Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

“Sucos” Del Valle prontos uma alternativa viável?


          Com a pressão da mídia sobre os malefícios de determinados alimentos, a sede por saúde e a necessidade de alimentos considerados saudáveis, o consumo mundial de refrigerantes vem caindo gradativamente seguido pelo aumento da demanda de sucos de fruta industrializados e outras bebidas que substituiriam milagrosamente as injúrias do refrigerante por uma bebida refrescante, natural e saudável. Todos aqueles que foram questionados sobre o Del Valle de forma unânime responderam que o suco em caixa é mais saudável, mais nutritivo, faz bem e preferem essa nova moda de ser politicamente correta.
          Até que ponto tudo isso que é amplamente divulgado e imposto pela propaganda é verdade? Seria o Del Valle o salvador de nossos almoços em família tanto para a vida da criança que está chegando quanto para o avô que não pode abusar nos alimentos?


Apresentação do produto
          Em todos os rótulos dos produtos analisados não constavam informações sobre a variedade da uva utilizada como matéria-prima ou a procedência do suco concentrado.
          Substituir o refrigerante pelo suco de caixinha é benéfico para a nossa saúde? Não, ambos são igualmente ruins! Na verdade, a maioria dos ditos “sucos de caixinha” são néctares. Mas o que é néctar? Segundo o decreto nº 6.871, de 4 de junho de 2009 e Instrução Normativa nº 12, de 4 de setembro de 2003, Néctar é a bebida não fermentada, obtida da diluição, em água potável, da parte comestível da fruta/vegetal, adicionado de açúcares, destinado ao consumo direto e Suco é a bebida não fermentada, obtida pela diluição, em água potável, da polpa da fruta, sem adição de aromas e corantes artificiais. Além disso, o limite para a adição de açúcares aos sucos é de no máximo 10% do peso total do produto.
Tabela Nutricional de diferentes sabores de suco.

        Ao comparar alguns sabores, percebe-se a presença de cerca de 25g a 29g de açúcar em um copo de 200ml. Isso equivale a cerca de 2 colheres de sopa de açúcar em apenas UM copo. Rótulos de néctar de uva, pêssego e abacaxi, respectivamente, ou seja, é um produto riquíssimo em açúcar. Caso uma pessoa consuma um copo por dia durante 5 dias da semana, ela estará consumindo cerca de 7 colheres de sopa ou 145g de açúcar, proveniente apenas do suco. Vale ressaltar ainda, que a frequência de consumo desse produto costuma ocorrer mais de uma vez ao dia, devido a difusão da ideia de um produto saudável, principalmente para crianças, sem contar ainda o consumo de açúcar proveniente de outras fontes alimentares.

Legislação
          Algumas RDC da Anvisa, decretos e instruções normativas do MAPA regular a produção e consumo de suco de néctar de uva. O Decreto Nº 6871 de 2009 é a legislação vigente que discorre sobre o registro, a padronização, a classificação, a inspeção e a fiscalização da produção e do comércio de bebidas, no qual consta o Artigo 21 que define Néctar como bebida não fermentada, obtida da diluição em água potável da parte comestível do vegetal ou de seu extrato, adicionado de açúcares, destinada ao consumo direto.
          A Instrução normativa (IN) 01/2000 do MAPA,no anexo XII,  regulamenta os padrões de identidade e qualidade para suco de polpa de uva, 

observando a seguinte tabela:
 
Mínimo 
Máximo 
Sólidos solúveis em º Brix, a 20º C 
14,00 
PH 
2,9 
Acidez total expressa em ácido  tartárico (g/100g) 
0,41 
Açúcares totais naturais da uva  (g/100g) 
 
20,00 
Sólidos totais (g/100g) 
15,00 

          Na RDC nº 259, em seu Anexo único, item 1, se aplica à rotulagem de todo alimento que seja comercializado. Em complemento a esta temos a RDC 360 que se aplica à rotulagem nutricional dos alimentos produzidos e comercializados, como carboidratos, gorduras totais, valores diário e outros que são necessários constar no rótulo de um produto.
Em 2012, o MAPA através da Instrução Normativa (IN) nº 24, alterou o percentual de suco de uva ou poupa de uva de 30% para 50%. Tendo em vista, o Decreto nº 99.066/1990 exige que os derivados da uva e do vinho tenham necessariamente 50% ou mais daquelas matérias primas  e adequando a padrões internacionais a esse tipo de produto.

Discussão

Tem fruta mesmo?
          Bom, o néctar possui fruta sim. No entanto, a maioria dos néctares disponíveis no mercado não discrimina no rótulo o percentual de fruta que contém, nem o percentual exato de açúcares adicionados, de forma que que tudo é descrito como carboidrato.

          No caso deste suco, não foram utilizados corantes artificiais (pelo menos isso não foi relatado no rótulo), mas é possível encontrar no mercado outras marcas que contém esses corantes artificiais, que são apontados como causadores de reações alérgicas. Por isso, fique atento!

Rótulo de néctar de acabaxi

          Imagens do rótulo que levam ao erro, o poder da publicidade e do marketing é tão grande que uma simples embalagem pode nos levar a crer que determinada bebida é tão saudável quanto a fruta in natura que originou o produto. Mas não é bem assim.

          Ao observar  o rótulo do seguinte “suco”, imaginamos que se trata de um suco de uva.
Porém, ao olhar com mais atenção as letras miúdas e os ingredientes, percebe-se que ele não se trata de um suco e, muito menos, de um suco de uva.
          O produto, na verdade, é uma bebida de fruta (ou refresco), cujos ingredientes contam com açúcar (em maior quantidade) e sucos de maçã, uva e cenoura, além dos nutrientes artificialmente presentes e aromatizantes sinéticos “idênticos” aos naturais Já que “colocar” as frutas dentro da caixinha faz elas perderem a maioria de seus nutrientes.

Conclusão
          Comer a fruta é sempre a melhor opção. Mas para quem faz questão de tomar suco, as melhores alternativas são o suco da fruta,  o suco integral, o suco de polpa ou até o suco concentrado: mais naturais, sem conservantes, sem aditivos e sem açúcar.
          Vale ressaltar que, devido ao processo de fabricação, as bebidas industrializados perdem grande parte de nutrientes  e fibras, além de conter alto teor de açúcar. Além de toda a lista de coisas ruins do “suco de caixinha”, vale lembrar os casos em que muitos consumidores tiveram a (infeliz) surpresa de encontrar “objetos estranhos” nas caixas desses sucos.

Referências

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Decreto Nº 6871, de 04 Junho de 2009. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D6871.htm>
BRASIL. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 259, de 20 de setembro de 2002. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/36bf398047457db389d8dd3fbc4c6735/RDC_259.pdf?MOD=AJPERES>
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Instrução normativa Nº 24, de 16 de dezembro de 2005. Disponível em:<http://extranet.agricultura.gov.br/sislegis-consulta/consultarLegislacao.do?operacao=visualizar&id=13576>
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Instrução normativa Nº 01, de 07 de janeiro de 200. Disponível em: http://www.ibravin.org.br/public/upload/legislation/1379429768.pdf

BRASIL, Portal O Dia, publicado em 12.02.2010 às 00h00 > Atualizado em 15.12.2011 às 22h08 disponível em http://odia.ig.com.br/portal/cienciaesaude/teste-reprova-cinco-sucos-artificiais-de-frutas-1.109687

Nenhum comentário:

Postar um comentário