Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Açaí: existe alguma relação entre este alimento energético e a diabétes?


O açaí é uma fruta que trás diversos benefícios a saúde, além de ser um alimento versátil, ou seja, que pode ser utilizado em conjunto com outros alimentos e até mesmo puro. No Brasil, Amazonas e Pará são os maiores produtores destas frutas e é um produto consumido em grande quantidade pela população brasileira. Porém, esta mesma população julga o mesmo como um "bomba calórica", isto é verdade? Será que este fator pode estar relacionado com a diabétes?

É possível observar na tabela nutricional do açaí frooty, podendo então analisar sua composição e então correlacionar com os benefícios e males que o mesmo poderá vir a causar.

imagem da tabela nutriconal

Fundamento Bromatológico
Carboidratos são compostos com função de gerar energia (moléculas energéticas), os principais da nossa alimentação são os monossacarídios e os oligossacarídeos, exemplo: Glicose (a) e Frutose. O carboidrato é o principal compostos a ser convertido nas células para a formação de ATP e também pode ser armazenado em órgãos como fígado e músculos na forma de glicogênio.

imagem da glicose

Discussão
Como podemos observar, apenas 60g de açaí contém 5% do VD, comparando com os 300g total do valor diário do FDA, logo pode-se entender que o uso controlado deste produto não afetará a saúde do indivíduo caso o mesmo seja saudável. Em indivíduos que realizam uma dieta com pouca ingestão de carboidratos não apresentaria problemas de elevação de níveis glicêmicos, pois o mesmo poderia usufruir de até mais de 60g (1 bola) do mesmo, um pouco mais que os que necessitam de controle. Porém, indivíduos com uma alimentação normal e/ou rica em carboidratos, devem ficar atentos a ingestão deste tipo de alimento, pois o risco de seu nível glicêmico se elevar, aumentaria, podendo então gerar a longo prazo um acumulo de carboidratos no circulação sanguínea, resultante da resistência a insulina gerado por esse excesso de carboidrato não absorvido, podendo gerar então um quadro de síndrome metabólica, causando Díabetes tipo II no indivíduo. O uso de coberturas, paçocas entre outras substâncias que possuem grandes quantidades de carboidratos, tornando então este alimento um "bomba calórica" e podendo aumentar as chances de se criar um quadro de diabetes tipo II..

Referência
Consumption of açai (Euterpe oleracea Mart.) functional beverage reduces muscle stress and improves effort tolerance in elite athletes: a randomized controlled intervention study. Ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26140415
Carvalho-Peixoto J1,2,3, Moura MR1, Cunha FA4,5, Lollo PC6, Monteiro WD5,7, Carvalho LM1, Farinatti Pde T5,8.

http://frooty.com.br

https://www.fda.gov/Food/GuidanceRegulation/GuidanceDocumentsRegulatoryInformation/LabelingNutrition/ucm064928.htm

17 comentários:

  1. Sabe-se que o açaí é extremamente nutritivo e faz parte da alimentação brasileira há anos, entretanto, cada vez mais tem sido alvo de polêmicas na área de nutrição. Isso porque com o passar dos anos têm sido adicionado ao seu preparo outros elementos como xarope de guaraná, amendoim, castanhas e outros que aumentam seu valor calórico. Então, como foi dito, o ideal é manter uma dieta equilibrada para o seu consumo que é válido e dessa forma não mudar de forma significativa os níveis glicêmicos e aumentar as chances de se ter diabetes.

    ResponderExcluir
  2. Nathália Magalhães10 de agosto de 2017 às 21:47

    O açaí é uma fruta associada a alguns benefícios para a saúde humana, destacando-se a prevenção contra doenças cardiovasculares, por ser rico em ácido oleico; a prevenção de câncer, doenças cardiovasculares e circulatórias, e auxílio no tratamento de antienvelhecimento da pele, devido a sua propriedade antioxidante que se dá pela presença de antocianina – flavonóide responsável pela pigmentação roxa da fruta; além de ser um alimento altamente energético e rico em vitaminas e minerais. No Norte do Brasil, região de origem do açaí, o açúcar não é utilizado para adoçar a polpa. Entretanto, nas demais regiões, como o Sudeste, a polpa ganha uma série de variações com o objetivo de mascarar seu gosto forte, dentre eles adições de xarope de guaraná, leite condensado, leite em pó e cobertura de diversos sabores. Dessa forma, quanto maior o número de ingredientes, maior será a consumo de carboidratos e gorduras e, consequentemente, maior o número de calorias, o que seria prejudicial para indivíduos com distúrbios metabólicos, como o diabetes. Portanto, o ideal seria o consumo racional de pequenas porções diárias, com adições de ingredientes nutritivos, como frutas, granola e outras oleaginosas, para evitar o aumento do nível glicêmico de indivíduos diabéticos e as chances de desenvolver a doença.

    ResponderExcluir
  3. O açaí é um fruto que trás muitos benefícios as pessoas que o consomem,desde que o façam de forma racional.Trata-se de um alimento de suma importância na dieta da população do Norte do Brasil,sendo consumido ''in natura'' ,o que preserva suas propriedades anti-oxidantes,anti-inflamatórias,entre outras diversas.O que ocorre em outras regiões do país é que o açaí consumido passa por um processo de industrialização,onde muita das vezes é acrescido xaropes,como o de guaraná,o que eleva o conteúdo calórico do produto.Além disso,o açaí não é consumido puro,mas com o acréscimo de outro fruto(batido com banana,morango),de granulados,coberturas,etc,o que aumenta consideravelmente seu teor de carboidratos.O trabalho menciona bem isso no texto,ressaltando que o acréscimo desses produtos ao açaí torna o mesmo uma ''bomba calórica''e que,consumido desregradamente,é um potencial fator causador de diabetes tipo 2(especialmente em pessoas sedentárias e com dieta hipercalórica).Isso ocorre devido ao acúmulo de carboidratos,que em excesso levam a formação de mais tecido adiposo,que está diretamente relacionado com a diabetes do tipo 2.É importante ressaltar também que mesmo aqueles que consomem o produto ''in natura''devem fazê-lo de forma racional,evitando uma dieta hipercalórica e prevenindo assim distúrbios metabólicos.
    Conforme foi dito no texto,o uso controlado do açaí não prejudica o indivíduo saudável,que tem dieta equilibrada.

    ResponderExcluir
  4. O açaí, além de popular no Brasil, tornou-se de comum consumo em outros países ao redor do mundo. Um dos motivos, são os seus nutrientes provenientes dos pigmentos que trazem para a fruta a coloração roxa. Seus compostos envolvem antioxidantes, vitaminas, cálcio, ferro, fibras, fósforo, entre outros. O consumo exagerado de açaí pode ser prejudicial devido ao xarope de guaraná, usado para adoçar o alimento, aumentando ainda mais seu valor calórico, portanto, deve ser consumido com moderação por indivíduos diabéticos.

    ResponderExcluir
  5. Há também aqueles indivíduos que misturam ao açaí outros alimentos também ricos em carboidratos, como por exemplo, paçocas de amendoim e biscoitos, sendo que se este indivíduo já possui normalmente uma dieta rica em açúcar e não pratica atividades físicas, torna-se grande o risco de desenvolver hiperglicemia constante e posterior diabetes mellitus do tipo II. Deve-se ter uma atenção também às quantidades de frutas incorporadas ao consumo do açaí, como por exemplo banana e morango, já que o alto teor de frutose em um copo de açaí com a mistura dessas frutas é prejudicial ao fígado, pois este tipo de monossacarídeo não precisa de sinalização por fosforilação como a glicose para entrar na via glicolítica e na biossíntese de ácidos graxos. Em outras palavras, o indivíduo pode desencadear uma esteatose hepática a longo prazo.

    ResponderExcluir
  6. A associação entre o consumo de açaí e o desenvolvimento de resistência insulínica é uma abordagem clínica de muita importância, e acredito que pouco considerada pelos amantes desta fruta.
    No gosto popular principalmente da Região Sudeste, o açaí é geralmente consumido na forma de polpa, com acompanhamentos ricos em açúcar. Nesse cenário, os consumidores devem estar atentos à quantidade de açaí e a maneira como ele sendo consumido, podendo optar preferencialmente por acompanhamentos como castanhas, por exemplo, que diminuem a velocidade de absorção do carboidrato do açaí.
    Além disso, o consumo exagerado deste alimento pode ocasionar ganho de peso, o que implica diretamente num aumento de propensão à diabetes. Dessa forma, deve-se evitar qualquer excesso calórico em seu consumo.

    ResponderExcluir
  7. O açaí é uma fruta muito consumida no Brasil e a relação entre seus valores energéticos e a diabetes é de alta importância. Para os consumidores que não apresentam nenhum tipo de alteração a absorção de glisoce podemos dizer que o seu consumo não irá trazer riscos de desenvolvimento de diabetes caso seja consumido de forma adequada, ou seja, respeitando as porções para consumo diário e sem o acréscimo de outras substâncias adocicadas ao alimento, como xarope de glicose, guaraná, caldas açucaradas, balas entre outras substâncias que contém açúcar. Para os indivíduos que já possuem diabetes do tipo 2 é necessário que tenha cautela. O açaí industrializado, geralmente, vem acrescido de alguma outra substância que o deixa mais doce, como o xarope de glicose, e o seu consumo pode elevar o índice glicêmico. Além disso, consumir este produto acima da quantidade recomendada e/ou com outros complementos como xarope de glicose, de guaraná, caldas açucaradas, balas entre outras substâncias, irá fazer com que a glicose do indivíduo aumente ainda mais, podendo trazer sérios riscos à saúde do indivíduo que possui diabetes tipo 2.

    ResponderExcluir
  8. A diabetes tipo II não é causada por um alimento em específico, mas por uma sucessão de maus hábitos, principalmente, associado ou não a fatores de hereditariedade. Consumir açaí adoçado moderadamente, mesmo com certos acompanhamentos, como calda, paçoca ou jujubas, não causará diabetes. Agora o consumo elevado de fontes de carboidratos, sejam alimentos doces ou salgados, como pães e massas, pode sim favorecer o surgimento de diabetes. Na boca, percebemos a diferença de sabores, mas na digestão, a glicose oriunda do amido de um pão ou a da sacarose de um açaí cheio de calda serão tratadas metabolicamente da mesma forma. Quando à má alimentação, há também a associação do sedentarismo, o risco de diabetes se torna maior. Outro fator de favorecimento do surgimento da doença, são os picos rápidos e elevados de glicose na corrente sanguínea. Para evitá-los, é recomendado consumir os doces após uma refeição principal ou adicionar fibras aos doces, como flocos de aveia: a presença de proteínas, gorduras e fibras retardam a absorção de glicose.

    ResponderExcluir
  9. O açaí é uma fruta que se popularizou no Brasil, entretanto ela é originalmente do Pará e Amazonas, nesses locais o açaí é consumido de forma tradicional com farinha de tapioca na refeição com pratos salgados, a combinação popular é açaí com peixe frito, nesse caso não deve interferir muito na causa para uma pessoa ter diabetes II, com o consumo de açaí dessa forma de refeição. Mas fora desses locais principalmente no Rio de Janeiro o açaí é doce, pois no preparo com a polpa congelada bate-se com xarope de guaraná, parecendo um sorvete, e ainda são acrescentando leite em pó, caldas de sorvetes, paçoca, leite condensado, entre outros. Pois todos esses componentes são ricos em açucares, assim aumentando a absorção de glicose no sangue aumentando a sua glicemia, se o consumo do açaí for constante isso pode desencadear sim uma diabetes mellitus do tipo II, pois acaba ficando resistente à insulina. Por isso que o açaí precisa ser de consumo moderado principalmente no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  10. O açaí é uma fruta amplamente consumida no Brasil, principalmente na região amazônica, onde é consumida tanto com acompanhamentos salgados quanto doces. No Rio de Janeiro a forma mais utilizada de consumo é a fruta batida com guaraná, sendo que alguns locais adicionam também outros ingredientes a mistura, como leite em pó, frutas, mel, entre outras. Avaliar o açaí como causador ou cofator para desenvolvimento de diabetes é complicado já que a fruta raramente é consumida em seu estado natural. Sendo assim avaliar o modo como é consumida no RJ leva sim a relacionarmos ao desenvolvimento de diabetes, já que a adição de acompanhamentos com carboidratos é amplamente vista.

    ResponderExcluir
  11. O açaí é um alimento brasileiro que está na vida de todos os brasileiros, de todas as classes sociais e idades é uma fruta que é fonte de vitamina E, carboidratos, proteínas e minerais, além de ter um grande efeito antioxidante, melhorando o sistema imunológico. Originalmente seu sabor não é doce mas devido a cultura de outras regiões do país criou-se essa maneira de comer açaí como uma sobremesa e logo as empresas começaram a comercializar o açaí numa forma de sorvete, e nesta forma ele apresenta diversos aditivos e um deles é o xarope de guaraná, que contém frutose, que pode provocar gordura no fígado.
    Além do xarope de guaraná, em algumas regiões do pais ainda se adquiriu a cultura de adicionar diversos ingredientes extras ao açaí sendo a maioria deles doces, como as caldas e balas (jujuba, chocolate em confete, granulado...), ou seja, o açaí se tornou uma bomba calórica/ uma bomba de açúcar, o que aumenta o risco de ganho de peso do paciente, tem também um aumento dos níveis glicêmicos o que pode aumentar as chances de se ter diabetes. Então uma opção melhor para uma pessoa diabética, ou uma pessoa que quer uma opção mais saudável seria consumir a fruta em porções controladas, da maneira mais natural possível, sem a adição de ingredientes ricos em calorias, açúcares e carboidratos.

    ResponderExcluir
  12. Seria interessante afunilar o objeto de pesquisa e propor um padrão para o estudo. O açaí é um alimento cujo consumo é amplamente difundido no Brasil, ele está inserido na rotina alimentar de muitos brasileiros. No mercado estão disponíveis diversas formas para consumação que variam desde a fruta in natura, o produto gelado batido a partir da polpa, com alguns acompanhamentos, preparado na hora do consumo ou misturas congeladas já prontas, por exemplo. Dessa forma, podemos já encontrar uma dificuldade em estabelecer uma relação direta entre o consumo de açaí e o desenvolvimento de diabetes, visto que o padrão de consumo tem muitas variáveis. Para cada uma das formas, existem mais outras particularidades que exigem uma filtragem ainda maior. Por exemplo, no caso de misturas preparadas, é necessário observar os aditivos inseridos por cada fabricante e estabelecer um padrão contemplando as marcas que serão consideradas no estudo. Já no caso do açaí preparado no ato da compra para consumo imediato, cada comerciante tem sua própria receita e cada consumidor adiciona os acompanhamentos que deseja, seria preciso estipular um padrão que abordasse tanto a receita do comerciante quanto o pedido do consumidor. Em ambos os casos o açaí estabelecido como padrão para objeto de estudo terá sua própria tabela nutricional e ela deverá ser avaliada e comparada, considerando o embasamento científico. Para que uma relação entre desenvolvimento de diabetes e consumo de açaí seja estabelecida, será preciso avaliar o objeto de estudo e justificar usando os dados da literatura científica, relacionando ainda com outros parâmetros como a rotina do indivíduo e hábitos alimentares, por exemplo.

    ResponderExcluir
  13. O açaí é uma fruta de grande popularidade não só na região Norte do Brasil, localidade dos maiores produtores como mencionado no texto, como também no Sudeste, por exemplo. Como debatido no texto, 60 g do produto correspondem a 5 % dos valores energéticos diários de carboidratos. Considerando que o produto apresentado vendido apresenta 300 g e normalmente é consumido individualmente e em um só momento, a % VD dos carboidratos seria elevada para 20%. Esse, em quantidades elevadas por um longo prazo, pode aumentar o índice glicêmico e levar à resistência insulínica, caracterizando a diabetes tipo 2. Entretanto, seu consumo moderado e equilibrado com a dieta do indivíduo não deve gerar problemas. O trabalho de YUYAMA et al., 2011, discute que o açaí possui um teor expressivo fibra alimentar e antocianinas que podem diminuir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como a diabetes. Mesmo assim, deve-se ter cuidado pois o consumo desse produto normalmente é combinado com diversos “toppings", como: caldas com quantidades elevadas de açúcares, leite condensado, leite em pó, etc. que podem aumentar ainda mais a dosagem de carboidratos. A partir desse exemplo, vemos a importância da presença de rótulos já que os consumidores devem estar atentos à quantidade de carboidratos presentes nesse produto e modelar sua dieta no dia de seu consumo para não elevar a porção consumida desse macronutriente.
    YUYAMA, Lucia Kiyoko Ozaki et al . Caracterização físico-química do suco de açaí de Euterpe precatoria Mart. oriundo de diferentes ecossistemas amazônicos. Acta Amaz., Manaus , v. 41, n. 4, p. 545-552, 2011 .

    ResponderExcluir
  14. O açaí é uma fruta de grande popularidade não só na região Norte do Brasil, localidade dos maiores produtores como mencionado no texto, como também no Sudeste, por exemplo. Como debatido no texto, 60 g do produto correspondem a 5 % dos valores energéticos diários de carboidratos. Considerando que o produto apresentado vendido apresenta 300 g e normalmente é consumido individualmente e em um só momento, a % VD dos carboidratos seria elevada para 20%. Esse, em quantidades elevadas por um longo prazo, pode aumentar o índice glicêmico e levar à resistência insulínica, caracterizando a diabetes tipo 2. Entretanto, seu consumo moderado e equilibrado com a dieta do indivíduo não deve gerar problemas. O trabalho de YUYAMA et al., 2011, discute que o açaí possui um teor expressivo fibra alimentar e antocianinas que podem diminuir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como a diabetes. Mesmo assim, deve-se ter cuidado pois o consumo desse produto normalmente é combinado com diversos “toppings", como: caldas com quantidades elevadas de açúcares, leite condensado, leite em pó, etc. que podem aumentar ainda mais a dosagem de carboidratos. A partir desse exemplo, vemos a importância da presença de rótulos já que os consumidores devem estar atentos à quantidade de carboidratos presentes nesse produto e modelar sua dieta no dia de seu consumo para não elevar a porção consumida desse macronutriente.
    YUYAMA, Lucia Kiyoko Ozaki et al . Caracterização físico-química do suco de açaí de Euterpe precatoria Mart. oriundo de diferentes ecossistemas amazônicos. Acta Amaz., Manaus , v. 41, n. 4, p. 545-552, 2011 .

    ResponderExcluir

  15. Sabe-se que o açaí é uma fruta que quando utilizada dentro de uma dieta de um indivíduo saudável sem objetivos específicos, para os que gostam é um aliado. Isso porque é rico em magnésio, vitamina C e potássio, por exemplo. Ou seja, além de saboroso é nutritivo, o que auxilia na adesão do indivíduo no contexto de dieta.
    Mas nem todos os produtos à base de açaí presentes no mercado são tão recomendados assim. No post, vemos na embalagem que o açaí ali presente é o Natural, entretanto, este não é o único e nem o mais abundante nas geladeiras do comércio. Além do Natural, há também outros, como os que possuem junto a ele outras frutas (banana, morango, abacaxi, etc) e os que possuem xarope de guaraná.
    Nos produtos que possuem xarope em sua base, é onde deve-se ter cuidado, uma vez que a base dos xaropes é açúcar. Sendo assim, é possível empregar o termo “bomba calórica”, já que esses açúcares refinados não apresentam significantes níveis de micronutrientes, o que se trata hoje em dia como “calorias vazias”, em que o uso a longo prazo influenciam diretamente no desenvolvimento de síndromes metabólicas, como o diabetes melitus tipo ll.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. No post fala a interação do açaí com a diabetes, no entanto, se a pessoa pratica atividades físicas regularmente, esses carboidratos, caso consumidos de maneira correta, isto é, sem exageros, não tendem a preocupar. Mas se caso a pessoa tenha diabetes, pois os cuidados devem ser redobrados. O diabético pode comer o açaí, desde que ele não consuma com banana, pois a fruta tem carboidrato que se transforma em açúcar no nosso corpo. O ideal é consumi-lo com granola sem açúcar. Porem, um ponto que nao foi abordado no post foi a questão que o açaí também pode combate ao colesterol ruim do corpo, e retardar o desenvolvimento de tumores cancerígenos. De acordo com a nutricionista, Ivete Oliveira, nutricionista do Hospital Geral do Estado (HGE), “O açaí possui mais propriedades do que a uva e, devido à cor arroxeada, é rico em flavonóides, que ajuda no combate aos danos causados pelo estresse oxidativo, auxiliando na saúde celular e, consequentemente, protegendo a saúde do coração, uma vez que ele diminui as taxas do colesterol ruim, o LDL, e aumenta o colesterol bom, o HDL, além de melhorar a circulação sanguínea, evitando o surgimento de varizes”.

    ResponderExcluir