Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Vale a pena substituir refeições por Diet Way?




"Diet Way é o shake para redução de peso mais vendido no Brasil. Rico em vitaminas, minerais e fibras, é formulado com ativos que fornecem proteínas, carboidratos complexos e só 102 calorias. Faça como milhares de consumidores: substitua uma refeição diária por Diet Way e surpreenda-se com os resultados" 

O produto Diet Way, assim como muitos, induz o consumidor ao erro, com a promessa de um corpo perfeito sem sacrifícios, leva milhares de pessoas, principalmente mulheres, a aderir aos famosos shakes emagrecedores. Mas a utilização de tais produtos exige certa atenção. Trocar uma refeição por um shake pode comprometer a saúde. Toda alimentação necessita dos nutrientes adequados, e é nesse ponto que está a maior falha dessas dietas.

Fabricado pela Midway Labs, o Diet Way é um shake para redução de peso que promete auxiliar no emagrecimento de maneira saudável. Disponível nos sabores banana, baunilha, capuccino, coco, chocolate, flocos, maçã com canela, mamão papaia e morango, o produto possui fibras, que contribuem na promoção de saciedade do organismo, 12 vitaminas e 11 minerais, além de conter também a proteína colágeno, que auxilia na rigidez, estabilidade e solidez do corpo humano.
Abaixo você confere a tabela nutricional do shake Diet Way: 
Uma porção de 30 g de Diet Way contém 102 calorias e uma combinação dessas 30 g com 300 ml de leite desnatado resulta em um shake de 205 calorias.
Uma pesquisa realizada em fevereiro do ano de 2013 pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor – a Proteste – analisou cinco marcas diferentes de shakes, entre elas o Diet Way. Foi verificado que nenhum deles continha em sua composição um equilíbrio nutricional adequado em relação a suas taxas de vitaminas e sais minerais. Ou seja, isso significa que apesar de possuir esses componentes, o shake não os oferece ao organismo da maneira que ele necessita, algo que pode causar problemas de saúde com o passar do tempo de uso do Diet Way.
O mesmo experimento verificou que o shake tem taxas muito altas de carboidratos, enquanto oferece uma quantidade menor de gorduras do que deveria. O grande prejuízo é que isso pode acarretar em perda de músculo e água, em vez da eliminação de gordura corporal.

Riscos à saúde

A baixa quantidade de gordura encontrada no Diet Way ainda prejudica o organismo em relação à síntese de hormônios e a absorção das vitaminas A, do complexo B, E e K. Em pessoas com idade já avançada ou que sofram com anemia, isso pode gerar desnutrição. Como substituição de um lanche, não há problema em consumir o Diet Way, mas se a pessoa passa a substituir suas refeições principais por ele pode acabar com muito pouca gordura na sua dieta diária.
A carência de nutrientes impossibilita o organismo de trabalhar como deveria, comprometendo as reações químicas e funções metabólicas. A utilização dos shakes como única fonte de alimentação pode causar além da anemia, queda de cabelo, cansaço físico e indisposição.

Legislação:

O regulamento técnico que trata dos alimentos para controle de peso, popularmente chamados de shakes, é a Portaria SVS/MS n. 30/98. Esses produtos são definidos como alimentos especialmente formulados e elaborados de forma a apresentar composição definida, adequada a suprir parcialmente as necessidades nutricionais do indivíduo e que sejam destinados a propiciar redução, manutenção ou ganho de peso corporal. Esses produtos não visam substituir uma alimentação equilibrada e devem ser consumidos sob orientação de nutricionista ou média. A regulamentação brasileira para esse tipo de alimentos está amparada nas recomendações do Codex Alimentarius, programa conjunto da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). A ANVISA não possui uma lista dos shakes comercializados no Brasil, pois atualmente esses produtos estão dispensados de registro e devem ter sua fabricação comunicada ao órgão local de vigilância sanitária, de acordo com o disposto na Resolução n. 23/2000. Entretanto, a ANVISA está revisando os procedimentos administrativos para os produtos dispensados de registro a fim de implementar um sistema de notificação que permitirá conhecer maiores detalhes desses e outros alimentos.

Conclusão:

De acordo com o que foi pesquisado podemos afirmar que antes de decidir utilizar o Diet Way como substituto de refeições vale a pena conversar com o médico de confiança e verificar se não fornecer os nutrientes que o seu organismo necessita de maneira natural, por meio da alimentação, trocando algumas refeições por um shake, não trará prejuízos graves à sua saúde. Como já mencionado, o ideal é consumi-lo como complemento e não como refeição.

Referências Bibliográficas:

  • http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/11293-shakes-industrializados-secam-musculos-e-nao-gorduras acessado:29/07/16
  • http://www.dietaeboasaude.com.br/diet-way-emagrece-entenda-a-verdade/acessado:29/07/16
  • http://portal.anvisa.gov.br/informacoes-tecnicas13?p_p_id=101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU&p_p_col_id=column-2&p_p_col_pos=1&p_p_col_count=2&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_groupId=219201&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_urlTitle=shakes&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_assetEntryId=2864052&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_type=content acessado:29/07/16
  • http://www.mundoboaforma.com.br/diet-way-emagrece-mesmo-como-funciona/ acessado:29/07/16

Nenhum comentário:

Postar um comentário