Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quarta-feira, 14 de junho de 2017

DetoxSlim: O corpo alcança, o que a mente determina.




(Figura 01: Detox Slim)

As dietas Detox prometem ao indivíduo o emagrecimento e “limpeza” do organismo, mas há evidências científicas? O DetoxSlim realmente ajuda a emagrecer e desintoxicar o corpo, sem a utilização de dietas? As dietas Detox prometem ao indivíduo o emagrecimento e “limpeza” do organismo, mencionando que o corpo acumula substâncias tóxicas que devem ser eliminadas por meio do consumo de substâncias detoxificantes. 


1) RESUMO:

Para potencializar o funcionamento adequado do seu organismo e eliminação de toxinas, necessita-se de uma alimentação saudável e prática de exercício físico para potencializar essa desintoxicação do corpo.
A empresa que produz o produto DetoxSlim menciona que ele possui uma forma revolucionária, agindo desintoxicando o organismo e removendo quaisquer substâncias nocivas ao corpo, com a finalidade de restaurar todo o equilíbrio nutricional do indivíduo que o utiliza. Também afirma que o produto é 100% natural, não tendo nenhum componente artificial, garantindo que o consumidor que o utilizar durante 3 meses de tratamento emagrecerá muito mais rápido, terá uma boa disposição ao longo do dia, melhorará o bom humor e terá mais energia.
Os produtos contendo as expressões “DETOX”, infelizmente, podem causar confusão ao consumidor, pois trazem a ideia de que possuem funções de “desintoxicação” do organismo, o que não é comprovado cientificamente.
2)    FUNDAMENTOS BROMATOLÓGICOS:

A detoxicação é dividida em 3 fases. A primeira fase visa introduzir um grupo funcional para transformar substancias apolares em polares. A segunda fase ou bioinativação, tem como objetivo transformar as toxinas ativadas na fase 1 em moléculas para eliminação. Na terceira fase (excreção), metabólitos com baixo peso molar são excretados na urina e os com maior peso molar, pela bile.
A possível eficiência desse tipo de dieta deve-se à redução do consumo de alimentos industrializados ou tratados com agrotóxicos, tendo maior ingestão de produtos naturais, frutas, legumes, verduras, pois devido a essa restrição alimentar o organismo conseguirá eliminar as toxinas de maneira mais rápida.
As dietas de desintoxicação comercial raramente identificam as toxinas específicas que deveram ser removidas ou os mecanismos pelos quais eles são eliminados, tornando difícil investigar suas reais funções no organismo. O corpo humano, por exemplo, desenvolveu mecanismos altamente sofisticados para a eliminação de toxinas. O fígado, os rins, o sistema gastrointestinal, a pele e os pulmões desempenham um papel importante na remoção de substâncias indesejadas. As vias utilizadas para a desintoxicação dependem do produto químico específico, embora incluam a conversão para uma forma menos tóxica, como o metabolismo ou conjugação para produzir uma forma solúvel em água para excreção renal.
Comparando a Tabela Nutricional da dieta comercial “detox slim” e RDC n.º 269, de 22 de setembro de 2005 é visto que o produto possui a quantidade de proteínas, vitaminas dentro dos limites estabelecidos pela legislação, porém, a quantidade de algumas vitaminas é muito baixa em comparação com os valores diários recomendados (VDR).


(Figura 02: Tabela Nutricional. FONTE: DETOXSLIM, 2017)

            3) LEGISLAÇÃO:
O controle sanitário de alimentos no Brasil é feito pelos órgãos da saúde, representados pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, e pelos órgãos da Agricultura, incluídos o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A Vigilância Sanitária tem o papel de controlar e fiscalizar produtos industrializados e também de alimentos no comércio nacional. Assim, dependendo do produto, como mencionado, o detox, a fiscalização será feita pelos órgãos da saúde ou da agricultura.
Uma das legislações que tangem esse tipo de produtos é a RESOLUÇÃO RDC nº 360, de 23 de dezembro de 2003, que aprova o Regulamento Técnico sobre Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados, tornando obrigatória a rotulagem nutricional.

       4)    DISCUSSÃO:
As dietas de desintoxicação ou desintoxicação, ditas como detox, são intervenções de curto prazo destinadas a eliminar toxinas do corpo, promover a saúde e auxiliar na perda de peso.
Devido ao grande número de propagandas referente à utilização da Dieta Detox, a ANVISA suspendeu no dia 20/07/2015, a publicidade de 21 produtos detox, ao qual havia uma divulgação irregular de suas propriedades funcionais, pois no produto DetoxSlim, por exemplo, mencionava que haveria a eliminação de toxinas até o fortalecimento de músculo, não mencionando em momento algum a prática de exercícios físicos junto a dieta. De acordo, com o que determina o Regulamento Técnico sobre Rotulagem de Alimentos Embalados (RESOLUÇÃO RDC Nº 360, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003 complementada pela RESOLUÇÃO RDC Nº. 163, DE 17 DE AGOSTO DE 2006) não se deve constar nos rótulos a indicação das propriedades medicinais que não possuam ou não possam ser demonstradas cientificamente. Por esse motivo, a substância Detox Slim foi proibida de realizar qualquer tipo de propaganda referente à divulgação do produto como fonte de emagrecimento e fortalecimento muscular.
Estes alimentos, que possuam qualquer tipo de efeitos benéficos à saúde, devem ser submetidos ao registro sanitário (ANVISA), considerando formulação e características dos mesmos. Cabe ressaltar que qualquer dieta que proporcione um déficit de ingestão de energia promoverá um balanço energético do tipo negativo, ocasionando uma redução da massa corporal do consumidor.
Diversos ensaios clínicos randomizados têm sido realizados para avaliar a eficácia dos comerciais de desintoxicação dietas em seres humanos. Porém, não há estudos que comprovem, cientificamente, a sua eficácia.

      5)    CONCLUSÃO:
A partir da revisão de diversas bibliografias científicas, atualmente, não é totalmente comprovado que as dietas de desintoxicação (Detox) realmente tragam algum benefício ao organismo, ao qual o Conselho Federal de Nutrição também afirma que não havendo evidências científicas, o Conselho orienta as pessoas a terem cuidado na utilização desses tipos de produtos.
Entretanto, seria necessária uma legislação que englobasse esse tipo de produto, mencionando sobre a sua embalagem, publicidade, tabela nutricional e informações adicionais sobre o mesmo, auxiliando as empresas no cumprimento das regras e permitindo uma melhor fiscalização por parte dos órgãos competentes.
Por fim, vale ressaltar que o consumidor deve ter cautela na hora da utilização de produtos comerciais que utilizam esse tipo de dieta e produto, detox comercial, devido a falta de evidência científica que comprove sua real eficácia ao corpo humano..

      6)    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário