Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Mix de Fruta Seca, Brasil Frutt – O benefícios das frutas secas para a saúde




Em cada novo programa de reeducação alimentar e emagrecimento que surge, elas aparecem: as oleaginosas. Ricas em fibras e antioxidantes, apresentam a proposta de deixar tudo mais nutritivo, porém o consumo excessivo de certas frutas pode trazer uma quantidade de açúcar indesejavel para uma dieta de perda de peso. Mas e então? Será que você sabe bem o que anda acrescentando à sua dieta?


Descrição do Produto:

É composto de Uva Passa Seca Escura (rica em antioxidantes), Amêndoa (rica em gordura monoinsaturada), Castanha do Pará (rica em selênio), Castanha de Caju (rica em proteínas;  lipídeos; vitamina B1, B2 e B3; fósforo e ferro) e Nozes (rico em ácidos graxos essenciais, vitamina E, tocoferóis e fitoesteróis).



Legislação:

De acordo com a legislação, alimentos funcionais em grãos e flocos somente poderão ser comercializados se estiverem registrados na Anvisa em uma das categorias de alimentos especificados no artigo 6º e 7º na IN 09/09. Caso não possuam registro na Anvisa, ou forem isentos de registro, eles não poderão ser comercializados. Os alimentos definidos como funcionais somente podem ser comercializados quando em formas de apresentações não convencionais de alimentos, como por exemplo, comprimidos, tabletes, drágeas, cápsulas, saches e similares (parágrafo único Art.8º IN09/09).
Fundamentos Bromatológicos:
Os alimentos presentes no produto entram na classe de alimentos funcionais, que se segundo a Anvisa, é definido como “aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta habitual, produz efeitos benéficos a saúde”. Eles não possuem a capacidade de curar determinada doença, mas possuem componentes que auxiliam a prevenir e reduzir o risco de algumas doenças. A embalagem sugere que este oferece: proteção contra o risco de doenças cardíacas, cancerígenas e neurológicas; aumento da resistência do sistema imunológico e também auxilia na regulação dos níveis de açúcares no sangue, uma vez que é composto por alimentos ricos em nutrientes benéficos para o nosso organismo.
O produto analisado trata-se de um mix de frutas secas contendo uva passa seca escura, amêndoa, castanha do Pará, castanha de caju e nozes. Esses alimentos são famosos por possuírem ação antioxidante, além de vitaminas e gorduras boas que, quando aliados à uma dieta equilibrada, contribuem para a saúde.
A uva passa é descrita como rica em antioxidantes, por isso, elas podem contribuir para uma melhor saúde óssea e ajudar na prevenção da degeneração macular. Elas possuem alto teor de potássio e baixo de sódio, o que é bom para o coração. Também possuem bastante fibras, o que ajuda na melhor digestão e funcionamento intestinal. Contudo, é uma das frutas mais ricas em açúcares, devendo ser consumida moderadamente, no caso de uma dieta restritiva em carboidratos, sendo assim diabéticos devem tomar cuidado com a quantidade ingerida.
Por sua vez, a amêndoa é rica em gordura boa, auxiliando as boas taxas de colesterol, assim como, a sinergia entre os flavonoides presentes e vitamina E podem fortalecer a estrutura das artérias. Rica em L-carnitina e em riboflavina, induz ao aumento da atividade cerebral, otimizando o funcionamento do cérebro.
A castanha do Pará tem função reconhecida devido ao seu componente mais importante: o selênio. O selênio é um importante mineral que constitui enzimas antioxidantes cuja finalidade é combater a formação de radicais livres. Estudos mostraram que o consumo diário de uma castanha-do-pará, recuperou a deficiência de selênio e ainda teve efeitos positivos sobre as funções cognitivas de idosos com comprometimento cognitivo leve.
Já a castanha de caju possui uma grande variedade de nutrientes como gorduras boas, sais minerais e vitaminas do complexo B, sua função, quando aliada à dieta, é como antioxidante, auxiliando aos bons níveis de colesterol, protegendo o coração, também, com efeito potencializador do sistema imune por conter zinco e auxiliando nas funções sanguíneas devido ao ferro presente.
Não menos importante e muito conhecida, o mix também contém nozes, que é  rica em vitamina E, que possui ação antioxidante; vitaminas do complexo B; fibras para o bom funcionamento intestinal; cálcio para a boa composição dos ossos; ferro e ômega-3. As nozes tem importante papel auxiliando a prevenção de doenças cardiovasculares, assim como, doenças neurodegenerativas.
O produto citado não está de acordo com a legislação vigente, sendo assim não deveria estar sendo vendido dentro de uma drogaria. E também não possui o selo da Anvisa.
Apesar de todos os efeitos benéficos com a utilização deste tipo de alimento, é necessário que haja uma avaliação nutricional anterior ao uso, para que seja estabelecido a quantidade de consumo diário, pois o consumo liberado pode se tornar maléfico quando analisarmos toda a quantidade de gordura e açúcar ingerida. Podendo comprometer, por exemplo, uma dieta de emagrecimento, restritiva a carboidratos.
Referencias
ANVISA, Instrução Normativa - IN Nº 9. Disponível em< http://www.cff.org.br/userfiles/file/noticias/in9_170809.pdf> Acesso em 25/04/2015 às 15:00

EHOW BRASIL, As uvas-passas são boas para perder peso? Gastronomia, Disponível em< http://www.ehow.com.br/uvaspassas-boas-perder-peso-sobre_80686/> Acesso em: 24/04/2015 às 18:00.

USP, Consumo de castanha-do-brasil pode melhorar função cognitiva. Dosponível em< http://www5.usp.br/81278/consumo-de-castanha-do-brasil-pode-melhorar-funcao-cognitiva/> Acesso em: 24/04/2015 às 21:29.


Escrito por: Pamela Dias & Priscila Trindade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário