Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Leites fermentados: devem fazer parte da alimentação infantil?



O leite fermentado é um alimento obtido através da fermentação láctea, que é um processo metabólico no qual carboidratos e compostos relacionados são parcialmente oxidados, resultando na formação de compostos orgânicos, principalmente ácido láctico. Esse processo provoca a coagulação do leite e a redução do pH, inibindo o crescimento de microrganismos indesejados. Antes de se iniciar o processo de fermentação, o leite desnatado é esterilizado, e depois é adicionado uma cultura de lactobacilos, no caso do Yakult, Lactobacillus casei Shirota. É considerado, portanto, um alimento funcional por conter pro biótico.
Lactobacillus casei Shirota é uma espécie do gênero Lactobacillus encontrada na microbiota intestinal. É uma bactéria capaz de fermentar ácido láctico em temperaturas favoráveis, auxilia na propagação de bactérias benéficas ao equilíbrio gastrointestinal, melhora a resposta imunológica, regula o trânsito gastrointestinal, aumenta o poder de absorção de lactose pelo organismo, e é capaz de antagonizar o crescimento de bactérias patogênicas. Possui uma ampla faixa de temperatura e pH, e contempla o crescimento do Lactobacillus acidophilus, um produtor da enzima amilase. É conhecido também por auxiliar na digestão e redução da intolerância à lactose, e auxiliar no tratamento/prevenção da diarreia produzida por antibióticos.
Uma pesquisadora avaliou a influência da Lactobacillus casei Shirota em um grupo de crianças hospitalizadas sob tratamento com antibióticos β-lactâmicos, e embora nenhuma criança do estudo tenha apresentado diarreia, na avaliação geral, aquelas que receberam o leite fermentado mostrou uma recuperação precoce da microbiota intestinal, em relação às crianças que tomaram placebo. Concluindo que L. casei Shirota é capaz de reequilibrar mais rapidamente a microbiota intestinal.

Entretanto, deve-se observar a idade das crianças. A microbiota intestinal pode variar de acordo com a idade, e o Yakult pode ser prejudicial para crianças pequenas. Além disso, vale lembrar que assim como os outros alimentos industrializados, possui substâncias que podem ser nocivas. Para manter uma vida saudável, é sempre melhor dar preferência aos alimentos naturais, o que deve ser estimulado desde a infância.

Referencias:



ATOBE, Jane Harumi. Efeito do leite fermentado contendo Lactobacillus casei 
Shirota na microbiota intestinal de crianças sob terapia antimicrobiana. 2003. 124 f. 
Tese (Doutorado) - Curso de Farmácia, Análises Clínicas, Universidade de São 
Paulo, São Paulo, 20

Aluna: Ligia Chaves Lima de Freitas DRE:111310045

5 comentários:

  1. A microbiota humana consiste no conjunto de microrganismos que vivem em harmonia em nosso corpo e é de grandíssima importância para proteção por competição contra patógenos, no estímulo do sistema imune, na metabolização de fármacos, entre outros benefícios. No entanto, desequilíbrios na microbiota, denominados disbioses, podem levar ao desenvolvimento de doenças.
    Alimentos probióticos como o Yakult atuam contribuindo para o equilíbrio da microbiota intestinal e, dessa maneira, levam a diversos benefícios. Contudo, o consumo de leites fermentados deve ser realizado de maneira consciente, assim como qualquer outro tipo de alimento. Cuidados como a quantidade ingerida em relação as valores diários de seus componentes devem sempre ser tomados.
    Em relação ao consumo destes probióticos por crianças, além dos cuidados gerais já citados, deve-se estar atento para a idade. Sabe-se que recém nascidos começam o processo natural de formação de sua microbiota logo após o nascimento. Bebês de até 1 ano de idade ainda apresentam sua microbiota bastante imatura e, portanto, o consumo de probióticos não é recomendado. Recomenda-se apenas amamentação com leite materno nos primeiros meses de vida (até 6 meses) e posterior implementação gradativa de alimentos naturais como frutas e legumes.

    ResponderExcluir
  2. A microbiota intestinal humana exerce um papel fundamental para a manutenção da nossa saúde e a suplementação da dieta com
    probióticos e prebióticos pode auxiliar no equilíbrio da
    microbiota. É importante nos atentarmos que bebidas fermentadas, como o Yakult são ingeridos principalmente por crianças. Esse uso precisa ser consciente, visto que Yakult é um produto que tem uma grande quantidade de carboidratos líquidos e pouquíssimas quantidades de outros macro e micronutrientes. O ideal é fugir da dieta ocidental, que é rica em fast food e implementar de uma dieta composta principalmente de frutas, verduras e legumes, auxiliando na prevenção da obesidade infantil.

    ResponderExcluir
  3. A alimentação cada vez mais pobre em minerais e rica em açúcares e lipídeos atinge inclusive as crianças cada vez mais cedo. Já sabemos da importância da alimentação para a manutenção harmônica da flora intestinal. Novas informações sobre a importância da flora intestinal em processos fisiológicos e na resolução ou agravamento de patologias vem sendo descobertas. Logo, torna-se essencial pensar em como manter o equilíbrio desses microorganismos. De fato, entendo a importância dos Lactobacillus dentro desse contexto. Minha questão quando falamos em público infantil é o marketing envolvido nesses produtos, podendo disfarçar aspectos importantes do produto. Frequentemente as marcas desenvolvem leites fermentados para o público infantil em diversos sabores, estampando a imagem de personagens de animações infantis. E muitas vezes esses leites fermentados possuem sabores para se tornarem mais atraentes ao público, ou seja, existe a adição de aromatizantes sintéticos. Para simular a cor de frutas, algumas marcas adicionam ainda corantes, sem falar dos conservantes. Para tornar atrativo aos pais, o aviso de “fonte de vitaminas” vem em destaque, tornando o aviso de “contém aromatizante sintético” quase imperceptível. A inserção desses aditivos na primeira infância pode representar perigo, já que esse público é mais suscetível aos efeitos adversos relacionados a esses componentes químicos. Não seria mais adequada uma alimentação equilibrada ao consumo de leites fermentados infantis contendo aditivos?

    ResponderExcluir
  4. É sempre interessante a exposição das vantagens de incluir leites fermentados ou outras fontes de probióticos na dieta infantil, principalmente pelo fato das crianças serem mais suscetíveis a terem infecções intestinais devido a poucos hábitos higiênicos que são associados a idade. Assim, a inserção desse tipo de alimento, que regula positivamente a microbiota intestinal, é um fator positivo para a resposta imunológica infantil, que ainda está sofrendo algumas mudanças. Devido à presença dos probióticos em diversos alimentos, informar a população que probióticos são microrganismos que oferecem diversos benefícios, contribui para o entendimento de que nem todos os fungos e bactérias trazem somente malefícios à saúde, claro que quando consumidos de forma adequada e devidamente orientada. Para complementar o conteúdo informativo do trabalho, seria interessante mostrar os nutrientes que os leites fermentados oferecem (teor de carboidratos, proteínas, minerais), possíveis corantes e flavorizantes presentes, e ainda comentar sobre as consequências de consumir excessivamente leite fermentado diariamente. Por apresentar um gosto bastante atrativo, muitas crianças acabam querendo beber várias mini garrafas de leite fermentado, e esse hábito pode gerar dores intestinais, gases, e até mesmo um quadro de diarreia, o que demanda uma maior atenção dos pais no acompanhamento da alimentação dos filhos.

    ResponderExcluir
  5. A microbiota intestinal é composta por uma variedade de microrganismos que vivem de maneira harmônica a qual conferem proteção contra microrganismos patogênicos. O produto citado, Yakult, a priori sequer deveria ser denominado leite fermentado uma vez que o leite desnatado e o leite desnatado reconstituído disponível presentes em sua formulação são destinado ao crescimento do microrganismo Lactobacillus casei Shirota, servindo como um meio de cultura. É importante notar que em sua composição também estão presentes 11g de carboidratos e 30 mg de cálcio. Diante do exposto, a ingestão do produto por crianças deve ser feita sob grande atenção e em pequenas quantidades.

    ResponderExcluir