Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Suplementos de Ácido Ascórbico e Sistema Imunológico


Figura 1 - Sundown Sun C em suas duas apresentações (500mg e 1000mg)


Diversos tipos de Suplementos Vitamínicos de Ácido Ascórbico podem ser encontrados nas prateleiras de farmácias e mercados, sendo assim o consumidor na esperança de “fortalecer o sistema imunológico” acaba por optar em gastar mais com produtos, que como a Vitamina C poderiam ser facilmente obtidos na alimentação. Seria então o Ácido Ascórbico Sintético (Suplementos Vitamínicos de vitamina C) a melhor escolha sendo eficazes  e necessários para o sistema imunológico  prevenindo por exemplo crises de gripes e resfriados?


Descrição

  SUN C é um suplemento vitamínico dos laboratórios SUNDOWN NATURALS ® indicado como auxiliar do sistema imunológico, que possui função antioxidante, auxilia nos processos de anemias carenciais, nos processos pós-cirúrgicos e cicatrizantes. É composto por Ácido Ascórbico puro, em comprimidos revestidos.  São comercializados em tabletes de cor bege uniforme que apresentam-se na forma de 500mg e de 1000mg.  Possuem como excipientes a celulose vegetal, ácido esteárico vegetal, estearato de magnésio vegetal, dióxido de titânio, dióxido de silício, corante caramelo natural. Suas apresentações podem ser vendidas na forma de 30, 100 ou 180 tabletes, e a dose diária recomendada é de 1 tablete 1 vez ao dia, de preferência com a principal refeição. [1]


Fundamentos Bromatológicos


 O ácido ascórbico é um composto hidrossolúvel que corresponde a uma forma oxidada da glicose.

Figura 2- Estrutura do Ácido Ascórbico 


A vitamina C pertence ao grupo das vitaminas hidrossolúveis, não sendo armazenada no organismo de humanos e primatas, e eliminada em pequenas quantidades através da urina. Logo, a ausência desse armazenamento reflete uma administração diária.
O nome químico ácido ascórbico representa as duas propriedades da substância, uma química e a outra biológica. Primeiro, é um ácido e segundo, a palavra ascórbico reflete o seu valor biológico na proteção que tem contra a doença escorbuto.
Tem a capacidade de ceder e receber elétrons, o que lhe confere um papel essencial como antioxidante. Dessa forma, a vitamina C participa do sistema de proteção antioxidante, assumindo a função de reciclar a vitamina E.
As moléculas que possuam seis átomos de carbono, seis átomos de oxigênio e oito átomos de hidrogênio, formam uma molécula de vitamina C, devendo estes átomos estarem organizados num determinado arranjo molecular,incluindo os átomos de carbono específicos, quirais.
O ácido ascórbico possui diversas funções. É necessário para a formação e reparação do colágeno, pois está envolvido na hidroxilação da prolina para formar hidroxiprolina, necessária para a síntese de colágeno, bem como participa no metabolismo da tirosina (aminoácido essencial), metabolismo de  carboidratos, da norepinefrina, histamina, fenilalanina e do ferro.
O ácido ascórbico pode ser administrado por via oral, intramuscular, subcutânea e intravenosa. Por via oral, a vitamina C é absorvido através de um processo de transporte ativo. A absorção depende da integridade do trato digestivo do paciente. Está presente em diversos alimentos, estando alguns exemplos representados na Tabela 1:

Tabela 1: Exemplos de Alimentos ricos em Vitamina C - Fonte [3]


   Em condições normais, um indivíduo consegue armazenar cerca de 1,5 g de ácido ascórbico que se renova diariamente em 30 a 45 mg. Sua distribuição é muito grande, mas as maiores concentrações são observadas nos tecidos glandulares. A parte principal do ácido ascórbico é oxidação de forma reversível um ácido dehidroascórbico, sendo o resto transformado em metabólitos inactivos se excretam na urina. Quando existe um excesso de ácido ascórbico no organismo, é um sintoma de metabolismo, que serve para determinar se existe ou não um estado de saturação de vitamina C. O ácido ascórbico não deve ser utilizado em pacientes com doenças  renais, como é recomendado no próprio rótulo (site) do produto SUNDWON C.
 É de extrema importância estar atento as doses diárias ingeridas, pois o valor recomendado já não é muito alto (Representados na Tabela 2), e doses de 2 g ou superiores já foram demonstradas que podem causar efeitos adversos como  gastroenterite ou diarreia osmótica em alguns indivíduos. Entre os efeitos adversos relacionados ao consumo excessivo estão: distúrbios gastrointestinais, cálculos renais e absorção excessiva de ferro.

Legislação 

De acordo com a ANVISA, Portaria nº 32, de 13 de janeiro de 1998 ,que Aprova o Regulamento Técnico para Suplementos Vitamínicos e ou de Minerais, suplementos", estes são alimentos que servem para comtemplar com estes nutrientes a dieta diária de uma pessoa saudável, em casos onde sua ingestão a partir da alimentação, seja insuficiente ou quando a dieta requerer suplementação. Devem conter um mínimo de 25%, e no máximo até 100% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de vitaminas e ou minerais, na porção diária indicada pelo fabricante, não podendo substituir os alimentos, nem serem considerados como dieta exclusiva.
Os Suplementos Vitamínicos e ou Minerais não podem ser apregoados indicações terapêuticas.
A tabela abaixo mostra a recomendação diária de Ingestão recomendada de vitamina C (mg/dia) pela tabela da ANVISA e da NAS/USDA:National Academy of Science em diferentes subgrupos:

Tabela 2: Recomendação diária em mg recomendada - NAS/USDA:National Academy of Science Organização Mundial da Saúde; ANVISA: Agência Nacional de Vigilância Sanitária.



Discussão e Análise


Segundo [5], uma revisão Cochrane, que incluiu 30 ensaios clínicos controlados (n = 11.350 participantes), avaliou o risco de se contrair um resfriado após receber ácido ascórbico como profilaxia e mostrou que mostrou que a ingestão regular de ácido ascórbico não tem efeito algum sobre a incidência do resfriado comum na população que foi estudada. Demonstrava apenas redução leve na duração e na gravidade dos sintomas do resfriado comum. O risco relativo (RR) agrupado foi de 0,96 (intervalos de confiança [IC] de 95%: 0,92-1,00). O efeito foi tão pequena que sua utilidade clínica é incerta.
Um subgrupo de seis ensaios clínicos com um total de 622 maratonistas, esquiadores e soldados em exercícios em ambiente frio mostrou um RR agrupado de 0,5 (IC de 95%: 0,38-0,66). Nesse subgrupo, o ácido ascórbico reduziu o risco de adquirir resfriado comum pela metade .
Outra revisão Cochrane, com 30 ensaios clínicos controlados (n = 9.676 episódios respiratórios), avaliou a duração de episódios de resfriado comum durante a profilaxia. Foi observado efeito benéfico consistente, porém pequeno, na duração dos sintomas do resfriado, representando uma redução de duração do resfriado de 8% (IC 95%: 3% a 13%) para os adultos e de 13,6% (IC 95%: 5%-22%) para crianças.  A Revisão Cochrane, que incluiu sete ensaios clínicos (incluíam = 3.294 episódios respiratórios) apresentou metanálise para a duração do episódio de resfriado durante o tratamento com ácido ascórbico, iniciado após o surgimento dos sintomas. Não foi observada diferença significativa quando comparado ao placebo. Quatro ensaios clínicos comparativos (n = 2.753 episódios respiratórios) contribuíram com a metanálise sobre a gravidade do resfriado durante o tratamento e não foi observada nenhuma diferença significativa quando comparado o tratamento com placebo.


 Os testes com doses terapêuticas elevadas de ácido ascórbico (após o aparecimento dos sintomas) não mostraram efeito sobre a redução ou a gravidade dos sintomas. 
Contudo, houve poucos ensaios que avaliaram o uso terapêutico de ácido ascórbico e a qualidade dos estudos foi variável. Os autores concluíram e relatam que é necessária a realização de mais ensaios clínicos para avaliem a eficácia terapêutica dessa vitamina sintética.
Logo, com a conclusão dos estudos citados acima, é possível demonstrar que não é recomendado a administração de suplementos de ácido ascórbico como prevenção, auxiliando o sistema imunológico na prevenção de resfriados, pois ainda não foi comprovado cientificamente que o uso desses suplementos irá realmente funcionar para tal fim. Pelo contrário, ainda há o risco de toxicidade,portanto o consumo excessivo de suplementos de ácido ascórbico deve ser alertado.


Conclusão

A vitamina C está presente em diversas funções do sistema imunológico, como motilidade leucocitária, quimiotaxia, atividade bactericida, entre outros. Um nível de vitamina C adequado é essencial para a função imunológica normal, porém não se faz necessário o uso de suplementos vitamínicos para tal fim.Como foi demonstrado, a mesma está presente em alimentos diversos, podendo ser obtida facilmente a partir de uma alimentação adequada, contendo frutas e legumes diariamente, sendo um método mais fácil e barato de poder obter seus níveis diários, dispensando o uso de suplementos para isto, que como foi demonstrado, não é bem evidenciado cientificamente que o ácido ascórbico sintético possa realmente auxiliar na prevenção de resfriados e gripes. 
Logo, considerando as ponderações referentes a esse estudo, conclui-se que uma alimentação adequada contendo vitamina C é a melhor opção para manter seus níveis no organismo, dispensando assim suplementos vitamínicos para tal fim de auxiliar o sistema imunológico, bem como na prevenção de gripes e resfriados.


Bibliografia:

  • [1]- Suplementos Nutricionais - SUN C - Vitamina C – Informações <http://www.sundownvitaminas.com.br/produtos.php?id=75&id_categoria=3> Último Acesso em: 04/01/2017 as 21:41
  • [2]- REGULAMENTO TÉCNICO SOBRE INGESTÃO DIÁRIA RECOMENDADA (IDR) PARA PROTEÍNA, VITAMINAS E MINERAIS  <http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/CP/CP%5B8989-1-0%5D.PDFÚltimo Acesso em: 04/01/2017 as 20:00
  • [3]- Tabela: FOOD INGREDIENTS BRASIL Nº 29 – 2014, pg 60 <http://www.revistafi.com/materias/378.pdf> Último Acesso em: 04/01/2017 as 15:00
  • [4]- Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes Ácido ascórbico (Vitamina C)<http://ilsi.wpengine.com/brasil/wp-content/uploads/sites/9/2016/05/21-Vitamina-C.pdf> Último Acesso em: 04/01/2017 as 18:34
  • [5]- Uso Racional da Vitamina C (ácido ascórbico) – Conselho Federal de Farmácia http://www.cff.org.br/userfiles/file/cebrim/Cebrim%20Informa/Uso%20Racional%20da%20Vitamina%20C%2018-03-2013.pdf
  • [6]- ANVISA - PORTARIA Nº 32, DE 13 DE JANEIRO DE 1998<http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/394219/PORTARIA_32_1998.pdf/551775c4-9fc2-4f62-bb62-c7ceea757476> Último Acesso em: 04/01/2017 as 17:30













Nenhum comentário:

Postar um comentário