Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

domingo, 18 de junho de 2017

Picolé Eléctron: O picolé energético

Propagando retirada do site: www.sorveteitalia.com

  Junto com o aumento dos cuidados com o corpo, pela população, vem aumentando também o mercado de produtos com o proposito de auxiliar nessa empreitada que é manter um corpo saudável com o auxilio de exercícios físicos. O Picolé Eléctron, o mais novo lançamento da Sorvete Itália, chega ao mercado com a proposta de ser um produto que pode ser utilizado tanto como pré ou pós treino.



  Na propaganda oferecida pela Sorvete Itália, o Picolé Eléctron promete ser um produto que pode ser utilizado como pré ou pós treino, pois ele ajuda à acelerar o metabolismo, tem ação antioxidante, reduz a fadiga, dentre outras características. Então hoje discutiremos quais componentes presentes no picolé auxiliariam em cada um dos benefícios propostos pela marca.
  Observando-se a tabela nutricional do picolé, podemos analisar sua composição e assim analisar a ação de algumas substâncias, e correlacionar com os benefícios oferecidos pelo produto. Nela encontramos substâncias como proteínas, Vitamina C, Glucorotactona, Taurina e Cafeína.

          Quantidade por porção (58g)                                    %VD
Valor energético
91 Kcal
5
Carboidratos
10g
3
Proteínas
8g
11
Gorduras Totais
2,8g
5
Gorduras Saturadas
1,6g
7
Gorduras Trans
0
-
Fibras Alimentares
0,4g
2
Sódio
18mg
1
Vitamina C
30mg
0,7
Glucoronatactona
154mg
-
Inositol
12mg
-
Taurina
250mg
-
Tabela nutricional retirada da embalagem de um Picolé Eléctron

 Fundamentos Bromatológicos
  A Taurina é um aminoácido encontrado no cérebro, retina, coração e células de orgãos reprodutores, podendo também ser encontrada em carnes e frutos do mar.  A taurina é um antioxidante, protegendo contra o estresse oxidativo. Se conjuga com ácidos biliares, formando sais e ajudando na emulsificação de lipídios, além de apresentar ação anti inflamatória. Também ajuda na sua desintoxicação por se conjugar com vários fármacos para ajudar na sua eliminação. Além disso, estudos demonstraram que pessoas apresentam uma capacidade de exercício maior, após o seu consumo.


Imagem da molécula da Taurina

  A Glucoronolactona é um metabólito da glicose, tendo ação antioxidante, além de atuar aumentando o metabolismo do fígado (aumentado sua eficácia). 


Imagem da molécula de Glucoronolactona

  A Cafeína é um alcaloide do grupo das metilxantinas encontrada em certas plantas. A cafeína atua sobre o metabolismo basal e aumenta a produção de suco gástrico, aumenta performance física e motora, diminui sensação de fadiga, além de aumentar prontidão, vigília e sentimentos de "energia". Em doses terapêuticas, aumenta capacidade de trabalho e vasodilatação periférica. É um estimulante cardíaco e respiratório, e estimulante do Sistema Nervoso Central (diminuindo sensação de fome e aumentando sensação de saciedade).


Imagem da molécula de Cafeína

Legislação  
  Segundo a RDC 54, de 12 de novembro de 2012,  para um alimento ter um alto teor de proteína em sua composição,  é necessário que ele apresente no mínimo 12g de proteína em 100 g de alimento.

Discussão
  Tendo como base a RDC 54, de 12 novembro de 2012, o picolé Eléctron apresenta alto teor proteico, pois em 100g de produto ele teria o equivalente a 13g de proteínas. Com isso, o picolé também auxilia no ganho de massa muscular.
  O picolé apresenta propriedades antioxidantes, pois possui em sua composição a Taurina e a Glucoronolactona. Além disso, a Taurina aumenta a capacidade de exercício de uma pessoa, implicando em um aumento na  resistência aeróbica (capacidade de uma pessoa de desenvolver um esforço de intensidade reduzida ou media durante um tempo prolongado). A cafeína é a substância presente no picolé responsável por aumentar a energia e diminuir sensação de fadiga, além de acelerar o metabolismo.

Conclusão
  Com isso, concluímos que o picolé Eléctron apresenta os benefícios propostos, e que isso é dado devido a presença de diversas substâncias como: a Cafeína, Proteínas, Taurina e a Glucoronolactona.

Referências Bibliográficas:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária. RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA – RDC Nº 54, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2012. Link: http://portal.anvisa.gov.br/documents/%2033880/2568070/rdc0054_12_11_2012.pdf/c5ac23fd-974e-4f2c-9fbc-48f7e0a31864. Acessado em: 10 de Junho de 2017.

Caine, J. J., Geracioti, T. D. Taurine, energy drinks, and neuroendocrine effects. Cleveland Clinic Journal of Medicine. Ed.86, n.12, p. 895-904.

Ricciutelli, M., et al. Simultaneous determination of taurine, glucuronolactone and glucuronic acid in energy drinks by ultra high performance liquid chromatography–tandem mass spectrometry (triple quadrupole). Journal of Chomatography A. Ed. 1364, p. 303-307, 2014.

Warburton, D. M, et al.An evaluation of a caffeinated taurine drink on mood, memory and information processing in healthy volunteers without caffeine abstinence. Pshycopharmacology. Ed. 158, p. 322-328, 2001.


8 comentários:

  1. O enriquecimento de alimentos, principalmente em alimentos que são classificados como “calorias vazias”, como as sobremesas e doces industrializados, é uma estratégia que vem sendo bastante empregada pela indústria de alimentos e de certa forma é bem interessante. Visto que promove algum benefício nutricional em alimentos que até então não possuiam nenhum, fora o ganho energético proveniente de carboidratos e gordura.
    Por outro lado, quando se pensa em alimentação saudável, os alimentos não industrializados como legumes, verduras Além disso, a suplementação alimentar, que se tornou muito frequente nos últimos e frutas continuam sendo as melhores opções.
    anos, principalmente por pessoas praticantes de esportes (como a ingestão de shakes de proteína), vem sendo cada vez mais contestada e indicada somente em casos de real necessidade.
    Deste forma, acredito que apesar de ser uma ideia interessante comercialmente falando, não faria e nem recomendaria o uso de alimentos deste tipo.

    ResponderExcluir
  2. O enriquecimento nutricional de alimentos vem se tornando cada vez mais comum na indústria. Porém, no caso deste produto, não retira-se os efeitos calóricos das gorduras ainda presentes. Esse apelo da indústria de tentar tornar o alimento "menos prejudicial a saúde" nem sempre é genuíno, já que muita das vezes estão visando um ganho econômico. Além disso, o abuso dessas moléculas por pessoas que estão buscando um efeito imediato pode ser perigosos. Compostos com efeito antioxidante, por exemplo, podem ser encontrados em diversos alimentos naturais mais acessíveis, como em frutas cítricas, que contém limoneno, além de diversos outros compostos importantes, como vitamina C.
    Então, apesar de ser uma ideia interessante, acredito que a indústria tenha desenvolvido com o intuito de ter um maior apelo comercial e aumentar o público alvo.

    ResponderExcluir
  3. Previne o diabetes: A taurina é um aminoácido condicionalmente essencial para o ser humano, se concentra nas células alfa do pâncreas. Ela melhora o funcionamento do metabolismo de glicose e aminoácidos. Estudos revelam que de alguma forma, a taurina modula o controle parácrino, no qual um hormônio produzido por uma célula controla a atividade da célula vizinha, a insulina, favorecendo maior ou menor secreção do hormônio dependendo do caso. Desta forma ajuda a prevenir o diabetes.

    ResponderExcluir
  4. De acordo com o rótulo do picolé, o produto está de acordo com a RDC 54, de 12 de novembro de 2012 possuindo alto teor de proteínas e pode ser usado para pessoas que fazem exercícios com a intenção de ganhar massa. Além disso, o picolé possui taurina que possui efeito ergogênico observado do componente aeróbio centrado no aumento da capacidade temporal de realização do exercício, enquanto que na atividade anaeróbia há melhor resposta dos íons de cálcio durante a contração muscular. Outro componente encontrado no picolé é a cafeína que quando utilizada deforma controlada melhora o desempenho físico em atividades máximas e supramáximas de curta duração e em atividades de média e longa duração, com intensidade moderada. A baixa quantidade de fibra alimentar no produto contribui para a sensação de não saciedade, então acredito que só o picolé como pré-treino ou pós treino não será suficiente, então não vale a pena substituir alimentos como frutas e legumes por um picolé.

    https://www.elsevier.es/es-revista-revista-andaluza-medicina-del-deporte-284-articulo-efeito-da-ingestao-taurina-no-X1888754612850237

    ResponderExcluir
  5. A proposta está de acordo com a RDC 54, de 12 de novembro de 2012 em relação ao seu valor proteico, porém também há a RDC Nº 273/2005 que estabelece os valores máximos de taurina, inositol, glucoronolactona e cafeína em composto liquido pronto para o consumo e acredito que poderia ser trazido para a discussão. Os limites são para: Inositol (20mg/100ml), glucoronolactona (250mg/100ml), taurina (400mg/100ml) e cafeína (35mg/100ml). Me perguntei então se o produto estaria de acordo com essa RDC também. O produto possui 58g, para transformar em ml, usei como densidade 0,425g/ml pois não achei a densidade do picolé eléctron, e como gostaria de fazer uma especulação acerca das concentrações utilizadas das substancias, utilizei a RDC Nº266/2005 que determina 425g/L como densidade aparente mínima para “gelados comestíveis”. Em ml, esse picolé dessa forma teria cerca de 136,5ml. Logo, em 100ml ele teria em torno de: 16,1mg de cafeína, 8,8mg de inositol, 112,8mg de glucoronolactona e 183,1mg de taurina. Logo, de acordo com os valores estabelecidos pela RDC Nº273/2005. Porém, essa mesma RDC diz: “Não são permitidas expressões tais como ‘energético’, ‘estimulante’, ‘potencializador’, ‘melhora de desempenho’ ou frase(s) equivalente(s), inclusive em outros idiomas.”O picolé tem em sua embalagem termos como “energético” e para a propaganda “energia extra” e “acelera metabolismo”, o que parecem estar em desacordo com essa RDC citada, se pudermos aplicá-la nesse caso.

    ResponderExcluir

  6. Como descrito no artigo, o Picolé Eléctron possui substâncias como a taurina, glucoronolactona e cafeína, além disso, sua propaganda é voltada para o público praticante de exercício físico. Sem dúvidas, a presença desses componentes para tal público é bom, pois quando utilizado antes do treino, pode ser a fonte de energia de suporte; quando utilizada após o treino, pode ser a fonte de energia requerida para recuperação metabólica.
    Mesmo levando em consideração que a ingestão de alimentos processados nunca é o ideal, essa alternativa da ingestão do picolé para praticantes de atividade física é válida, pois esse picolé apresenta ingredientes mais vantajosos para saúde nutricional quando comparados à picolés tradicionais, que não apresentam um teor significativo de proteínas, por exemplo. Portanto, a ingestão ocasional do Picolé Eléctron seria uma boa estratégia de consumo de doces para aqueles indivíduos que fazem questão de manter essa categoria em sua dieta.

    ResponderExcluir
  7. O picolé apresenta uma proposta interessante diferente das usuais no mercado, onde encontramos produtos ricos em gorduras trans e com conteúdo nada natural. Seu alto teor de proteína e baixo teor de gordura são atrativos para um público que pratica atividade física e procuram ter o prazer de consumir um sorvete sem o peso na consciência.
    Apesar das funções benéficas da taurina como agir como transmissor metabólico e fortalecer as contrações cardíacas, ser utilizada como suplemento energético devido ao seu efeito desintoxicante, já que age facilitando a excreção pelo fígado das substâncias que já não são mais úteis para o organismo e intensifica os efeitos da insulina, sendo responsável por um melhor funcionamento do metabolismo de glicose e aminoácidos, demos ter atenção aos niveis da mesma no organismo, seu consumo deve ser moderado.

    ResponderExcluir