Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

domingo, 11 de junho de 2017

Carboidratos em gel: a importância da reposição enérgica para atletas de alto rendimento

Os sachês de carboidratos em gel vêm sendo amplamente consumidos por atletas e praticantes de atividade física regular. Todavia, para muitos, seu mecanismo ainda não foi totalmente elucidado, nem como e quando estes produtos deveriam ser utilizados.

Fundamentos Bromatológicos

Em competições e treinamentos de alto nível, o objetivo é sempre alcançar o máximo da performance física. Para que isto seja possível, o aporte energético deve manter-se estável através da disponibilidade de carboidratos no tecido muscular e no sistema nervoso central.
Destinados a atletas de alto rendimento, os carboidratos em gel surgem para atender suas demandas energéticas e contribuir na otimização de suas performances. 

Dentro de uma gama extensa deste tipo de produto, selecionou-se como exemplo o Energel® da empresa Body Action, visto que é consumido com frequência, devido ao custo relativamente baixo e alta disponibilidade. Conforme consta na informação nutricional, um sachê (30 g) comporta a quantidade total de 19 g de carboidratos. O suplemento energético ainda conta com a presença de determinadas vitaminas, eletrólitos e proteínas extraídas do soro do leite. Vale ressaltar a ausência de estimulantes, como cafeína ou taurina, os quais são comumente encontrados neste tipo de produto. Os carboidratos utilizados no Energel® são a maltodextrina, frutose, dextrose, d-ribose e amido de milho ceroso. Sendo assim, atendem a denominação de “carboidratos multi-transportáveis”, visto que estes são absorvidos no organismo por diferentes receptores (transportadores). Por exemplo, a frutose é absorvida no intestino pelo receptor GLUT-5, enquanto a glicose é preferencialmente absorvida pelo transportador dependente de sódio SGLT-1. Ao dispor de diferentes vias de absorção, evita-se a saturação dos receptores, aumentando a velocidade e eficiência do processo. Ainda, a formulação em gel garante maior facilidade de deglutição e dispensabilidade de mastigação, além de chegar mais rapidamente no intestino em comparação a composições sólidas.
Durante a realização de esforço físico intenso, a demanda energética pode sobrepor os estoques endógenos de carboidratos (glicogênio). Sendo assim, o contínuo esforço físico de alto grau faz com que o organismo encontre novas formas de produzir energia – lipólise e gliconeogênese – as quais não são tão efetivas quanto a via glicolítica na produção de energia e fazem com que o atleta caia de rendimento ou tenha sensação de mal-estar. A partir de níveis de glicemia menores que 65 mg/dL as eficiências física e mental são perigosamente reduzidas. Uma glicemia reduzida ao extremo (< 10 mg/dL) pode gerar convulsões e desligamento de neurônios, provocando coma e, possivelmente, o óbito.
Desse modo, dependendo da modalidade, duração de esforço e nível de competição, alguns atletas podem necessitar de reposição energética previamente ou até mesmo durante o exercício físico de elevado grau, com o fito de manter sua melhor performance física e mental possível. Hoje em dia, os carboidratos em gel são muito utilizados em competições e treinamentos intensos, por serem uma maneira rápida e eficaz de ingestão e absorção deste nutriente.

A seguir, uma tabela adaptada sobre reposição energética recomendada a atletas (Burke et al., 2011):

Indicação
Duração do esforço físico
Quantidade recomendada
Reposição pré-evento
Antes do exercício físico > 60min
1 – 4g × kg-1 consumidos de 1 – 4h antes do evento
Durante esforço físico breve
< 45min
Sem necessidade
Durante esforço físico sustentado de alta intensidade
45 – 75min
Quantidades pequenas de carboidratos
(mouth rinsing)
Durante esforço físico endurance, incluindo esportes acíclicos
1.0 – 2.5h
30 – 60g × h-1
Durante esforço físico
ultra-endurance
>2.5 – 3.0h
Até 90g × h-1


Legislação

É importante frisar que este produto é destinado a atletas. A ANVISA define logo no início da RDC Nº. 18, de 27 de abril de 2010, o que é considerado “atleta”, e apenas para este é recomendado esse tipo de produto. Segundo a entidade, um atleta é um “praticante de exercício físico com especialização e desempenho máximos com o objetivo de participação em esporte com esforço muscular intenso”, e os carboidratos em gel enquadram-se como suplemento energético para atletas: “produto destinado a complementar as necessidades energéticas de atletas”.
No próprio site da ANVISA, é discutido o uso desta suplementação energética por pessoas que praticam atividade física regular com o objetivo de promoção da saúde, recreação, estética, condicionamento físico, aptidão física ou inserção social. É definido que esta parcela da população não deve consumir esse tipo de produto, sem a orientação de um profissional capacitado e competente. Ainda é afirmado que uma dieta balanceada e diversificada é suficiente e recomendável para atender as necessidades nutricionais das pessoas com estes objetivos.

O Art. 7º da RDC supracitada dispõe os requisitos mínimos que os suplementos energéticos para atletas devem atender:
I - o produto pronto para consumo deve conter, no mínimo, 75% do valor energético total proveniente dos carboidratos;
II - a quantidade de carboidratos deve ser de, no mínimo, 15 g na porção do produto pronto para consumo;
III - este produto pode ser adicionado de vitaminas e minerais, conforme Regulamento Técnico específico sobre adição de nutrientes essenciais;
IV - este produto pode conter lipídios, proteínas intactas e ou parcialmente hidrolisadas;
V - este produto não pode ser adicionado de fibras alimentares e de não nutrientes.

Caso não alterem a qualidade final do produto e atendam às restrições e exigências que constam nos Regulamentos Técnicos pertinentes, é permitido o uso de aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia previstos para os alimentos similares quanto à composição e forma de apresentação, como flavorizantes, aromatizantes, corantes e conservantes.
Já o Art. 18º afirma que os produtos previstos nesta resolução podem ser comercializados em diferentes formas de apresentação, como tablete, comprimido, pó, gel, líquido, cápsula, barra, dentre outras, como são corriqueiramente vistos em lojas de suplementos.
Segundo a RDC, não podem constar nos rótulos destes produtos:
I - imagens e ou expressões que induzam o consumidor a engano quanto a propriedades e ou efeitos que não possuam ou não possam ser demonstrados referentes a perda de peso, ganho ou definição de massa muscular e similares;
II - imagens e ou expressões que façam referências a hormônios e outras substâncias farmacológicas e ou do metabolismo;
III - as expressões: "anabolizantes", "hipertrofia muscular", “massa muscular”, "queima de gorduras", "fat burners", "aumento da capacidade sexual", “anticatabólico”, “anabólico”, equivalentes ou similares.

Análise e Discussão

Observando a legislação vigente, é possível notar que o Energel® respeita todos os requisitos supracitados. Possui 19g de carboidratos variados (acima do mínimo de 15g) e estes representam mais do que os 75% do valor energético total do produto. O produto, ainda, não apresenta fibra alimentar e atende todas a exigências de rotulagem. Além disso, há presença das vitaminas C e E, bem como determinados minerais como sódio, selênio, potássio e cloreto.
A empresa ainda optou por adicionar uma pequena porcentagem de proteínas do soro do leite.
Todavia, certos estimulantes como cafeína e taurina não se encontram na formulação. Provavelmente porque estes podem causar distúrbios no sono, e o descanso é de demasiada importância para a otimização da performance física de atletas. Ainda, a creatina é outro componente muito utilizado em suplementos e energéticos e não faz parte do Energel®. Isto se deve ao fato que a creatina, por reter líquidos, pode influenciar no aumento de peso, e muitos atletas restringem seu peso para competir em alto nível, como é o caso, por exemplo, dos esportes de luta.
Recomenda-se a ingestão deste produto sempre com água a fim de diminuir o risco de possíveis distúrbios no trato gastrointestinal. Além disso, é recomendado ao atleta testar a ingestão do gel durante seus treinos, para avaliar a sua tolerância ao produto. Efeitos adversos relatados incluem azia, dor no estômago e intolerância a determinados componentes da formulação. Contudo, a massiva maioria dos atletas é bem tolerável quanto ao uso dos géis de carboidrato.

Conclusão

Pelo exposto, pode-se perceber a real importância do uso de suplementos energéticos, principalmente os que dispõe de carboidratos multi-transportáveis, para atletas de alto rendimento. Estes, de acordo com suas respectivas exigências físicas, necessitam de um olhar diferenciado na sua alimentação e reposição energética, principalmente aqueles que permaneceram em esforço físico intenso por longos períodos de tempo (>2h). Desse modo, conclui-se que a tecnologia dos carboidratos em gel é muito atrativa, pela praticidade e eficiência do seu uso.
Entretanto, é comum encontrar pessoas que realizam atividades físicas por estética ou promoção da saúde utilizando este tipo de produto. Caso não haja a recomendação de um profissional capacitado e competente, não é recomendado o uso de suplementação energética por este público.
É importante ressaltar que, por fim, nenhum tipo suplemento garantirá uma performance física significativa sem treinamento e alimentação prévios e adequados ao objetivo que se espera alcançar.

Bibliografia

AIS Sports Supplement Framework. Acesso em 09/05/2017.
<https://www.ausport.gov.au/__data/assets/pdf_file/0009/594171/CORP_33413_SSF_Sport_Gels_FS.pdf>

ANVISA, RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA – RDC Nº. 18, DE 27 DE ABRIL DE 2010. Disponível em: <
http://crn3.org.br/Areas/Admin/Content/upload/file-0711201565603.pdf>

BURKE ET AL., Carbohydrates for training and competition. Journal of Sports Sciences, 2011; 29(S1): S17–S27.

JEFF GAUDETTE. Everything you need to know about energy gels.
Acesso em 08/05/2017. <http://running.competitor.com/2014/07/nutrition/everything-you-need-to-know-about-energy-gels_44642/2> 


JEUKENDRUP AE. Carbohydrate and exercise performance: the role of multiple transportable carbohydrates. Curr Opin Clin Nutr Metab Care. 2010 Jul;13(4):452-7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário