Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

domingo, 17 de dezembro de 2017

A utilização da Aveia Nesfit seria uma opção eficaz no emagrecimento?

A utilização da Aveia Nesfit seria uma opção eficaz no emagrecimento? 

   A obesidade é uma importante doença que acomete muitos brasileiros. Em um levantamento feito pelo ministério da saúde dados revelaram um aumento na obesidade, segundo o levantamento uma em cada cinco pessoas está acima do peso. A prevalência da doença passou de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016.
 Além disso, em outra pesquisa feita pelo Ministério da saúde, mostra que o Brasileiro procura alimentos mais gordurosos na hora de se alimentar oque contribui para estes números apresentados de obesos.
Como alternativa de contrapor esses números e hábitos, temos no mercado uma série de alimentos que prometem atuar e facilitar o emagrecimento, um deles é a aveia da marca nesfit. Uma questão importante a ser discutida é: Até que ponto esses alimentos são realmente efetivos na perda de peso e projeto de vida saudável?

Descrição do Produto



Nesfit Aveia Instantânea é um produto da Nestlé que de acordo com as informações nutricionais contém: Cereais integrais 67% (aveia em flocos, farinha de cevada, farinha de aveia e farinha de quinoa), cereais 31%(farinha de arroz e farinha de milho enriquecida com ferro e ácido fólico), ferro (fumarato ferroso), aroma natural de baunilha, estabilizante (fosfato dipotássico) e antiumectante (carbonato de cálcio).


Fundamentos Bromatológicos


As fibras são substâncias derivadas de vegetais que não conseguem ser digeridas pelas secreções gastrointestinais, logo, são resistentes à ação das enzimas digestivas humanas. Além disso, possuem valor energético baixo. Pela definição da ANVISA, fibra alimentar é qualquer material comestível que não seja hidrolisado pelas enzimas endógenas do trato digestivo humano.
Podem ser classificadas em fibras solúveis e fibras insolúveis de acordo com a solubilidade de seus componentes em água. Como exemplos de fibras solúveis podem ser citadas: pectinas, gomas e certas hemiceluloses e de fibras insolúveis: celulose, algumas pectinas, grande parte das  hemiceluloses e ligninas.  As fibras solúveis são responsáveis pelo aumento da viscosidade do conteúdo intestinal e redução do colesterol plasmático, já as fibras insolúveis aumentam o volume do bolo fecal, reduzem o tempo de trânsito no intestino grosso e tornam a eliminação fecal mais fácil e rápida. Portanto, de uma forma geral, as fibras regularizam o funcionamento intestinal.
As fibras conseguem regular o funcionamento intestinal por servirem como matéria-prima para fermentação de bactérias da flora intestinal, então elas regulam o fluxo intestinal por meio do aumento do bolo fecal e aumento da viscosidade, graças à sua capacidade de reter água associada à fermentação pela flora bacteriana.  A fermentação de bactérias da flora intestinal, também produz vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo e podem evitar doenças do coração, câncer, diabetes, entre outros. No intestino, as fibras ligam-se aos sais biliares e, desta maneira, reduzem a absorção de gorduras, sendo este o mecanismo pelo qual elas diminuem o colesterol. Elas fazem com que o estômago demore mais tempo para se esvaziar entre as refeições, causando uma sensação de saciedade e diminuindo o apetite.

Legislação


Pela definição da ANVISA, fibra alimentar é qualquer material comestível que não seja hidrolisado pelas enzimas endógenas do trato digestivo humano.
As fibras alimentares devem ser consumidas diariamente, a Organização Mundial de Saúde recomenda que a ingestão de fibras por uma pessoa adulta seja de 25 a 30 gramas/dia. De acordo com a ANVISA, na tabela nutricional deve ser declarada  a quantidade de fibras alimentares e pode vir a alegação de que o produto auxilia o funcionamento do intestino somente se o produto conter no mínimo 3 gramas de fibra por porção (se tratando de um produto sólido). Além disso, quando a fibra alimentar for apresentada isolada em cápsulas, tabletes, comprimidos, pós e similares, deve constar no rótulo do produto a seguinte frase: O consumo deste produto deve ser acompanhado da ingestão de líquidos


Discussão e Conclusão

Pelo produto ser rico em fibras e ter baixo valor calórico, ele é utilizado muitas vezes por pessoas que querem emagrecer, sendo considerado como um produto saudável.  As fibras realmente diminuem o apetite porém o recomendável até mesmo para pessoas que querem emagrecer é uma dieta rica em diversos nutrientes, e não só em fibras para que o apetite seja diminuído. Então concluímos que o alimento pode sim ser uma boa opção para quem quer emagrecer, porém não  deve ser a única opção, o mais importante é a associação de uma boa alimentação equilibrada com a prática regular de atividades físicas, a fim de acabar com a obesidade, controlar ou até mesmo evitar.

Referências

(1) Agência Nacional de Vigilância Sanitária 
http://portal.anvisa.gov.br/alimentos/alegacoes
(2) http://www.brasil.gov.br/saude/2017/04/obesidade-cresce-60-em-dez-anos-no-brasil
(3) https://www.nestle.com.br/marcas/nesfit/nesfit-aveia-instantanea?gclid=Cj0KCQiAyNjRBRCpARIsAPDBnn2MjDZpppaHEK3LKVb4fqC1tLIhi5MEhR2keMdI-z1tmcGpEPi35moaAgIHEALw_wcB
(4)http://www.brasil.gov.br/saude/2014/12/levantamento-analisa-habitos-alimentares-dos-brasileiros





                                                       


Nenhum comentário:

Postar um comentário