Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Edulcorantes x Açúcar em bebidas lácteas prontas para consumo


Os edulcorantes devem ser utilizados em alimentos nos quais o açúcar é parcialmente ou totalmente substituído, mas será que isso realmente acontece?

Introdução

Os produtos mostrados na imagem são similares, bebidas lácteas sabor chocolate, porém de fabricantes diferentes. Além do fator fabricante, podemos notar abaixo que os produtos também diferem em outros aspectos.

Segundo a propaganda no site de cada respectivo fabricante:

“ALPINO® FAST: É o sabor inconfundível de Alpino para beber em qualquer lugar.
Alpino pra beber? Isso mesmo. Alpino Fast tem aquele mesmo sabor único e irresistível que você já conhece só que vem pronto pra beber numa garrafa com tampa de rosca.
Para beber quando? Quando você bem entender. Escolha o seu momento para tomar um Alpino Fast.”

“NESCAU® FAST:  Energia pra viagem.
Nescau® Fast é uma nova maneira de tomar Nescau®. Vem numa garrafa com tampa de rosca para você levar por aí e tomar a qualquer hora, em qualquer lugar.
Sabe quando você precisa daquela pausa para recarregar as baterias? É aí que entra Nescau® Fast.”

TODDYNHO ® Garrafa:
“Pensando no público adulto, Toddynho® deixará muita gente feliz e com gostinho de nostalgia: o tradicional leite com sabor de chocolate da caixinha agora também está disponível na versão em garrafinha.”

Por se tratarem de produtos cujo público alvo são crianças e adolescentes, desperta uma grande preocupação e interesse em relação aos ingredientes neles contidos.

Fundamentos Bromatológicos

A Anvisa define os edulcorantes como sendo substâncias naturais ou artificiais, diferentes dos açúcares, que conferem sabor doce aos alimentos.

Com o crescente uso de edulcorantes artificiais nos produtos alimentícios, surgem várias dúvidas entre os consumidores, principalmente em relação à segurança e dos possíveis malefícios decorrentes do uso dessas substâncias. Estudos mostram que o uso de produtos contendo edulcorantes artificiais é seguro, porém esse ainda é um assunto de grande polêmica entre os pesquisadores. Os edulcorantes possuem o poder de adoçar muito maior quer o açúcar comum e são recomendados para dietas especiais.

Os edulcorantes devem ser utilizados em substituição total ou parcial do açúcar para consumidores com necessidade de diminuição da ingestão calórica ou por portadores de diabetes ou de outros distúrbios nutricionais relacionados.

Legislação

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o edulcorante artificial utilizado na fabricação do ALPINO® FAST, a sucralose, é atóxica à reprodução e ao crescimento infantil e pode ser consumido por diabéticos. Ainda assim, esses aditivos devem ser utilizados somente em alimentos nos quais o açúcar é parcialmente ou totalmente substituído.

Através da Resolução RDC 18/2008, a Anvisa regulamenta o uso de edulcorantes, autorizando o uso desses aditivos em alimentos e estabelecendo os limites máximos permitidos de adição aos produtos alimentícios.

De acordo com o Decreto Nº 8.592, de 16 de dezembro de 2015: “É permitida a fabricação de bebidas não-alcoólicas, hipocalóricas, que tenham o conteúdo de açúcares, adicionado normalmente na bebida convencional, parcialmente substituído por edulcorante hipocalórico ou não-calórico, natural ou artificial, em conjunto ou separadamente.”; “As bebidas a que se refere o caput conterão, no rótulo frontal, informação referente aos atributos “baixo em açúcares” ou “reduzido em açúcares””.

Análise e Discussão


Alpino® FAST
Nescau® FAST
Toddynho
Ingredientes
Leite reconstituído parcialmente desnatado, água, açúcar, cacau, soro de leite em pó, vitamina C, sal, estabilizantes celulose microcristalina, carboximetilcelulose sódica e carragena, aromatizantes e edulcorante artificial sucralose
Leite reconstituído parcialmente desnatado, água, açúcar,maltodextrina, cacau, minerais e vitaminas – Actigen – E (cálcio, magnésio, ferro, vitamina C, B1, B2, niacina, B6, B12, ácido pantotênico e biotinal, soro de leite em pó, sal, acidulante ácido cítrico, estabilizantes celulose microcristalina, carboximetilcelulose sódica e carragena, aromatizantes e edulcorante artificial sucralose.
Leite integral reconstituído, açúcar, soro de leite em pó, cacau, gordura vegetal hidrogenada, extrato de malte, vitaminas C, A, ácido fólico), sal, espessante goma guar e arragena, estabilizantes mono e diglicerídeos de ácidos graxos, citrato de sódio e lecitina de soja, aromatizante.
Valor energético
174 kcal (280ml)
210 kcal (300ml)
251 kcal (270ml)
Açúcares
20g (280ml)
25g (300ml)
36g (270ml)

























De acordo com a tabela acima, enquanto o produto TODDYNHO ® Garrafa é adoçado somente com açúcar, os produtos ALPINO® FAST e NESCAU® FAST são adoçados com açúcar e edulcorantes artificiais, porém não há redução significativa no valor energético, que deveria ser um dos objetivos de adoçar as bebidas com edulcorantes artificiais.

Podemos notar também que nas embalagens dos produtos ALPINO® FAST e NESCAU® FAST não há nenhum dos avisos estipulados no Decreto anteriormente citado, a respeito de conter edulcorantes artificiais na composição dos produtos.  

Com isso, concluímos que não houve vantagem significativa na utilização concomitante de açúcares e edulcorantes nos produtos, visto que não houve relevante redução do valor calórico nem substituição total do açúcar, não atendendo a nenhum dos indivíduos-alvo dos produtos contendo edulcorantes.


Referências:

·         ALPINO® FAST. <https://www.nestle.com.br/site/marcas/alpino/linha__fast/alpino_fast.aspx> Acesso em: 10/05/2016.

·         NESCAU® FAST.
<https://www.nestle.com.br/site/marcas/nescau/linha__fast/nescau_fast.aspx>

·         Toddynho.
<http://www.pepsico.com.br/toddynho> Acesso em: 02/06/2016.

·         Ministério da Saúde. Anvisa. Resolução da Diretoria Colegiada - RDC no. 18, de 24 de março de 2008. Dispõe sobre o “Regulamento técnico que autoriza o uso de aditivos edulcorantes em alimentos, com seus respectivos limites máximos”

·         Presidência da República. DECRETO Nº 8.592, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2015. Altera o Anexo ao Decreto no 6.871, de 4 de junho de 2009, que regulamenta a Lei no 8.918, de 14 de julho de 1994, que dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas.


(por: Rayane Freitas Rodrigues)


6 comentários:

  1. É obrigatório informar na lista de ingredientes de bebidas lácteas os edulcorantes?

    ResponderExcluir
  2. A sucralose é um adoçante artificial obtido pela combinação de cloração seletiva da molécula de sacarose. Segundo o Dr. Juliano Pimentel, a sucralose é um dos principais adoçantes responsáveis pelo vício em alimentos e bebidas excessivamente doces, já que não contém calorias, é em torno de 600-700 vezes mais doce que o açúcar e não apresenta sabores residuais.
    Um artigo científico publicado por pesquisadores da Unicamp em um periódico online pertencente ao grupo Nature (http://www.nature.com/articles/srep09598) alerta para os riscos do uso do adoçante sucralose, especificamente, em alimentos e sobremesas quentes, como chás, cafés, bolos e tortas. Os principais resultados do estudo indicam que, quando aquecido, o adoçante torna-se quimicamente instável liberando compostos potencialmente tóxicos e cumulativos ao organismo humano.

    Aluno: João Paulo M. Fernandes
    DRE:113207044

    ResponderExcluir
  3. Como o autor chegou a conclusão de que não há redução significativa no valor energético dos produtos com a utilização de edulcorantes?
    O produto com maior valor energético, o TODDYNHO ® Garrafa, é justamente aquele que não há edulcorante, o que contradiz a afirmação do autor.É o produto que mais possui açucares: 36g/270mL. Sem falar que também possui mono e diglicerídeos de ácidos graxos e soro de leite em pó, que também possuem valor energético. Então também deveriam ser considerados na analise, não somente açucares.
    Dado que os produtos de diferentes marcas possuem diferentes composições, e outros nutrientes além do açucar podem contribuir pro valor energético do produto. Como foi observado na tabela a presença de mono e diglicerídeos de ácidos graxos e soro de leite em pó, no Toddynho. Para uma conclusão adequada deveria ser feito uma avaliação de produtos da mesma marca, e comparando o produto com edulcorantes e outro sem edulcorantes. Porque diminuindo as variaveis de nutrientes diferentes na composição, a conclusão se torna mais precisa em relação as vantagens de utilização de edulcorantes.

    ResponderExcluir
  4. O tema é interessante e poderia ter sido complementado com não somente a comparação de diminuição do valor calórico, mas verificando se tais marcas atendem na sua rotulagem os limites máximos determinados pela RDC 18/2008. E caso contrário, quais seriam as implicações legais para o fabricante.

    ResponderExcluir
  5. Seria interessante investigar o porquê da adição de edulcorantes nos dois produtos citados e esclarecer a conclusão de que a proposta do fabricante de adicionar o edulcorante não é fundamentada. Existe alguma redução no valor energético e, pela comparação fornecida, é sugestivo que esteja relacionada com a adição do edulcorante. O produto com maior quantidade de açucares totais é também o de maior valor energético assim como o que apresenta menor quantidade de açucares totais é aquele que tem menor valor energético. Isso sugere que existe alguma relação com a adição de edulcorantes nos produtos com menor quantidade de açucares. Seria preciso um estudo mais detalhado para entender qual foi a relação estabelecida nesses produtos e qual a vantagem criada pelo fabricante.

    ResponderExcluir
  6. Os edulcorantes, como já citados anteriormente no próprio post, são aditivos alimentares, mais conhecidos como adoçantes, que são utilizados com finalidade de adoçar o alimento, em substituição ao açúcar. Em geral eles estão presentes em diversos produtos rotulados como LIGHT e DIET, e também em alguns produtos regulares, como é o caso das bebidas lácteas mencionadas no post. Além de grupos populacionais com necessidades nutricionais especiais (como os diabéticos), pessoas que desejam emagrecer também os consomem.
    Um tópico interessante a cerca do assunto é a segurança desses edulcorantes. Eles trazem algum benefício para a saúde? Eles são seguros quando consumidos a longo prazo?
    Estudos indicam que o consumo de aspartame por exemplo, não tem efeito da glicemia, apetite ou peso dos indivíduos saudáveis e magros, mas que pode estar associado com linfomas, leucemias e tumores na cabeça. É sabido que a presença desses adoçantes artificias pode ser prejudicial à saúde, causando ganho de peso, e até mesmo diabetes Já a sucralose, um outro edulcorante muito utilizado, em preparações quentes (chás, bolos, etc), libera compostos potencialmente tóxicos e cancerígenos. A Stevia por outro lado, se mostrou segura para indivíduos com câncer.
    Com isso nós podemos chegar à conclusão de que ainda são necessários mais estudos a cerca da segurança dos edulcorantes, inclusive do consumo à longo prazo. Ademais é importante frisar que nós devemos sempre dar preferência aos alimentos naturais, salve quando em casos de necessidades especiais, e devemos sempre ler o rótulo dos alimentos que consumimos.

    ResponderExcluir