Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sábado, 17 de junho de 2017

Água Tônica:sua composição e utilização.


Devido a presença da quinina a água tônica fica fluorescente se colocada sob luz ultravioleta, por ser um alcaloide de gosto amargo que tem funções antitérmicas, antimaláricas e analgésicas. É um estereoisômero da quinidina. A quinina, pó branco, inodoro e de sabor amargo. Além de ser um fármaco é utilizada como flavorizante da água tônica.
A característica de ser luminescente vem da estrutura que a quinina, como molécula mista, com a presença de anéis aromáticos, cíclicos e grupos doadores de elétrons, como o -OH, que intensificam o rendimento quântico do processo de absorção e emissão nesse composto.
Originalmente, esse produto era tratado como água medicinal, que continha apenas água com gás e muito quinino. Mas nos dias de hoje, a bebida contém uma pequena quantidade de quinino, já que é mais pelo sabor. Então ela é menos amarga e é geralmente adoçada usando xarope de milho ou açúcar. Água tônica diet pode conter adoçantes artificiais.
A água tônica diferente de que todos pensam ela é um refrigerante, porem de sabor amargo. Ela é composta por soda, açúcar e quinina. A quinina é um pó branco extraído da casca da árvore de cinchona (hidrocloreto de quinina) que dá o gosto amargo ao produto. E como o hidrocloreto de quinina é um sal isto é o que difere a água tônica dos refrigerantes. O quinino, que compõe o sal usado na bebida, é uma das substâncias ministradas no tratamento da malária, o que leva muita gente a acreditar que a tônica pode ser ingerida como remédio.
Para muitas pessoas, o gosto amargo da água tônica indica baixa concentração de açúcar, tornando-se uma opção para um paciente de diabetes. O que é grave, pois como qualquer outro refrigerante tradicional, a água tônica é rica em açúcar e, portanto, deve ter sua ingestão controlada se há restrição aos níveis de glicose no sangue, mesmo contendo o nome de água.
Tônico é diferente de isotônico, tônico é um refrigerante e isotônico significa uma bebida que contem sais na mesma concentração ou concentração semelhante à concentração dos sais nos líquidos ou fluidos do corpo humano.

Fundamentos bromatológicos

 É uma bebida que para algumas pessoas, acabam sendo um refúgio do refrigerante ou sucos industrializados devido ao seu alto teor de açúcar, visto que hoje em dia está água já possui sabores como por exemplo de limão.
Água tônica é um refrigerante que contém cerca de 10% de açúcar e até 85 mg.L–1 de quinina. O açúcar além da função de adoçar propicia corpo à bebida. Então mesmo que seja uma água tem o seu valor de açúcar alto.
Lembrando que a origem da agua tônica surgiu para que ela fosse uma espécie de medicamentos tanto para o tratamento de malária como para ajudar na hidratação do corpo, o que mais tarde foi descoberto que ela não tem efeito.
Na hidratação ela não surte nenhum efeito pois, como ela contém açúcar e sódio isso prejudica que a célula absorva água e os minerais necessário, a melhor opção e a água natural ou os isotônicos que ajudam o corpo na reposição de água e sais minerais.
Já no tratamento da malária também não é eficiente, porque, além de a quantidade de quinino na tônica ser pequena demais para ter propriedades farmacológicas, o refrigerante tem 5 miligramas por litro, enquanto no tratamento da malária usa-se 1,5 grama por dia e o quinino do remédio apresenta-se em uma composição diferente em sulfato ou cloridrato, enquanto na tônica sua composição é de hidrocloreto.

Discussão

Inicialmente, a quinina era adicionada como sendo um composto com efeitos benéficos contra a malária. Atualmente é utilizada apenas para conferir o gosto amargo, característica sensorial marcante deste produto. A água tônica é muito usada como uma bebida de mistura para coquetéis, especialmente os que são feitos com gim (por exemplo, gim-tônica).
A água tônica é rica em açúcar, um pouco menos que outros refrigerantes, devendo ser evitada por pacientes de diabetes, tendo cerca 9g de açúcar presente em 100 g. E como se trata de um “refrigerante” e contém uma grande concentração de açúcar se deve ter cuidado, principalmente pessoas diabetes, pois o uso diário permitido é de cerca de 25 g.
A ideia de que a água tônica cura a ressaca não passa de mito. A sensação de bem-estar que sentimos ao beber água tônica em uma situação como essa também é decorrente da reposição de açúcar no sangue, já que o excesso de álcool leva à hipoglicemia. Mas até isso é passageiro. O açúcar do refrigerante é rapidamente absorvido, o que provoca rapidamente outra queda da taxa de glicose no sangue.

As bebidas gaseificadas possuem fósforo na sua composição, competindo com o cálcio no corpo, reduzindo a absorção de cálcio pelos ossos. Então é uma péssima opção para se hidratar comparado com água natural pela quantidade de sódio e açúcar. 
   Tabela 1/ fonte: http://www.diabeticool.com/quantidades-de-acucar/, acessado 16/06/2017.

Conclusão

Dessa forma, conclui-se que a água tônica, tem que ter seu uso maneirado devido a quantidade de açúcar presente que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso diário de açúcar recomendado é de cerca de 25 g.
E sabe-se que ela já não é mais considerado medicamento para o tratamento da malária, devido a porcentagem presente de quinina.
   

Referências

http://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=4783:oms-recomenda-que-os-paises-reduzam-o-consumo-de-acucar-entre-adultos-e-criancas&Itemid=821
http://quimiton.blogspot.com.br/2010/01/agua-tonica-e-o-quinino.html
http://www.scielo.br/pdf/%0D/cta/v23n3/18848.pdf
http://www.mundoboaforma.com.br/agua-tonica-engorda-dicas-e-analise/

Um comentário:

  1. Vi o e-mail sobre poluição das águas de torneira e fui pesquisar sobre, encontrei esse artigo e achei muito interessante: http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0111913

    alguém mais ja tinha visto?
    Nao achei um tópico pra falar sobre, então procurei em que o assunto fosse água

    ResponderExcluir