Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Centrum Control um aliado no controle dos níveis de colesterol.


O Centrum Control é um suplemento vitamínico, completo de A a Z, que possui fitoesteróis adicionados na sua formulação. Os fitoesteróis ajudam a controlar os níveis de colesterol, que é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.
A prevenção e o tratamento de doenças cardiovasculares são questões preocupantes em saúde pública, uma vez que, o aumento da expectativa de vida da sociedade, hábitos alimentares, sedentarismo, obesidade, entre outros, são fatores resposáveis pelo aumento da incidência dessas doenças na população.

Fundamentos Bromatológicos 

Os fitoesteróis são esteróis compostos por 27 a 29 átomos de carbonos e estruturalmente semelhantes ao colesterol, diferenciando-se destes pelas configurações no núcleo ou na cadeia lateral, ou , ainda pelos seus grupos polares.

Fig I - Estrutura geral dos Fitoesteróis

Fig II - Estrutura do Colesterol

Quimicamente os fitoesteróis são subdivididos de acordo com a sua estrutura química e biossíntese. A subclasse mais abundante, a qual é atribuído o principal efeito hipocolesterolêmico, é a de esteróis 4-desmetil, que possui o β-sitosterol, campesterol e estigmasterol como principais representantes.
Essa similaridade permite que, ao longo do processo digestivo dos alimentos no intestino delgado, o fitoesterol seja confundido com o colesterol, evitando a sua absorção pelas células intestinais. Dessa forma, o colesterol que não é absorvido é eliminado pelas fezes.
De Jong, Plat, Mensink (2003) demonstram que quando são consumidos diariamente de 2-2,5 g de esteróis, observa-se uma redução da absorção de colesterol, a qual se deve ao aumento da expressão do receptor LDL e ao aumento da síntese de colesterol endógeno, correspondente até 14%.

Além de fitoesteróis, o produto contém quantidades extras (em comparação a Centrum) das vitaminas B6 e B12 e de ácido fólico, que também contribuem para os níveis estáveis do colesterol e para a saúde do coração.
O suplemento possui ainda grande quantidade das vitaminas A e E e de minerais como, manganês, cromo, molibdênio e selênio, importantes antioxidantes no combate ao envelhecimento precoce. As vitaminas A, C e E, e minerais, como Selênio e Zinco, são importantes para combater os radicais livres.  Contém todas as vitaminas do complexo B (B1, B2, B6, B12, Niacina, Ácido Pantotênico, Biotina e Ácido Fólico) que auxiliam na transformação dos alimentos em energia.

Legislação

A Portaria SVS nº32 de 13 de janeiro de 1998 é a que regulamenta este produto e tem como objetivo: “Fixar a identidade e as características mínimas de qualidade a que devem obedecer os Suplementos Vitamínicos e ou de Minerais”. Essa regulamentação define suplementos vitamínicos ou de minerais como “alimentos que servem para complementar com estes nutrientes a dieta diária de uma pessoa saudável, em casos onde sua ingestão, a partir da alimentação, seja insuficiente ou quando a dieta requerer suplementação”. Devem conter um mínimo de 25% e no máximo até 100% da IDR (Ingestão Diária Recomendada) de vitaminas e ou minerais, na porção diária indicada pelo fabricante, não podendo substituir os alimentos, nem serem considerados como dieta exclusiva.

O Centrum Control possui uma formulação de vitaminas e minerais que atendem a devida regulamentação. Na tabela abaixo é possível observar cada nutriente e seus valores percentuais de IDR presente neste produto.



Conclusão

Os produtos desenvolvidos com fitoesteróis pelas indústrias farmacêuticas e alimentícias são muitas vezes comercializados de forma a despertar no consumidor a crença de que o uso dos mesmos não promova nenhum malefício à sua saúde, uma vez que estes compostos são de origem vegetal. Ao consumidor, por sua vez, são negligenciados os aspectos relacionados à eficácia e segurança do uso destes compostos.

A análise da literatura evidenciou que o uso de fitoesteróis mostra-se eficiente e seguro na prevenção de doenças cardiovasculares, uma vez que promovem a redução dos níveis de LDL. Entretanto, é preciso cautela no uso, pois são necessárias maiores evidências clínicas que comprovem qual é a dose segura para a administração desses compostos. Como preconizado pela ANVISA, crianças, gestantes e lactantes devem evitar o consumo de produtos enriquecidos com fitoesteróis, o que é o caso do Centrum Control.

Vale lembrar que a ingesta do Centrum Control deve ser associada a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. 

Referências Bibliograficas

Juliany B M Fernandes    DRE:111396928
Maria M B M Magalhães  DRE: 114199773

Nenhum comentário:

Postar um comentário