Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sábado, 17 de junho de 2017

Livina fibras, poderia substituir fontes convencionais de fibras?

Introdução
LIVINA FIBRAS é um novo conceito em suplementação de fibras com intuito de regular o intestino. São fibras em gomas especialmente desenvolvidas como resposta à necessidade latente das pessoas em manter uma dieta equilibrada de fibras no dia a dia. LIVINA FIBRAS possui FOSFIBRA, uma combinação de frutoligossacarídeos e polidextrose.

As fibras solúveis tem diversos benefícios a saúde como redução dos níveis de gordura no sangue, diminuição dos níveis de pressão arterial, diminuição dos níveis de colesterol, diminuição do quadro de constipação intestinal, maior sensação de saciedade, redução da absorção de glicose e etc.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a ingestão em  adultos é de, em média, 35 g/dia de fibras diariamente e elas podem ser encontradas em alimentos como aveia, feijão, lentilha, ervilha, soja, laranja, maçã, cenoura, farelo de aveia, grão-de-bico, farelo de trigo, chia, arroz integral, figo seco, sementes de abóbora, linhaça, entre outros. Nesse contexto, levando em consideração que uma porção de livina fibras é de 4,3g e que o consumo recomendado diário é de 35g/dia seria suficiente este suplemento?
Legislação
A rotulagem dos produtos que obtiverem autorização para uso de alegações de propriedades funcionais e de saúde devem apresentar o texto da alegação exatamente como aprovado no processo de avaliação, incluindo advertências e outras informações exigidas para veiculação conjunta. Qualquer informação ao consumidor que seja utilizada em um instrumento de divulgação do produto não poderá veicular alegações de propriedade funcional ou de saúde diferente daquelas aprovadas pela Anvisa para constar em sua rotulagem, conforme estabelece o Artigo 23 do Decreto-Lei n. 986/1969.
No caso das fibras a alegação deve ser “As fibras alimentares auxiliam o funcionamento do intestino. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”.
Esta alegação pode ser utilizada desde que a porção do produto pronto para consumo forneça no mínimo 2,5g de fibras, se considerar a contribuição dos ingredientes utilizados na sua preparação, além disso na tabela nutricional deve ser declarada a quantidade de fibras alimentares. No caso de produtos nas formas de cápsulas, tabletes, comprimidos e similares, os requisitos devem ser atendidos na recomendação diária do produtos pronto para o consumo, conforme a indicação do fabricante e quando apresentada isolada deve conter a seguinte informação em negrito: “O consumo deste produto deve ser acompanhado da ingestão de líquidos”.

Aspectos bromatológicos
Fibras são carboidratos que não podem ser digeridos pelo nosso organismo, portanto esses carboidratos não são quebrados quando chegam ao nosso intestino, aumentando o bolo fecal, o trânsito intestinal e diminuindo a absorção de açúcares, gorduras e colesterol. Possuem diversas funções no organismo como por exemplo: Estimulam o processo de mastigação, a secreção da saliva e o suco gástrico, melhorando a qualidade da digestão;Proporcionam uma sensação de saciedade, reduzindo a fome; 
Promovem regulação do trânsito intestinal, atrasando o esvaziamento gástrico, tornando mais lenta a digestão e facilitando a absorção dos nutrientes; Devido a sua capacidade de absorver água, há uma melhora na evacuação; Atuam no metabolismo dos carboidratos e no controle da glicemia, formando um gel (pectina e goma) no intestino, que retarda a digestão e a absorção de glicose na corrente sanguínea; As fibras solúveis, diminuem especificamente o colesterol LDL
.
Podem ser classificadas em fibras solúveis e fibras insolúveis de acordo com a solubilidade de seus componentes em água. Como exemplos de fibras solúveis podem ser citadas: pectinas, gomas e certas hemiceluloses e de fibras insolúveis: celulose, algumas pectinas, grande parte das  hemiceluloses e ligninas.  As fibras solúveis são responsáveis pelo aumento da viscosidade do conteúdo intestinal e redução do colesterol plasmático, já as fibras insolúveis aumentam o volume do bolo fecal, reduzem o tempo de trânsito no intestino grosso e tornam a eliminação fecal mais fácil e rápida. Portanto, de uma forma geral, as fibras regularizam o funcionamento intestinal.
Fos Fibra é uma combinação de duas fibras solúveis, sendo a FOS (frutooligossacarídeo) e a Polidextrose, assim essas duas agindo em conjunto são capazes de formar uma composição natural e equilibrada para o corpo. Quando essas fibras entram em contato com a água elas se desovem e acabam virando um gel do organismo. Esse gel que é tido, acaba ajudando o organismo á eliminar a água e todo o alimento contido, fazendo com que seu intestino libere e não mantendo a prisão de ventre.
Discussão
Sabe-se que a deficiência de fibras pode levar ao surgimento de problemas de saúde,como: constipação intestinal, doenças cardiovasculares e câncer de intestino. Porém, o consumo exagerado também é desaconselhado, pois pode interferir negativamente na absorção de minerais, especialmente cálcio e zinco e além disso causar disbiose intestinal.
Levando em consideração essas informações os consumidores devem ficar atento ao consumo exagerado de fibras, mas também deve ficar atentos a pouca ingestão da mesma. A tendência de consumo de alimentos processados pode prejudicar a ingestão diária de fibras. O processamento retira alguns nutrientes do alimento, incluindo as fibras. Além disso, alguns alimentos industrializados não fornecem informações suficientes sobre a quantidade de fibras presentes, o que pode confundir o consumidor.
Em alguns casos, é melhor consumir alimentos, como frutas, legumes e verduras, que são ricas fontes de fibras e micronutrientes.

Conclusão
Portanto embora muitos alimentos tenham propriedades funcionais comprovadas, nenhum substitui uma alimentação equilibrada e uma vida saudável, com a prática regular de atividades físicas.

Referências




http://www.anvisa.gov.br/alimentos/comissoes/novos_ingredientes.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário