Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Benefícios do uso do colágeno hidrolisado

A ingestão de colágeno hidrolisado impede o avanço de doenças osteoarticulares? Como?

O colágeno hidrolisado tem em sua composição alto nível dos aminoácidos glicina e prolina, dois aminoácidos essenciais para a estabilidade e regeneração das cartilagens. Além disso, aumenta a concentração de hidroxiprolina no sangue, aminoácido derivado da prolina abundante na matriz óssea, tornando atraente para o tratamento de osteoartrite e osteoporose.


DESCRIÇÃO DO PRODUTO

O MOTILEX possui como princípio ativo o colágeno hidrolisado enriquecido com vitamina C, disponível em sachê de 3g e cada embalagem possui a quantidade de 30 sachês; é comercializado no sabor framboesa e na versão sem sabor. É um suplemento à base de colágeno e tem como indicação terapêutica estimular a produção de colágeno e proporcionar a regeneração da cartilagem. Não contém sódio, açúcar, lactose e glúten. É comercializado em redes de drogarias ao preço de aproximadamente R$ 100,00 caixa. De acordo com o fabricante, MOTILEX é considerado superior a todas as demais opções disponíveis no mercado.

FUNDAMENTOS BROMATOLÓGICOS




“O colágeno é a proteína mais abundante no organismo animal representando cerca de 25% de toda proteína corporal. Sua composição aminoacídica é bastante atípica sendo deficiente em todos os aminoácidos considerados nutricionalmente essenciais com o agravante de não apresentar o triptofano em sua composição, dessa forma, o seu valor nutritivo, com base no escore de aminoácidos essenciais (EAE), poderá ser considerado zero. Por outro lado, várias pesquisas têm mostrado a importância do colágeno e seus derivados na manutenção e reconstituição da pele, dos ossos, dos tecidos cartilaginosos e da matriz extracelular (MEC).”(ZIEGLER; SGARBIERI, 2009)

Com o início da fase adulta, a deficiência de colágeno começa a ser notada, pois o organismo diminui sua produção, sendo necessária a sua suplementação, ou seja, fatores associados ao envelhecimento, fragmentação da matriz de colágeno na derme por ação da metaloproteinase da matriz diminui a produção de mais colágeno, e a alimentação inadequada podem afetar a demanda de colágeno no corpo, podendo acarretar no desenvolvimento de disfunções ósseas e nas articulações como:

“A osteoporose (OP) de causa multifatorial, caracterizada pela redução de massa óssea e deterioração da integridade anatômica e estrutural do osso, levando ao aumento da fragilidade óssea e suscetibilidade a fraturas; [...] e a osteoartrite (OA), doença articular mais prevalente que evolui lentamente ao longo de décadas com episódios de dor até chegar à perda de função da articulação.” (PORFÍRIO; FANARO, 2016)

São pelo menos 27 isoformas de proteínas, que exercem funções importantes no corpo humano. O colágeno tipo I é o mais abundante (encontrado na pele, nos ossos e nos tendões, de todos é o mais resistente à tensão)e é constituído de três cadeias polipeptídicas, duas α1 e uma α2, e a partir dela são obtidos o colágeno parcialmente hidrolisado (gelatina) e o colágeno hidrolisado. Já o colágeno tipo II, produzido pelos condrócitos são encontrados em outras cartilagens. E suas fibras sustentam o reforço tensional das articulações.

“O colágeno pode ser obtido de diversas espécies animais (bovinos, suínos, peixes, etc.). No Brasil, a maior parte do colágeno é proveniente dos subprodutos da indústria de carne, em função da elevada produção brasileira de carne para exportação.”(SILVA; PENNA, 2012).  No processo tecnológico, o colágeno hidrolisado é obtido a partir da hidrólise química e enzimática do colágeno em sua forma bruta, na forma de fibras ou pó, sob condições controladas, agregando uma molécula de água a sua estrutura, sendo assim mais rapidamente absorvido pelo organismo. A diferença entre o colágeno hidrolisado e a gelatina é que o colágeno hidrolisado não possui processo de gelificação.

O colágeno hidrolisado é classificado como um alimento nutracêutico (substâncias que podem atuar como adjuvantes na prevenção e tratamento de doenças crônicas) seguro e com efeitos adversos reduzidos, cuja composição de aminoácidos apresenta níveis elevados de glicina e prolina, que quando bem digeridos, acumulam-se, preferencialmente, na cartilagem.

O produto MOTILEX é um suplemento aprovado pela ANVISA, e de acordo com a RDC 27/2010, é classificado como produto isento de Registro. Conforme descrito no rótulo, apresenta além do colágeno hidrolisado, a vitamina C, que possui dentre os efeitos a participação no processo celular de oxirredução, na biossíntese de catecolaminas, na prevenção do escorbuto, exerce papel fundamental na defesa do organismo contra infecções, e é essencial na formação das fibras de colágeno no corpo humano. Uma redução no consumo de vitamina C pode gerar alterações estruturais no colágeno e a formação deficiente da MEC, prejudicando desta maneira, o bom funcionamento articular (Fain, 2005) (SOUZA, 2012).

“O predomínio de aminoácidos como glicina, prolina, lisina, hidroxiprolina, hidroxilisina e alanina, e a ausência da maioria dos aminoácidos essenciais como o triptofano, faz com que o colágeno seja considerado uma fonte proteica pobre para a dieta humana. Por outro lado, o colágeno é um exemplo claro do relacionamento da estrutura proteica e a função biológica, pois fornece resistência e elasticidade nas estruturas anatômicas na qual está presente. Assim, a falta de aminoácidos essenciais do colágeno não o torna inutilizável, pois suas frações apresentam um importante papel na dieta humana por serem consideradas fontes de fibras nutritivas e por constituírem uma fonte de proteína animal. […] Diversos trabalhos evidenciaram os benefícios da ingestão de colágeno hidrolisado para o organismo: i) melhoria da firmeza da pele; ii) proteção dos danos das articulações; iii) melhoria no tratamento da osteoporose; iv) prevenção do envelhecimento; v) anti-hipertensivo; e vi) proteção contra úlcera gástrica.”(SILVA; PENNA, 2012)

Portanto, o colágeno hidrolisado tem função terapêutica positiva na OP e na OA, mas não está incluso na lista do RENAME e não há protocolos para inclusão na lista de medicamentos/suplementos de alto custo para o tratamento da OA. Apesar disso, diversos estudos foram realizados para avaliar sua aplicação como ingrediente funcional em alimentos, mostrando eficiência na diminuição de dores articulares e melhora da mobilização de pacientes com vários graus de OA e OP. Como explicado anteriormente, o colágeno hidrolisado não apresenta poder de gelatinização, sendo de fácil manuseio e útil no preparo de diversos alimentos em conjunto com a gelatina.

“Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios, tanto para os atributos sensoriais analisados como para a aceitação global dos produtos. Os atributos cor, odor, sensação na boca e textura receberam notas elevadas, assim como a aceitação global dos produtos, uma vez que os provadores não perceberam a adição de gelatina e de colágeno hidrolisado na sobremesa. O estudo mostrou a viabilidade de produção das sobremesas como fonte de colágeno hidrolisado. O consumo de 3 g de gelatina e 7 g de colágeno hidrolisado, totalizando 10 g por dia, é benéfico contra doenças como a osteoartrite e a osteoporose.” (SILVA; PENNA, 2012)


LEGISLAÇÃO

 De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), são atribuídos ao produto MOTILEX a RDC Nº 27, DE 6 DE AGOSTO DE 2010, que dispõe sobre as categorias de alimentos isentos da obrigatoriedade de registro sanitário. A RDC N° 18 DE 30 DE ABRIL DE 1999, que dispõe as diretrizes básicas para análise e comprovação das propriedades funcionais e/ou de saúde que foram atribuídos ao rótulo do produto. A RESOLUÇÃO Nº 19, DE 30 DE ABRIL DE 1999, que aprova o Regulamento Técnico de procedimentos para registro de alimento com alegação de propriedades funcionais e ou de saúde em sua rotulagem. O DECRETO-LEI N° 986, DE 21 DE OUTUBRO DE 1969, dispõe em defesa e a proteção da saúde individual ou coletiva, no tocante a alimentos, desde a sua obtenção até o seu consumo em todo território nacional.

CONCLUSÃO

De acordo com a RDC N° 27, o MOTILEX é caracterizado por ser um produto isento de registro sanitário, e seu rótulo é bem cuidadoso ao descrever apenas do que se trata o produto e suas características secundarias favoráveis como: o enriquecido com vitamina C, isento de sódio, açúcar e glúten. Porém, o marketing é categórico ao descrever o MOTILEX como um produto que atua auxiliando na manutenção e reposição da cartilagem e com ação na osteoporose. Diversos estudos têm demonstrado que o colágeno hidrolisado tem função terapêutica positiva na osteoporose, entretanto, mais estudos são necessários para determinar quando seria recomendado o uso do produto, dosagem adequada para alcançar significativo potencial terapêutico além de possíveis doses subletais e interação (antagonismo) com outros suplementos e/ou medicamentos.

Apesar de não ser observado na embalagem do produto MOTILEX, outro produto similar com a mesma composição trás informações adicionais sobre a contraindicação do uso de colágeno hidrolisado, e julgamos ser de extrema importância, uma vez que o produto é direcionado principalmente para pessoas idosas as quais possuem mais de uma limitação acompanhada pelas doenças crônicas.

“A administração de colágeno hidrolisado em pó não é recomendada para pessoas portadoras de doenças renais e hepáticas como níveis elevados de ácido úrico, pois o excesso de colágeno é excretado na forma de ureia.”

Dessa maneira, mesmo o MOTILEX sendo um produto comercializado livremente, é importante que o consumidor esteja ciente dos riscos e benefícios de sua suplementação, e essas informações devem ser bem esclarecidas no rótulo do produto, o que não foi observado. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PORFÍRIO, Elisângela; FANARO, Gustavo Bernardes. Collagen supplementation as a complementary therapy for the prevention and treatment of osteoporosis and osteoarthritis: a systematic review.Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia,[s.l.], v. 19, n. 1, p.153-164, fev. 2016. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1809-9823.2016.14145.

SILVA, Tatiane Ferreira da; PENNA, Ana Lúcia Barretto. Colágeno: Características químicas e propriedades funcionais.Rev Inst Adolfo Lutz.,São José do Rio Preto, v. 3, n. 71, p.530-539, jun. 2012.

SOUZA, Kilze Malaquias de. Efeito da ingestão crônica de uma bebida a base de colágeno hidrolisado, enriquecido com vitamina C sobre a percepção de dor articular em indivíduos idosos praticantes de atividade física.2012. 54 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2012.

ZIEGLER, Fabiane La Flor; SGARBIERI, Valdemiro Carlos. Caracterização químico-nutricional de um isolado protéico de soro de leite, um hidrolisado de colágeno bovino e misturas dos dois produtos. Revista de Nutrição,Campinas, v. 1, n. 22, p.61-70, jan. 2009.

Site: Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária.  <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2010/res0027_06_08_2010.html>. Data de acesso: SETEMBRO/2017.


Alunos:  Carlos Luan Alves Passos DRE 113100739

              Nathalia Caldas de Oliveira Soares DRE 113049276

Um comentário:

  1. O presente trabalho descreve os benefícios do uso do colágeno hidrolisado em pacientes com doenças osteoarticulares como a osteoporose e a osteoartrite. O colágeno forma o principal tipo de fibra extracelular, sendo a proteína mais abundante no organismo animal (cerca de 25 a 30%); e desempenha diversas funções, como, manter a união celular, cicatrização e regeneração do tecido cutâneo. O colágeno hidrolisado é extraído da pele ou ossos de animais e é amplamente utilizado na indústria de alimentos. Os autores descrevem diversos relatos científicos sobre as propriedades benéficas do uso do colágeno hidrolisado em doenças como a osteoporose, que é uma doença caracterizada pela redução de massa óssea e deterioração da integridade anatômica e estrutural do osso, levando á fragilidade e a suscetibilidade a fraturas. Estudos indicam que a suplementação de 8g de colágeno/dia promove o aumento das concentrações de glicina e prolina no plasma, aminoácidos essenciais para a estabilidade e regeneração das cartilagens e articulações, e a administração de 15g/dia promove a melhora dos sintomas da osteoartrite e osteoporose. Além, os autores demonstram que a utilização de colágeno hidrolisado no tratamento de doenças não é recomendada pelo RENAME, porém é evidente o beneficio do seu uso na manutenção da osteoporose.


    GONÇALVES, G. R. et al. Benefícios da ingestão de colágeno para o organismo humano. REB, v. 8, n. 2, p. 190-207, 2015.

    GUILLERMINET, F. et al. A. Hydrolyzed collagen improves bone metabolism and biomechanical parameters in ovariectomized mice: an in vitro and in vivo study. Bone, v. 46, n. 3, p. 827-34, 2010.

    Christian Ferreira
    DRE: 113091281

    ResponderExcluir