Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

A verdade por trás dos polivitamínicos: suplemento alimentar ou coquetel químico?

Um dos suplementos polivitamínicos disponíveis no mercado é o Equaliv Nutri Mulher. O que muitas pessoas não percebem é que, na grande maioria dos casos, estes produtos fazem mais mal do que bem. Será o Equaliv Nutri Mulher um suplemento vitamínico ou um coquetel químico?



Descrição do produto:

Equaliv Nutri Mulher é um polivitamínico desenvolvido especialmente para as vantagens que o público feminino anseia e sem as desvantagens que este mesmo público abomina. A vida estressante e apressada de uma grande parte da população demandam alimentos semi-prontos ou, mesmo quando ditos naturais, são cultivados na presença de agrotóxicos, o que reduz a qualidade dos alimentos e a perda de vários nutrientes. Isto gera a crescente necessidade de suplementação alimentar. Já existem diversos estudos que destacam a importância dos micronutrientes na prevenção e até tratamentos de patologias que nos atingem. Em busca de promover o equilíbrio alimentar com relação aos micronutrientes, Equaliv Nutri Mulher traz uma combinação de elementos que são essenciais para a manutenção de uma vida saudável.
Apesar destas promessas serem ludibriantes, sabe-se que contornar os problemas de saúde, muitas vezes provocados por maus hábitos alimentares e estilos de vida, com mais produtos industrializados não é a melhor forma de se levar uma vida saudável. É importante ter olhar crítico quanto a estes produtos, pois eles podem induzir o consumidor a prosseguir com as práticas insalubres, uma vez que existem polivitamínicos que “corrigem” os desequilíbrios causados por eles. Além disso, deve-se considerar o limite de absorção de cada nutriente, pois uma vez que este esteja insaturado, sua ingestão se torna perda de dinheiro.

Fundamentos Bromatológicos e Legislação:

A Resolução N°71, de 22 de dezembro de 2009 estabelece regras para medicamentos, e inclui os polivitamínicos e os poliminerais, dizendo que no rótulo de embalagens dos polivitamínicos, poliminerais e poliaminoácidos, deve constar a formulação qualitativa e quantitativa por unidade farmacotécnica e o teor percentual de cada princípio ativo na dose/posologia diária máxima preconizada, expresso claramente em índices percentuais, relatios à Ingestão Diária Recomendada (IDR).  Em 2014, a Anvisa publicou a Orientação de Serviço n°1/2014 que trata do “Registro e Pós-registro de Medicamentos Específicos: suplementos Vitamínicos e Minerais de Uso Oral”. Essa orientação de serviço regulamenta que os suplementos vitamínicos e minerais devem conter um mínimo de 25% da IDR de vitaminas e minerais, na porção diária indicada pelo fabricante. Desta forma, os suplementos com bases nesses constituintes não pode conter nenhum deles em concentrações inferiores a 25% da respectiva IDR, pois se isto acontecesse, não haveria atribuição terapêutica a este suplemento. A Anvisa passou então a exigir a adequação das rotulagens contendo estes dados e já não aceita novos registros de produtos contendo vitaminas e minerais com indicação diária inferior a 25% da IDR. No caso de Equaliv Nutri Mulher, haverá adequação da formulação, uma vez que o Cálcio, sendo um mineral, atende apenas 5% das necessidades diárias em uma cápsula.
A Anvisa também desestimula o uso de excesso de vitaminas, isto é, valores superiores a 100% a IDR pela Nota Técnica: Excesso de Vitaminas, de 30 de abril de 2013. Mas, segundo a RDC 24/2011, item III do artigo 33, explicita que são isentos de segurança e eficácia medicamentos à base de vitaminas e/ou minerais e/ou aminoácidos, isolados ou associados entre si, de uso oral, pois são isentos de prescrição médica. Esta posição é um tanto contraditória, uma vez que se demonstrou a importância dos micronutrintes frente à prevenção e tratamento de diversas patologias. Esta decisão encoraja o uso indiscriminado do produto e uma pode levar a diminuição do comprometimento da empresa, por não ter que comprovar a segurança e eficácia do mesmo, levando muitas vezes a propagandas enganosas.


Não existem legislações brasileiras  que estabeleçam limites máximo e mínimos de cada vitamina e minerais. Segue abaixo a tabela nutricional de Equaliv Nutri Mulher. Temos como fonte ainda o Códex Alimentarius que é um fórum internacional de normatização do comércio de alimentos estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), por ato da Organização para a Agricultura e Alimentação (FAO) e Organização Mundial de Saúde (OMS). Nesta organização existe a presença de um Comitê Brasileiro que intercede pelos assuntos relevantes para o Brasil. O Códex Alimentarium traz como orientação que cada um dos componentes deve corresponder a, minimamente, 15% da IDR na dose indicada pelo fabricante.
Um dos benefícios de Equaliv Nutri Mulher seria a presença de ácido fólico, muito importante em mulheres com intenção de gestação, pois o ácido fólico é importante nas primeiras semanas gestacionais. Talvez este aspecto no Brasil não seja tão relevante, pois a população com acesso regular a alimentos balanceados, que na maior parte das vezes será a mesma com poder financeiro para adquirir o produto em questão, pode obter da dieta, nos alimentos enriquecidos. Tanto as farinhas de trigo e de milho vendidas diretamente ao consumidor, quanto aquelas utilizadas como matéria-prima pelas indústrias, na fabricação de outros produtos, são enriquecidas com ferro e ácido fólico, desde junho de 2004.
A presença de Ferro é importante no caso de mulheres, que é o principal grupo com deficiência de ferro por causa do período menstrual. Biotina, vitamina B12, C e E são importantes para este público também pois auxiliam no crescimento e força de cabelos e unhas. Entretanto, vale a pena lembrar que com uma dieta balanceada é possível alcançar todos esses nutrientes e certamente é a forma mais saudável de alcançá-los.

Referências bibliográficas: 

· Nota técnica: Excesso de vitaminas. Disponível em: < http://portal.anvisa.gov.br/> Acesso em 11 de junho de 2015. 

· Resolução-rdc nº 71, de 22 de dezembro de 2009. Disponível em:<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2009/res0071_22_12_2009.html> Acesso em 10 de junho de 2015. 

· Comprovação de segurança e eficácia de vitaminas, minerais e aminoácidos. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/>. Acesso em 5 de junho de 2015. 

· Polivitamínicos e poliminerais contendo princípios ativos com menos de 25% da IDR devem passar por alteração de bula, rotulagem e de formulação. Disponível em:< http://portal.anvisa.gov.br/> Acesso em 10 de junho de 2015.

· Guidelines for vitamin and mineral food supplements. Códex Alimentarius. Disponível em: < http://www.codexalimentarius.org/> Acesso em 10 de junho de 2015.

· Equaliv Nutri Mulher. Disponível em:< http://www.equaliv.com.br/nutrimulher/> Acesso em 10 de junho de 2015.



Artigo escrito por Lidiane Menezes (DRE: 111220876) e Renata Alvim (DRE: 111197683).

Nenhum comentário:

Postar um comentário