Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

A nutrição de crianças na fase de transição baseada em suplementos prontos


Trabalho 1 desenvolvido por aluna Gabrielle Rodrigues de Melo





Indagação:
 O laboratório farmacêutico que o produz afirma que o produto fornece nutrição completa e balanceada para crianças de 1 a 10 anos, apresentando-o como uma “mistura mágica” para o desenvolvimento saudável do público infantil. Porém, será que é possível que tal produto supra as necessidades nutricionais de crianças na fase de transição de forma
completa?


Hipótese: Sabe-se que as recomendações diárias alimentares para crianças requerem nutrientes específicos, os quais são essenciais para promovem um desenvolvimento saudável do indivíduo. Deste modo, é pouco provável que um produto seja capaz de fornecer de forma completa e adequada todos os nutrientes que uma alimentação balanceada requer, especialmente se o consumidor for o público infantil.

Descrição: Suplemento alimentar voltado para o público infantil prometendo um melhor desenvolvimento e crescimento, como PEDIASURE Pó ou PEDIASURE Líquido pronto para uso.
Trata-se de uma formulação líquida ou sólida (pó) como indicação de suplemento total ou parcial de crianças de 1 a 10 anos. O mesmo possui baixos níveis de lactose e alta concentração de proteínas, vitaminas e minerais. Além disso, é possível encontrar as doses diárias recomendadas destes nutrientes em 1000mL de produto. O mesmo é rico em amido de milho, açucares, óleos diversos, aminoácidos, proteínas de soro de leite, minerais e vitaminas no geral. Cada 1mL do produto fornece cerca de 1 kcal.

Composição do produto:


Análise aproximada.    
 Em 100 g de pó   (diluição normal)         
Em 100 ml
Conteúdo calórico
 
 
Distribuição calórica   
     496 kcal      
  100 kcal
Proteína 
 12%        
12%
Gordura    
44,2 %    
44,20%
Carboidrato      
43,8%        
43,80%
Nutrientes
 
 
Proteína                
14,9 g                
3,0 g
Gordura                
24,7 g                
4,98 g
Ácido linoléico         
   5,0 g                  
1,0 g
Carboidrato            
    54,3 g                 
 10,95 g
Água                    
 2,5 g            
85,29 g
Inositol                
40 mg              
8,0 mg
Taurina                
36 mg              
7,2 mg
Carnitina               
8,4 mg           
 1,7 mg
Minerais (cinzas)      
3,6 g              
  0,72g
Cálcio                  
486 mg        
98 mg
Fósforo                
397 mg          
80 mg
Magnésio                
     99,2 mg               
20 mg
Sódio                  
228mg        
40 mg
Potássio                
 645 mg          
130 mg
Cloreto                
496 mg      
100 mg
Zinco                  
 6 mg      
1,2mg
Ferro                  
7 mg      
 1,4 mg
Cobre                  
0,50 mg    
0,10 mg
Manganês                
1,2 mg              
 0,25 mg
lodo                    
48 mcg      
9,6 mcg
Selênio                 
 11,4 mcg  
2,3 mcg
Cromo                  
 15 mcg      
3,0 mcg
Molibdênio              
 18 mcg              
3,6 mcg
Vitaminas
 
 
Vitamina A              
1.280 UI            
258 UI
Vitamina D              
253 UI              
51 UI
Vitamina E              
11,4mg              
2,3mg
Vitamine K1            
19,0 mcg          
 3,8 mcg
Vitamina C              
50 mg              
 10 mg
Vitamina B1            
 1,3 mg            
 0,27 mg
Vitamina B2            
1,0 mg            
0,21 mg
Vitamina B6            
1,3 mg            
 0,26 mg
Vitamina B12            
 3,0 mcg                   
  0,6 mcg
Niacinamida            
9,9 mg            
  2,0 mg
Acido pantotênico       
5,0 mg              
   1,0 mg
Ácido fólico            
184 mcg      
  37 mcg
Biotina                
159 mcg                
  32 mcg
Colina                  
149 mg                 
30 mg



Fundamentos Bromatológicos:

Segundo o Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, o período pré-escolar é crítico na vida de uma criança. Esse é o momento de transição, quando uma criança sai da fase de lactente para adquirir uma maior independência alimentar. Nessa fase, há também diminuição do ritmo de crescimento e consequente diminuição das necessidades nutricionais e apetite.  Muitas vezes devido a uma inapetência gerada por essa redução fisiológica, a família recorre a métodos suplementares de alimentação ou estimulantes alimentares, pois credita a inapetência a alguma doença.

No fim desta pesquisa, podemos conferir as recomendações diárias para crianças nessa fase escolar e ao avaliar comparativamente em relação à composição do produto estudado, percebe-se que o produto é funcional em relação a sua composição nutritiva. No entanto, a quantidade ingerida para obter os níveis adequados deverá ser alta, cerca de 6 frascos de 200mL do produto. Além disso, ao observar o todo e a complexidade da alimentação infantil, pode-se afirmar que uma alimentação completa e variada supre bem as necessidades nutricionais, as habilidades sociais (encarando o ato de comer como sim uma atividade social e cultural), além de habilidades motoras e desenvolvimento do paladar do indivíduo. Desse modo, um produto sabor “baunilha” ou “chocolate” não deveria ser a base da alimentação de uma criança que está em fase de desenvolvimento do seu paladar e deve ser apresentada a alimentos que tragam benefícios mais completos. Possivelmente a alternativa de suplementos industrializados prontos funciona como um modo de facilitar a nutrição infantil, evitando todo o desconforto das variações de apetite e paladar que as crianças passam nessa fase de transição.





 

Referência:
 
Departamento Científico de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, Manual de orientação do lactente ao adolescente. Terceira edição. Rio de Janeiro: 2012

Um comentário:

  1. Uma excelente visão sobre o que realmente é mascarado pela empresa que pensa em como vender bem.
    É notório o impacto causado pela presença da tabela nutricional, onde está descrito todos os componentes e como os clientes só enxergam a forma prática da utilização do suplemento, ele acaba sendo a primeira opção.
    A rotulagem geral dos alimentos, que se tornou obrigatória com as resoluções da ANVISA de número 259/2002, acaba agregando muito valor aos alimentos comercializados e principalmente o alimento em questão por conter uma diversidade de nutrientes.
    Importante ressaltar também, a importância de um maior conhecimento da população e até a necessidade não só de um acompanhamento médico mas um contato com diversos profissionais que poderiam apresentar de forma coerente que a melhor forma para nutrição infantil não seria com esse tipo de suplementação alimentar.

    ResponderExcluir