Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

domingo, 12 de julho de 2015


GojiPro, início de uma nova era de suplementos alimentares?


Emagrecer rápido é um enorme desejo da maioria da população mundial. Esta é a promessa de produtos como o Goji Pro, que apresentam como princípio ativo o Goji Berry e prometem emagrecimento seguro  e  melhoria da qualidade de vida. Às propriedades do ilustre fruto tibetano, foram associados emagrecimento, aumento de energia e regulação dos níveis de colesterol e glicose. Quer descobrir o que este pequeno fruto utilizado por celebridades como Victoria Beckham e Madonna pode fazer pela sua saúde?


Descrição do Produto

No Brasil, só é possível obter a fruta Goji Berry na forma desidratada ou em forma de cápsulas. No caso do Goji Pro, as cápsulas são compostas de 500 mg de extrato de Goji Berry. Existem muitos outros suplementos à base de Goji Berry e que pode conter outros compostos, como picolinato de cromo, zinco, selênio, vitamina A, vitamina C e outros. Esses compostos suplementares apresentam a função anti-oxidante, prevenindo a ação deletéria dos radicais livres.
Como o fabricante não esclarece ao cliente sobre o modo de usar e o período em que os efeitos podem ser observados, é aconselhável que o mesmo seja orientado por um médico, nutricionista ou farmacêutico sobre o uso. É notável que a propaganda apresenta diversos conceitos errôneos e tendenciosos, como informar que o suplemento não apresenta efeitos adversos e é um produto dispensado de obrigatoriedade de registro, segundo a RDC 27/2010. De acordo com a presente RDC e o Informe Técnico 66/2015, o Goji Berry é caracterizado como novo alimento ou novo ingrediente, portanto as cápsulas apresentam obrigatoriedade de registro na Anvisa.

Benefícios e Riscos do Goji Berry

O goji (Lycium barbarum L.) é uma planta da família das Solanaceae e é usada tradicionalmente como alimento e medicamento no leste asiático, principalmente da China e Tibete, por mais de 2000 anos. No passado, os frutos, na forma de tinturas, pós ou comprimidos, apresentavam função de enriquecer o Yin no fígado, rins e pulmões, além de melhorar a acuidade visual, infertilidade, dores abdominais, tosses secas, fatiga e dores de cabeça. Também se acreditava que as frutas poderiam aumentar a longevidade e evitar o aparecimento precoce de cabelos grisalhos.
Nos tempos atuais, foram feitos diversos estudos para avaliação das propriedades antioxidantes, imunomodulatórias, neuroprotetores e hipolipidêmicos dos frutos e de outras partes da planta. Verificou-se que essas propriedades poderiam  ocorrer devido à presença de polissacarídeos, flavonóides (miricetina, quercetina e kaempferol), carotenóides (como o palmitato de zeaxantina), vitamina C, complexo B  e aminoacidos não-proteinogênicos (taurina, betaina). Portanto, de fato o goji berry apresenta efeitos farmacológicos importantes, mas isso não justifica a irracionalidade do consumo, visto que também há efeitos adversos.
Há limitações na disponibilidade de estudos  toxicológicos  que permitam uma análise crítica da segurança do uso de Goji a longo prazo, porém os estudos disponíveis apontam para um baixo risco toxicológico com o consumo do fruto em quantidades moderadas.
Existem relatos de casos de pacientes que apresentaram reação alérgica após o consumo do fruto tibetano. Foi descrita um possível relação entre o desencadeamento de alergia após o consumo de Goji Berry com a existência de um quadro primário de alergia a alimentos como tomate, que  também é uma planta da família Solanaceae.
Outra fonte de preocupação quanto ao risco toxicológico do fruto é o potencial de interação com medicamentos hipertensivos e anticoagulantes. O Goji Berry possui componentes que são metabolizados por enzimas hepáticas, interferindo na metabolização desses medicamentos pelo mesmo grupo de enzimas.

Conclusão

O consumo do produto apresenta baixos riscos para população em geral, porém pessoas que utilizam medicamentos de uso contínuo ou apresentam alergias alimentares devem consultar seu médico antes de consumir este produto.
Tanto a ANVISA quanto o FDA proíbem a comercialização de qualquer produto à base de Goji Berry com alegações de tratamento, cura ou prevenção de doenças. Estas alegações não possuem comprovação científica e não devem motivar o consumo deste produto. O fruto não possui ação comprovada do seu papel emagrecedor e melhora da saúde.

São necessários estudos científicos adicionais que permitam a verificação da segurança do Goji como alimento, pois os estudos atuais possuem limitações quanto ao tempo de utilização do produto e também do amostral de sujeitos utilizados.

Referências Bibliográficas

        Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Informe Técnico n. 66 de 1 de junho de 2015. Esclarecimentos sobre a avaliação de segurança da espécie vegetal Lycium barbarum, também conhecida como goji berry. Disponível em http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/d4cd328048b21b83b0a2bc0a466faa84/Informe+Tecnico+sobre+consumo+de+Goji+Berry+e+regularidade+de+produtos.pdf?MOD=AJPERES   Acesso: 28/06/2015
        Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução n. 27 de 6 de agosto de 2010. Dispõe sobre as categorias de alimentos e embalagens isentos e com obrigatoriedade de registro sanitário. Disponível em http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/b951e200474592159a81de3fbc4c6735/DIRETORIA_COLEGIADA_27_2010.pdf?MOD=AJPERES   Acesso: 28/06/2015
        Potterat, Olivier. Goji (Lycium barbarum and L. chinense): Phytochemistry, Pharmacology and Safety in the Perspective of Traditional Uses and Recent Popularity. Planta Medica, v.76, p. 7–19, 2010. 
        Larramendi, Carlos Hernando et al. Goji Berry (Lycium barbarum) : Risk of Allergic reactions in individuals with food allerrgies. Journal of Investigational Allergology and Clinical Immunology, v.22, p.345-350, 2012.
        Goji Pro oficial, disponível em http://gojipros.com.br/  Acesso: 28/06/2015

Dupla : Larissa Mendonça 
 Rafaela Mendonça




Nenhum comentário:

Postar um comentário