Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Você sabia que néctares de uva contêm grande quantidade de suco de maça?


                               



O consumidor adquire esse produto acreditando estar levando para casa uma bebida  sabor uva, mas o que quase ninguém percebe é que há uma discreta inscrição inferior que informa se tratar de um néctar misto. Aliás, surpreendentemente, neste caso específico, apesar da bebida ter gosto e cor de uva, é o suco de maçã seu principal ingrediente, além de aromatizantes e de outros aditivos. Para saber porquê as indústrias fazem isso e se essa prática pode ser considerada propaganda enganosa, LEIA MAIS.

Descrição

O Néctar é uma bebida não fermentada, obtida através da diluição em água potável da parte comestível do vegetal ou de seu extrato. Já o néctar misto é uma bebida obtida da diluição em água potável da mistura de partes comestíveis de vegetais, de seus extratos ou combinação de ambos. A diferença básica é que o néctar não tem a obrigatoriedade de conservar todas as características originais de um suco natural de frutas. Além de bastante quantidade de açúcar, no néctar podem ser adicionados conservantes, corantes e aromatizantes [1].

Fundamentos Bromatológicos:

"Beba sem moderação"; "é fruta de verdade". Com frases desse tipo, os fabricantes de bebidas à base de frutas aliam seus produtos à ideia de que são saudáveis e, ao mesmo tempo, práticos: é só abrir a caixinha e beber. A sugestão parece ter funcionado, pois a oferta desses alimentos não para de crescer: segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (Abir), em 2012 a produção de sucos e néctares chegou a 987 milhões de litros e cresce 10% ao ano [2].

Porém, estudos realizados pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) mostraram que esses produtos não são tão saudáveis como a grande maioria da população imagina e muitas marcas foram reprovadas por conterem uma quantidade de fruta menor que o limite estabelecido. Essas bebidas ainda contém grande quantidade açúcar e podem conter aditivos químicos, como corantes e antioxidantes [2].

Nesse estudo também enfatizou-se a grande quantidade de néctares mistos que são comercializados. De fato esses produtos não são proibidos, porém há falta de clareza desta informação para o consumidor, o que caracteriza propaganda enganosa. Mais grave ainda do que não dar destaque para o fato do néctar ser misto, é o ingrediente principal não ser a fruta em destaque [3].

Legislação:

Segundo o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), uma bebida mista elaborada pela combinação de dois ou mais sucos precisa conter pelo menos 30% em néctares de suco no total, quando for classificada como néctar, e 10% para a classe dos refrescos [4]. Já o néctar de uva tem que ter a adição de, no mínimo, 50% de suco ou de polpa da fruta, segundo a Instrução Normativa (IN) nº 24 do MAPA [5].

A falta de um método oficial do MAPA  para avaliação do teor mínimo de fruta nas bebidas faz com que uma fiscalização eficiente não seja realizada. Fiscais do MAPA alegam que estão sendo desenvolvidas técnicas que permitam uma análise da razão isotópica do carbono que quantifica o teor de suco nessas bebidas [6].

Análise e Discussão:

Os fabricantes dessas bebidas alegam que adicionam suco de maça ao néctar de uva para ajudar no adoçamento do produto e dessa forma os produtos tem menos açúcar adicionado. A maça contém grande quantidade de pectina, um polissacarídeo que atua como gelificante natural, muito usado em geleias e doces. Nos sucos (e outras bebidas), ela é utilizada como espessante e estabilizante, aumentando a viscosidade do líquido e impedindo a separação de fases e deposição de precipitados no fundo do frasco [7].

Porém, muitos acreditam que a prática de produzir um néctar misto é realizada para redução dos custos do processo, uma vez que por lei um néctar de  uva necessita conter  uma quantidade de fruta maior do que um néctar misto. Ou seja, comprando um néctar misto o consumidor está levando menos fruta para casa [3].

Essas bebidas mistas, em geral, têm bastante açúcar adicionado. Às vezes, a quantidade de açúcar pode ser comparado a de um refrigerante e portanto não são bebidas que devem ser consumidas à vontade, principalmente por crianças [6].

Conclusão:

Verificou-se a grande importância de se avaliar criticamente o rótulo, antes de se adquirir qualquer produto. Além disso, é muito importante que a informação das quantidades de ingredientes estejam presentes no rótulo, para que o consumidor faça uma compra esclarecida, uma vez que existem, no mercado, diversas bebidas que levam frutas e cada uma tem regra diferente. Se o consumidor não souber as quantidades de ingredientes, a comparação se torna difícil. 

Bibliografia:

1. http://sistemasweb.agricultura.gov.br/sislegis/action/detalhaAto.do?method=recuperarTextoAtoTematicaPortal&codigoTematica=1265102

2. http://www.idec.org.br/em-acao/revista/falta-fruta-na-caixinha/materia/fruta-de-menos

3. http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/parece-nectar-de-uva-mas-tem-mesmo-suco-de-maca-11529344

4. http://www.agricultura.gov.br/vegetal/noticias/2010/10/suco-nectar-refresco-e-refrigerante-tem-porcentagens-diferentes-de-fruta

5. http://www.agricultura.gov.br/vegetal/noticias/2012/08/nectar-de-uva-devera-ter-no-minimo-50porcento-de-suco-ou-polpa-da-fruta

6. http://www.asbran.org.br/noticias.php?dsid=1347

7. http://alimentandoadiscussao.com/2014/03/10/mas-e-o-suco-de-maca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário