Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

domingo, 18 de junho de 2017

Reposição de colágeno por balas de gelatina FINI: é possível?

As Balas de Gelatina Fini Natural Sweets Vitamina Colágeno são fabricadas à base de gelatina e contém adição de colágeno, elas possuem o objetivo de auxiliar na reposição do colágeno e na dieta de baixa ingestão de açúcar. Em suas propagandas, ela ainda é enaltecida por possui corante e aroma natural, e não conter glúten ou açúcares. Mas será que essas balas realmente são eficientes na reposição de colágeno?  



Introdução
Nos dias atuais, a busca pela vida saudável, pela beleza do corpo, por ser fitness tem aumentado constantemente e há muitos que andam se aproveitando dessa nova “onda”. Muitos andam lançando mão de produtos inovadores, produtos capsulados ou até mesmo em forma de gelatinas contendo colágeno, por exemplo, podem ser encontrados em prateleiras de farmácias e, quem sabe no mercado.
                Frequentemente a proposta desses produtos não é realmente uma verdade. Tomar essas cápsulas ou comer essas balas, muitas vezes, não leva a uma real reposição ou absorção significativa da substância desejada. Não obstante, essas marcas, muitas vezes, usam celebridades que possuem muitos seguidores em redes sociais para fazer propaganda de seus produtos.

Fundamentos Bromatológicos e Discussão
            Como ingredientes presentes no rótulo: Xarope de Glicose, Açúcar, Água, Colágeno, Concentrado de Cenoura, Maçã e Cártamo, Óleo Vegetal não Hidrogenado de Coco e Palmiste, Gelificantes: Gelatina e Pectina, Acidulantes: Ácido Cítrico e Ácido Láctico, Antioxidante: Lactato de Sódio, Aromas Naturais de: Morango, Maçã Verde e Laranja e Corantes Naturais: Antocianina e Clorofilina Cúprica. Não Contém Glúten.
Tabela nutricional:
Informação Nutricional
Quantidade por porção
18 g (1 pacote)
% VD (*)
Valor energético/ Calorias
63 kcal = 266 kJ
3
Carboidratos
15 g
5
Proteínas
1,0 g
1
Sódio
11 mg
0
“Não contém quantidade significativa de gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans e fibra alimentar”. (*) % Valores Diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

           
Este é um produto a base de gelatina e contem adição de colágeno. O colágeno é um ingrediente com características funcionais, é uma proteína de origem animal, cuja função no  organismo é contribuir com a integridade estrutural dos tecidos em que está presente. Ele pode ser encontrado nos tecidos conjuntivos do corpo, tais como os ossos, tendões, cartilagens, veias, pele, dentes, bem como nos músculos e na camada córnea dos olhos.
            gelatina é um derivado bovino e tem a habilidade de formar géis estáveis e reversíveis. É amplamente utilizada na indústria de alimentos, cosméticos e fármacos, sendo produzida em grande escala e a preços relativamente baixos, justificando assim o grande interesse em seu uso devido às suas propriedades multifuncionais: habilidade de formar géis estáveis e reversíveis.
                A principal diferença da gelatina para o colágeno, o qual pode ser comprado na forma de pó ou cápsulas, é que a gelatina não passa pelo processo de hidrólise, ou seja, ela não é hidrolisada, mas também é colágeno (não hidrolisado). Por outro lado, o colágeno hidrolisado (tipo I) também é um derivado bovino com alto conteúdo protéico (84 a 90%), sua extração é feita em água ou através de enzimas, este processo de hidrólise quebra as moléculas da proteína presente no colágeno. Logo, com um tamanho menor, elas são absorvidas pelo organismo com mais facilidade. O colágeno hidrolisado não apresenta poder de gelatinização, sendo de fácil manuseio e pode ser usado no preparo de diversos alimentos em conjunto com a gelatina.
                As balas de gelatina Fini Natural Sweets Vitamina Colágeno de 18g são fabricadas à base de gelatina e sua propaganda diz que ela possui o objetivo de auxiliar na reposição do colágeno e na dieta com baixa de ingestão de açúcar. Ainda se dizem ótimas para acompanhar o dia-a-dia, pois vêm em embalagem prática de 18 gramas, sendo “perfeita” para consumo após o lanche e ideal para levá-la a academia, piqueniques, reunião de trabalho, no ônibus ou no carro.
                No endereço eletrônico da marca, há a seguinte descrição: “Sendo uma das proteínas mais abundantes no organismo, o colágeno é importante para o ser humano, em todas as fases da vida. São exemplos de boas fontes do colágeno, a gelatina, carnes, ovo e frutas cítricas.”
                Observando a lista de ingredientes, percebe-se a presença de xarope de glicose e açúcar. Ou seja, não é um alimento capaz de ajudar na dieta de quem pretende diminuir a ingesta de açúcar. Por outro lado, como é possível notar na lista de ingredientes, nessas balas há realmente a presença de colágeno, porém, é o colágeno na sua forma íntegra, o qual apresenta uma taxa de absorção irrelevante pelo nosso organismo. O ideal para consumo oral é o colágeno hidrolisado, o mesmo é reconhecido como um nutracêutico seguro, cuja combinação de aminoácidos estimula a síntese de colágeno nas cartilagens e na matriz extracelular de outros tecidos.

Legislação
            A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estabeleceu na RDC N° 18, DE 30 DE ABRIL DE 1999, as diretrizes básicas para análise e comprovação de propriedades funcionais e/ou de saúde alegadas em rotulagem de alimentos, tais como:
a) não se pode apresentar no rótulo atributos de efeitos ou propriedades que não possam ser demonstrados;
b) é proibida a indicação de que o alimento possui propriedades medicinais ou terapêuticas.
                Ainda sobre as diretrizes para utilização da alegação de propriedades funcionais e ou de saúde, é previsto nessa RDC que são permitidas alegações de função e/ou conteúdo para nutrientes e não nutrientes; podendo ser aceitas aquelas que descrevem o papel fisiológico do nutriente ou não nutriente no crescimento, desenvolvimento e funções normais do organismo, mediante demonstração da eficácia. Para os nutrientes com funções plenamente reconhecidas pela comunidade científica não será necessária a demonstração de eficácia ou análise da mesma para alegação funcional na rotulagem.
                Na Consulta Pública nº 66, de 16 de agosto de 2001, feita ANVISA, diz:
 “12. PROPAGANDA
12.1. Deve atender ao disposto no Decreto -Lei 986, de 12 de outubro de 1969 e ao Regulamento Técnico específico sobre propaganda de alimentos.
12.2. Qualquer informação sobre as propriedades do produto, veiculada por qualquer meio de comunicação, não pode ser diferente daquela aprovada para a rotulagem.
12.3. Qualquer folheto que venha a acompanhar o produto não pode veicular informações diferentes daquelas aprovadas para a rotulagem.”

Conclusão
                Assim, é possível dizer que esse produto não segue a Consulta Pública nº 66, de 16 de agosto de 2001, fazendo, desse modo, uma propaganda irregular de seu produto.  Esse produto também não obedece as diretrizes da RDC N° 18, DE 30 DE ABRIL DE 1999, uma vez que é atribuído a ele efeitos e propriedades que não podem ser demonstradas, pois o colágeno íntegro não é absorvido, logo, não exerce suas funções. O produto, além disso, apresenta indicação propriedades terapêuticas, pois diz que aumenta a absorção de colágeno, o que é uma afirmação falsa e proibida de ser feita.
                Dessa maneira, é uma ilusão acreditar que essas balas são uma fonte de colágeno para quem busca reposição do mesmo, bem como seu consumo é um engodo para quem objetiva uma dieta com uma redução na quantidade de açúcar.
                É verdade que existem muitos consumidores intentando uma vida mais saudável, os quais, por outro lado, não querem abrir mão de suas guloseimas, desde que essas sejam “saudáveis”. Sendo esse grupo de pessoas, o qual cresce progressivamente, o público alvo do produto Balas de Gelatina Fini Natural Sweets - Vitamina Colágeno. Isso nos leva a acreditar que esse produto não passa de uma jogada de marketing.

Referências
Ø  Porfírio, Elisângela, and Gustavo Bernardes Fanaro. "Collagen supplementation as a complementary therapy for the prevention and treatment of osteoporosis and osteoarthritis: a systematic review." Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia 19.1 (2016): 153-164.
Ø  GONÇALVES, Gleidiana Rodrigues et al. Benefícios da ingestão de colágeno para o organismo humano. Revista Eletrônica de Biologia (REB). ISSN 1983-7682, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 190-206, ago. 2015. ISSN 1983-7682. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/reb/article/view/18568>. Acesso em: 17 jun. 2017.
Ø  FERREIRA DA SILVA, Tatiane; BARRETTO PENNA, Ana Lúcia. Colágeno: Características químicas e propriedades funcionais. Rev. Inst. Adolfo Lutz (Impr.),  São Paulo,  v. 71,  n. 3,   2012 .   Disponível em <http://periodicos.ses.sp.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0073-98552012000300014&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  17. jun.  2017.
Ø  ANVISA. Consulta Pública nº 66, de 16 de agosto de 2001 D.O de 17/08/2001. Disponível em: <http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/CP/CP%5B2820-1-0%5D.PDF>Visualizado 17.06.2017.
Ø  ANVISA. RDC N° 18, DE 30 DE ABRIL DE 1999. Disponível em: < http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/2718376/RES_18_1999_COMP.pdf/dd30fd35-e7ea-4f8d-be72-ae2e439191b0> Acesso em 18.06.2017
Ø  Fini Store, Disponível em: <http://www.finistore.com.br/natural-sweets-colageno/p> Acesso em 17.06.2017
Droga Raia, Disponível em: < http://www.drogaraia.com.br/cuidados-diarios/fini-natural-sweets-colageno-sache-18g.html> Acesso em 17.06.2017

12 comentários:

  1. A análise da tabela nutricional das balas Fini já revela um dado preocupante. Dos 18g da porção, 15g são de carboidratos (açúcar) e somente 1 g (5%) de proteínas (colágeno). Ainda que a reposição oral de colágeno possa contribuir para a regeneração dos tecidos e possuir uma atividade terapêutica, é improvável que tal objetivo possa ser alcançado consumindo as balas Fini. O colágeno, como qualquer outra proteína presente na dieta, só pode ser absorvido pelo corpo quando degradado nas suas unidades básicas que o constituem, isto é, os aminoácidos. Dessa forma, os aminoácidos absorvidos podem ser utilizados pelo corpo como "blocos de construção" para formação de novas proteínas, seja elas o colágeno ou não. Como sempre, o princípio da economia da natureza também se aplica aqui - o que o corpo faz, na verdade, é utilizar esse aporte de aminoácidos para síntese de proteínas que "necessita", e o colágeno será sintetizado pelo corpo somente quando for necessário. Além disso, os aminoácidos constituintes do colágeno não são o único fator limitante na sua síntese. Sabe-se que o ácido ascórbico, ou vitamina C, desempenha um papel como co-fator na síntese do colágeno, ou seja, sua presença é fundamental para que o mesmo seja formado adequadamente. Uma dieta carente em vitamina C pode comprometer a síntese de colágeno da mesma forma que uma dieta carente em proteínas. Dessa forma, aqueles interessados na suplementação de colágeno podem obter melhores resultados com uma ingesta adequada de proteínas e vitamina C ao invés do consumo das balas Fini.

    ResponderExcluir
  2. A partir da propaganda feita pela marca podemos argumentar que se trata de uma inverdade. As balas de gelatina seriam recomendadas para pessoas que visam uma ingesta de alimentos com propriedades nutricionais e fisiológicas melhores, porém em 18 gramas de produto, 15 gramas são de carboidratos (ou seja , açúcar) proveniente do xarope de glicose (componente mais abundante no produto. Além disso, apenas um porcento do produto é constituído por proteínas, componente que seria fundamental para viabilizar a propaganda de repor o colágeno através da ingesta das balas.
    Entretanto existe uma questão relevante quanto a reposição do colágeno. Quando o indivíduo ingere qualquer tipo de proteína, essa será degradada no trato gastrointestinal e resultará nas unidades formadoras das proteínas, os aminoácidos. Dessa forma, essa ingesta de colágeno não significa que o indivíduo está aumentando a quantidade de colágeno no corpo.
    A propaganda do produto também não está de acordo com a legislação vigente, uma vez que diz que o produto irá realizar uma função que não se pode ser comprovada. Além de atribuir funções terapêuticas para o produto o que está em desacordo com as RDC para a produção de alimentos.
    Portanto, a ingesta de balas fini só garante uma maior ingestão de carboidratos e de proteínas, o que não faz com que a reposição de colágeno por balas de gelatina FINI seja possível.

    ResponderExcluir
  3. Percebemos que, além de propaganda enganosa, prometendo um resultado de de absorção de colágeno e baixa ingestão de açúcar que não é viável, a promessa do produto não está de acordo com a legislação vigente, a RDC N° 18/99. Nessa resolução se consta que não se pode apresentar no rótulo do alimento atributos de efeitos ou propriedades que não possam ser demonstrados, tampouco fica permitido a indicação de que o alimento possui propriedades medicinais ou terapêuticas. Dessa forma, vemos que de saudável e de auxílio em dietas saudáveis esse produto deixa a desejar e é condenável que continue a ser vendido com essa embalagem.

    ResponderExcluir
  4. Após ler o texto é possível concluir que as balas de gelatina FINI não são feitas para reposição de colágeno, ou seja, a propaganda é enganosa. Pode-se perceber que a maior quantidade presente na bala é o carboidrato (15g) e a proteína(colágeno) apresenta apenas 1g. Também podemos destacar que o colágeno presente na bala é o colágeno não hidrolisado, então ele não é absorvido e nem utilizado pelo organismo. Sendo assim, uma pessoa que busca consumir colágeno deve optar pelo colágeno hidrolisado, pois este apresenta moléculas de proteínas quebradas facilitando sua absorção.

    ResponderExcluir
  5. Não é novidade que a indústria alimentícia e farmacêutica utilizam propagandas que induzem os consumidores a acreditarem que estão adquirindo e utilizando produtos saudáveis. No caso da bala de Gelatina Fini Natural Sweets - Vitamina Colágeno é notório que a maior parte da composição é carboidrato, ou seja, açúcar. Com tudo o principal objetivo do produto seria a reposição do colágeno que nesse produto encontra-se na forma a qual não conseguimos absorver e utilizar. A utilização do colágeno na sua forma não hidrolisada faz com que o produto não passe de uma propaganda enganosa e jogada de marketing, sendo apenas mais uma guloseima.

    ResponderExcluir
  6. A fini é uma das mais famosas e maiores empresas de doces dos últimos tempos, ela possui uma marca grande e reconhecida. Sua nova linha “bem-estar” apresenta vários produtos, com vários objetivos diferentes e a bala de colágeno é um deles, mas será que com essa bala é possível fazer uma reposição de colágeno visando o bem- estar como propõe a linha?
    Não creio que seja o caso visto as informações passadas pelo post, o colágeno nada mais é que uma proteína e sendo uma proteína ele é formado pelas unidades formadoras de proteínas que são os aminoácidos que se organizam a partir de ligações peptídicas para formar as diferentes proteínas que existem no corpo humano. Então ai que vem a pergunta, como que essas balas de colágeno v ao ser digeridas e absorvidas para formação dessa proteína em especifico? O colágeno integro não é absorvido, então a proposta que a bala tem não é válida já que não há como prever qual proteína o organismo vai formar, então a proposta do produto que diz que aumenta a absorção de colágeno, não poderia ser afirmada pelo tal.
    Além dessas discrepâncias, o produto apresenta uma grande quantidade de açúcar (15 gramas segundo o rotulo), na minha opinião é errado um produto que apresenta como nome da linha “bem-estar” apresentar essa quantidade toda de carboidrato (açúcar) num pacotinho de 18 g.

    ResponderExcluir
  7. O colágeno, que é uma proteína fibrosa encontrada nos tecidos conjuntivos do corpo, tem a função de contribuir com a resistência e elasticidade dos tecidos. Muitos buscam sua ingestão para ajudar a sustentação de diversos tecidos por uma questão visual. A ingestão de colágeno não necessariamente significará que esta pessoa está adquirindo em sua estrutura colágeno, já que essa substância é uma proteína. Ao serem ingeridas, as proteínas são degradadas para sua unidade fundamental, o aminoácido. Esses aminoácidos são utilizados para diversas funções, dentre elas, a “construção” de novas proteínas necessitadas pelo corpo. Dessa forma, ao ingerir colágeno, você fornecerá para o seu organismo os aminoácidos que podem dar origem ao colágeno, mas isso não quer dizer que ele será formado. O interessante é que a propaganda presente na embalagem informa que não contém açúcares, sendo que o ingrediente majoritário é o xarope de glicose e os carboidratos são responsáveis por 15 g dos 18g totais. Ou seja, ao consumir esse produto, você ingerirá 5% dos valores diários de carboidratos. Além disso, o texto também discute a respeito da legislação em que é proibida a indicação de que o alimento possui propriedades medicinais ou terapêuticas, o que o produto claramente faz.
    Silva, Tatiane Ferreira da; Penna, Ana Lúcia Barretto. Colágeno: caracteristicas químicas e propriedades funcionais. Revista do Instituto Adolfo Lutz, v. 71, n. 3, p. 530-539, 2012.

    ResponderExcluir
  8. A partir da tabela nutricional do produto é notável uma informação preocupante: das 18g de produto, 15g são de carboidratos, ou seja açúcar que são oriundos do componente em maior quantidade do produto que no caso é o xarope de glicose e somente 1g de proteínas (colágeno) que pela propaganda no produto deveria ser o componente em sua maior quantidade. Logo, já pela embalagem é possível observar que o produto não cumpre com o que promete, além do mais na propaganda também diz que não contém glúten ou açúcares, sendo este encontrado em grande quantidade. Ademais, é preciso mencionar a questão da reposição de colágenos, pois quando o indivíduo ingere proteína, a mesma é degradada e resulta nos aminoácidos, assim não significa que o mesmo esteja aumentando essa quantidade de colágeno no corpo, além disso, o produto apresenta colágeno íntegro, ou seja, com baixa absorção e utilização pelo nosso organismo, o colágeno deve ser consumido da forma hidrolisada. Logo, essas questões são preocupantes, pois precisaria de um olhar mais crítico para analisar esses erros que são observados no produto. Para quem procura um produto como fonte de colágeno, um alimento saudável e sem açúcar é melhor optar por outras opções.
    Portanto, o produto promete um resultado que ele não cumpre como reposição de colágeno e baixa ingestão de açúcar, não estando de acordo com a legislação (RDC N° 18/99), ou seja, garante apenas maior consumo de carboidratos. É preciso mencionar ainda, a consciência nutricional e a importância de ler o rótulo.

    ResponderExcluir
  9. Os dados expostos são muitos pertinentes, uma vez que o colágeno disponível nas balas “fini” não se encontra em sua forma hidrolisada. Somado a isso, é importante termos em mente que, segundo a Instrução normativa 28 de 26 de Junho de 2018, não é autorizado o uso de colágeno em suplementos alimentares para crianças de primeira infância (1 a 3 anos). Tratando-se de uma bala de goma com odor, cor e sabor atrativos, o risco do consumo indevido e/ou excessivo por uma criança torna-se ainda maior. Apesar de ser um produto autorizado pela Anvisa, em seu rótulo não há nenhuma indicação da restrição para criança entre 1 e 3 anos.

    ResponderExcluir
  10. Pode-se interpretar a propaganda feita como uma possível inverdade. A marca promete um alimento para pessoas que visam ingerir alimentos com propriedades nutricionais e fisiológicas melhores, porém mais de 80% das balas é composto por açúcar proveniente do xarope de glicose e menos de 20% é composto por proteínas. Além disso, o colágeno presente neste produto não se encontra da forma hidrolisada, o que significa que a sua taxa de absorção é muito menor do que o ideal para que o produto possa cumprir com o efeito prometido.
    Há também a questão da reposição do colágeno. Qualquer proteína ingerida será degradada no trato gastrointestinal em aminoácidos. Assim, a ingesta de colágeno não levaria a um aumento de colágeno no corpo, como sugere a propaganda. Seria necessária a inclusão de componentes que estimulassem a produção de colágeno pelo indivíduo.

    ResponderExcluir
  11. O produto não esta de acordo com a RDC N° 18/99, por claramente apresentar uma propaganda enganosa. Como falado no trabalho, a sua propaganda diz que o produto não possui açúcares, mas analisando a sua tabela nutricional pode-se ver que em 18g de sua composição, 15g são de carboidratos, ou seja, açúcar. Também não há a reposição de colágeno que é dita como uma das grandes funções da bala de gelatina fini. O colágeno presente no produto é íntegro, o qual não é absorvido significativamente pelo nosso organismo. Portanto, a bala também vai contra a legislação por indicar que o mesmo possui propriedades terapêuticas.

    ResponderExcluir
  12. muito boa materia e melhor com os comentarios,nota dez.

    ResponderExcluir