
   Carboidratos: São todos os glicídios metabolizados pelo ser humano, incluindo os polióis.
  Alimento integral é como se chama um alimento que, apesar de industrializado, manteve todas as suas características e a totalidade dos nutrientes essenciais, como vitaminas, mineirais e fibras, quando é colhido da natureza. Ainda em regulamento pela ANVISA, é preconizado que o teor de farinha integral para um alimento desta classificação seja de, no mínimo, 51%.
   O sódio é consumido na forma de sal na alimentação, sendo fundamental para regulação da pressão arterial, do equilíbrio do organismo, estímulo muscular e transmissão neurológica. Porém, em quantidade excessiva, principalmente quando ingerido em produtos industriais, pode ser prejudicial à saúde. 

Discussão

  Em nosso estudo, utilizamos para comparação com o Nesfit os biscoitos Bono recheado de chocolate e Passatempo de leite sem recheio, ambos não referidos como produtos integrais e sem o status de saudáveis. A seguir pode-se analisar as tabelas nutricionais de cada um deles:

Tabela nutricional biscoito Nesfit-cacau e cereais

Tabela nutricional biscoito recheado Bono sabor chocolate

Tabela nutricional biscoito Passatempo leite sem recheio

 O biscoito Bono, em uma porção de 30g, apresenta valor energético um pouco maior que a mesma porção de Nesfit, de133 kcal contra 130 kcal. O teor de carboidratos também está numa faixa um pouco maior, de 21g contra 19g. O valor de gordura saturadas é maior no biscoito recheado em relação ao biscoito integral, de 1,4g para 0,7g, sendo que a quantidade de gorduras totais é igual para ambos os produtos. O teores proteico e o de fibra alimentar também são maiores no biscoito Nesfit, correspondendo às propriedades da categoria integral, principalmente quanto à presença maior de fibra. Além disso, o sódio no Nesfit é muito maior que no Bono, de 85mg contra 63mg.
 A tabela nutricional do biscoito Passatempo nos fornece valores bastante semelhantes de calorias, carboidratos, gorduras totais e gorduras saturadas para a mesma porção de 30 gramas em relação ao Nesfit. Os valores mais destoantes ficam para o teor de fibra alimentar, de 1,9g contra 0,8g do passatempo, e a maior quantidade de sódio presente no Nesfit, de 85mg contra 80mg do passatempo.
 Com estes dados, percebemos que a única pouca vantagem do biscoito integral Nesfit com relação aos biscoitos analisados é devido a presença de farinha integral na composição, que fornece um teor majoritário de fibras e proteínas. O saldo para gorduras e carboidratos é praticamente o mesmo, e ainda o sódio se faz presente em quantidades muito maiores no biscoito integral do que nos utilizados para comparação. Ainda é importante destacar o fato de a faixa de calorias fornecidas pelos produtos serem muito parecidas, o que indica que, em conjunto, o Nesfit não é tão vantajoso assim em comparação aos biscoitos ditos “menos saudáveis”. 

Conclusão

 Através da análise da composição dos alimentos neste trabalho, podemos concluir que, apesar de o biscoito integral Nesfit ser feito de um ingrediente mais vantajoso, como a farinha integral, não necessariamente ele deve possuir o status de mais saudável ou nutritivo, justamente pela comparação com alimentos que são ditos como “inimigos da saúde e da dieta” e, basicamente, possuirem os mesmos teores de nutrientes valores energéticos e até maior quantidade de sódio que, em excesso na alimentação diária, pode acarretar diversos problemas ao organismo no futuro. Por isso, o consumidor deve ficar atento à propraganda veiculada pela indústria quando for incorporar estes alimentos como componentes da sua alimentação, principalmente no caso de dietas regradas na manutenção da saúde.

Referências Bibliográficas
BISCOITO BONO RECHEADO CHOCOLATE. Disponível em: <https://www.nestle.com.br/marcas/bono/biscoito-bono-recheado-chocolate>. Acesso em: 25 de novembro de 2017.
BISCOITO NESFIT CACAU E CEREAIS. Disponível em: <https://www.nestle.com.br/marcas/nesfit/biscoito-nesfit-cereais-e-cacau>. Acesso em: 25 de novembro de 2017.
BISCOITO PASSATEMPO LEITE. Disponível em: <https://www.nestle.com.br/marcas/passatempo/passatempo-biscoito-de-leite>. Acesso em: 25 de novembro de 2017.
BRASIL. Resolução RDC nº 40 de 21 de março de 2001. Revogada pela Resolução RDC nº 360, de 23 de dezembro de 2003. Órgão Emissor: ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Disponível em: www.anvisa.gov.br => Acesso em: 25 de novembro de 2017.
BRASIL. Resolução RDC nº 360, de 23 de dezembro de 2003. Aprova o Regulamento Técnico sobre Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados. Órgão Emissor: ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Disponível em: www.anvisa.gov.br => Acesso em: 25 de novembro de 2017.

3 comentários:

  1. A necessidade de ter uma vida mais saudável impulsiona alguns seres humanos a buscar alimentos com características diferenciadas, tais como alimentos ricos em fibras, vitaminas, minerais e alimentos com baixo teor de sódio, gordura e açucares. Constantemente somos expostos a propagandas de alimentos que prometem que o seu produto tem um diferencial benéfico, utilizando nossa necessidade de ser saudável a seu favor. Muitas pessoas trocam o consumo de alguns alimentos por outros que aparentam ser mais saudáveis, apenas acreditando na embalagem. Alguns produtos podem ser melhores de fato, mas não levando em conta o resto dos ingredientes do produto, as pessoas podem estar consumindo um alimento que aparenta ser mais saudável, porém se fizer uma comparação minuciosa pode-se perceber que este produto é igual ou até mesmo pior que outros. O biscoito integral Nesfit que foi avaliado acima, é um exemplo bastante claro disso pois apesar de possuir uma boa quantidade de fibras (que é o que o produtor utiliza como atrativo ao consumidor), ele possui uma quantidade maior de sódio que pode levar a pessoa a sofrer problemas como hipertensão, retenção de água, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca. Por isso é sempre importante pensar bem na hora de escolher o que consumir ou não consumir. Levar em conta as embalagens e propagandas, mas sempre com um olhar mais crítico, tendo um pouco mais de atenção com relação ao resto dos ingredientes, fazer comparações com outros produtos e pesquisar. Ter um pouco mais de cautela nunca é perda de tempo quando se trata da nossa saúde.



    Nome: Mayara Cristina Neves Marinho Graça

    DRE: 1130856309

    ResponderExcluir
  2. O mundo atual, cada vez mais globalizado, impulsiona a termos uma vida cada vez mais corrida e acaba que sobra pouco tempo para pensar em alimentos saudáveis. Diante disso, muita das vezes acabamos recorrendo às comidinhas fit, onde se encontra o biscoito integral Nesfit. Segundo a Nestlé, esse produto promete auxiliar o consumidor a manter a sua vida saudável e, por consequência, cuidar da boa forma. Mas será que tudo o que os rótulos desses produtos nos indicam é verdade e eles realmente nos dão uma forcinha na hora de ficar em dia com a balança ou isso é mais uma ferramenta de marketing das empresas para vender e lucrar mais? De fato, para quem deseja eliminar quilos em excesso ou manter o peso ideal, os produtos da linha Nesfit não são excessivos em calorias e apresentam uma quantidade boa de fibras, por outro lado, esses alimentos também possuem carboidratos e sódio, que ao serem consumidos de maneira excessiva prejudicam a boa forma e a saúde. De uma maneira geral, esse produto pode até servir para os momentos de correria ou para substituir alguma guloseima de que se goste bastante, mas nunca devem tomar o lugar de frutas e vegetais nas refeições. Por fim, há uma pesquisa feita por cientistas da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha e da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos e publicada no Journal of Marketing Research, (citada pelo site que será indicado posteriormente), que identificou que os consumidores que costumam comprar alimentos classificados como fit são estimulados a comer quantidades maiores desses produtos e a praticar menos exercícios físicos. Então do que adianta se enganar comendo essas comidinhas fit se não busca realmente por hábitos alimentares melhores, se não busca fazer exercícios físicos.

    Fonte: http://www.mundoboaforma.com.br/nesfit-engorda-ou-emagrece-biscoito-bolacha-cereal-e-mais/

    Nome: Jeany Ribeiro da Silva Melo

    ResponderExcluir
  3. Com o mundo atual e a vontade da maioria das pessoas de serem verdadeiramente ´´fitness´´, um alimento como esse chama atenção principalmente pelo nome. O público analisa muito a embalagem dos alimentos e o que chama mais atenção neste é o ´´fit´´. Porém baseado na postagem acima, o biscoito nesfit realmente não é tão saudável quanto comparado aos outros biscoitos. Na análise do rótulo nutricional, mesmo contendo aveia e sendo uma boa fonte de fibras, é nítido que há muito açúcar e muita gordura. Logo, esse biscoito não é recomendado como um lanche equilibrado, nem muito menos considerando as dietas de restrição calórica com foco em perda de peso.

    Fonte: https://nutricaoebeleza.com.br/nesfit/#:~:text=Saiba%20que%20al%C3%A9m%20da%20aveia,n%C3%A3o%20%C3%A9%20t%C3%A3o%20fit%20assim!

    Nome: Thayná Regis
    DRE: 116136632
    PLE

    ResponderExcluir