Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quinta-feira, 15 de junho de 2017

SUPLEVIT®, o suplemento de vitaminas e sais minerais: É tão benéfico e inofensivo como se pregam?

     A alimentação possui um a função indispensável na existência do ser humano, e quando realizada de uma forma harmônica e equilibrada, contribui imensamente para uma vida mais saudável e durável, além de prevenir diversos tipos de doenças.

   Entre os componentes de uma alimentação, considerados essenciais para o bom funcionamento do organismo, estão as vitaminas e os minerais, que além de regular enzimas e hormônios, participam da manutenção do ritmo cardíaco, da contração muscular, do funcionamento cerebral e do equilíbrio do organismo como um todo, devendo ser ingeridos por meio da alimentação, uma vez que não são produzidos pelo organismo.

  No entanto, algumas vezes, a alimentação diária não consegue suprir todas as necessidades desses nutrientes, sendo necessário a utilização de suplementos alimentares para complementar essa dieta. Mas será que o uso destes produtos, realmente pode completar a alimentação e cooperar para uma vida mais saudável, sem ocasionar nenhum dano ao organismo?

Figura 1.Imagem ilustrativa de vitaminas e sais minerais.


1. Introdução

   Segundo a organização mundial da saúde (OMS), a saúde vai além da ausência de doenças, compreendendo também o completo bem estar mental, social e físico do ser humano. No entanto, a saúde física compreende uma condição na qual o corpo se encontra fisiologicamente adequado e livre de patologias. E um dos fatores que colaboram para esse funcionamento correto e satisfatório do organismo é uma alimentação equilibrada, isso porque os alimentos possuem diversas propriedades benéficas e vitais. No entanto, devido a correria do dia-a-dia, as pessoas tem possuído cada vez menos tempo de se preocupar com uma alimentação saudável, equilibrada e regulada e em contrapartida, estas cada vez mais tem consumido produtos ricos em gorduras, industrializados e pobres em nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo, como as vitaminas, resultando em diversas doenças como anemia, escorbuto, beribéri e etc. Devido a este quadro e em uma tentativa de contorná-lo, o uso de suplementos vitamínicos e minerais tem se tornado uma febre, porém o que muitas pessoas não sabem é que a utilização sem necessidade e de doses indiscriminadas dos mesmos podem acarretar sérios problemas, uma vez que os efeitos da superdosagem de vitaminas e minerais, podem ser piores do que a falta dos mesmos.

2. Fundamentos bromatológicos

   O Suplevit® é rotulado como uma associação adequada e balanceada de vitaminas e sais minerais essenciais, vendido sem prescrição médica, sendo indicado para prevenir e tratar deficiências vitamínicas e minerais decorrentes da ingestão inadequada de alimentos e apresentado em embalagens contendo 1 tubo com 10, 20, ou 30 comprimidos efervescentes de 1 g ou 2 g sabor laranja, ou em embalagens contendo uma solução oral com 1 frasco de 20 ml. Sua formulação é composta por : Fosfato dicálcico anidro, fosfato tricálcico, óxido de magnésio, fumarato ferroso, ácido ascórbico, vitamina E acetato , sulfato de zinco, niacinamida, fluoreto de sódio, sulfato de manganês, pantotenato de cálcio, sulfato de potássio, acetato de retinol, mononitrato de tiamina, colecalciferol, iodeto de potássio, riboflavina, sulfato de cobre anidro, cloridrato de piridoxina, ácido fólico e cianocobalamina e a recomendação é que seja utilizado 1 comprimido ao dia, por via oral, preferencialmente junto com as refeições.
                        
                                                 Figura 2. Tabela nutricional do Suplevit® 


3. Legislação
    Segundo a Portaria SVS/MS n. 32/98 (regulamento técnico para suplementos vitamínicos e ou de minerais) e Resolução ANVISA RDC n. 269/05 (aprova o "regulamento técnico sobre a ingestão diária recomendada (idr) de proteína, vitaminas e minerais"), os suplementos vitamínicos e/ou de minerais são alimentos que servem para complementar com estes nutrientes a dieta diária de uma pessoa saudável, em casos onde sua ingestão, a partir da alimentação, seja insuficiente ou quando a dieta requerer suplementação. Devendo estes conter um mínimo de 25% e no máximo até 100% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de vitaminas e ou minerais, na porção diária indicada pelo fabricante, não podendo substituir os alimentos, nem serem considerados como dieta exclusiva.

4. Discussão e conclusão


                  Figura 3. Ingestão Diária Recomendada de Proteína, Vitaminas e Minerais pela Anvisa. 

     Comparando a tabela nutricional do suplevit® (Figura 2)com a ingestão diária recomendada de vitaminas e minerais pela Anvisa (Figura 3), é possível observar que boa parte dos componentes dessa formulação estão no limite máximo (100%) determinado e aceitável pela Anvisa, como por exemplo a vitamina A, que em 1 porção, ou seja, em 1 comprimido, está presente na quantidade de 600 mcg. Então, caso um indivíduo, que não tivesse grandes carências nutricionais,  consumisse aproximadamente 100 g de espinafre, que rende 570 mcg de vitamina, juntamente com 1 comprimido do suplevit® por dia, ele entraria, em um curto prazo, em um quadro de hipervitaminose A, o que poderia acarretar em dores de cabeça, ressecamento de pele com fissuras, perda de cabelos, aumento de órgãos como o fígado e baço e outros problemas decorrentes do excesso dessa vitamina e outras que também estão no limite máximo aceitável pela Anvisa.

    O suplevit® e os suplementos vitamínicos e/ou minerais em geral não são vilões e muito menos tóxicos, muito pelo contrário, eles podem ocasionar diversos efeitos benéficos, desde de que tomados na dose correta e quando os alimentos naturais não forem suficientes para atender as necessidades nutricionais de indivíduos realmente carentes dos mesmos.

5. Referências bibliográficas

  • http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/CP/CP%5B8989-1-0%5D.PDF. 
  • http://www.medicinanet.com.br/bula/4855/suplevit.htm
  • http://www.anvisa.gov.br/anvisalegis/portarias/32_98.htm
  • https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/consumo-de-suplementos-vitaminicos-sem-necessidade-pode-prejudicar-saude-19537546





Nenhum comentário:

Postar um comentário