Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Diet Shake: uma opção saudável?


Quando você vai à farmácia procurando algum produto emagrecedor, dá logo de cara com aquele Diet Shake de chocolate, com aquela cara de delicioso, e suas informações no rótulo que são bem atrativas: “Nutricionalmente completo, para substituir até duas refeições por dia”, ou então “você reduz centenas de calorias e emagrece de maneira saudável”. Mas será que isso tudo é válido mesmo?  LEIA MAIS

Publicado por Carla Diederichs e Louise de Matos




Descrição do Produto:
           
            O Diet Shake de chocolate é utilizado para uma dieta de redução de peso para a substituição de até duas refeições por dia, possuindo fontes de proteínas nobres, vitaminas, minerais, fibras alimentares e baixa quantidade de gorduras, que ajudam no bom funcionamento do organismo, segundo sua tabela nutricional.
Conforme propaganda, este produto diminui a ingestão de calorias e o excesso de outros alimentos, fazendo o consumidor emagrecer com ‘saúde’, por ter uma composição nutricional completa, que pode ser vista abaixo.



Fundamentos Científicos, Bromatológicos, Toxicológicos, Fisiológicos:

Não existe maneira de emagrecer sem exercícios físicos. A ingestão reduzida de calorias somada à prática de exercícios aeróbicos e anaeróbicos é a chave para o saudável emagrecimento. Conforme especificado na Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, por Hauser et al, os exercícios físicos levam à redução das células adiposas, devido à diminuição da formação e estímulo da degradação de triglicerídeos nos depósitos de gordura. Assim, os ácidos graxos e a glicose são deslocados para o tecido muscular, onde ocorre aumento da incorporação e oxidação desses substratos. Portanto, o exercício físico associado a uma dieta de baixa caloria é mais eficiente que apenas uma dessas estratégias isolada. Além disso, algumas pessoas têm o costume de consumir o produto Diet Shake juntamente com produtos como corn flakes, cereais, banana. Isso também aumenta a ingestão calórica, além de aumentar mais ainda a quantidade de carboidratos ingeridos, o que torna ainda mais difícil o emagrecimento e redução das células adiposas.
Existe também uma importância no consumo de gorduras. As gorduras são importantes para a alimentação, pois ajudam na produção de hormônios e absorção de vitaminas. Então, se uma pessoa tem uma dieta livre de gorduras, ela não estará tendo uma dieta saudável.

Revisão da Legislação:

            O Diet shake é registrado como um pó para preparação de bebida sabor artificial de chocolate para dieta de redução de peso na Resolução nº 201 de 13 de novembro de 2002. Esse produto é considerado um alimento se destinados à redução de peso podem substituir até duas refeições da dieta diária na Portaria nº 30, de 13 de janeiro de 1998, não podendo constituir em fonte nutricional exclusiva da dieta diária total.
Ao comparar a tabela nutricional indicada no rótulo com a Portaria 30/1998, pode-se concluir que o produto está dentro das normas em relação à energia, quantidade de proteína, lipídeos, vitaminas e minerais. Quanto a quantidade de carboidratos, não se pode afirmar que ele se encontra dentro dos padrões, pois a legislação não possui restrição de carboidratos. Entretanto, sabe-se que um produto para redução de peso deve conter a mínima quantidade de carboidratos possível. 
Além de um produto de controle de peso, é considerado um suplemento vitamínico e mineral, por conter grande quantidade desses nutrientes. Segundo a Portaria nº 32, de 13 de janeiro de 1998, os Suplementos Vitamínicos e/ou minerais são alimentos que servem para complementar a dieta diária de uma pessoa saudável, em casos onde sua ingestão, a partir da alimentação, seja insuficiente ou quando a dieta requerer suplementação.
Esses produtos devem conter um mínimo de 25% e no máximo até 100% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de vitaminas e ou minerais, na porção diária indicada pelo fabricante, não podendo substituir os alimentos, nem serem considerados como dieta exclusiva. O Diet shake de chocolate possui por volta de 33 % da quantidade de cada vitamina e mineral, estando então, dentro da faixa indicada pela Portaria nº 32/1998, mesmo que consumido duas vezes ao dia, substituindo duas refeições, pois a ingestão seria, por exemplo, 66% do nutriente.
 Além disso, a Portaria nº 32/1998 afirma que é proibida toda e qualquer expressão que se refira ao uso do Suplemento para tratar uma enfermidade ou alteração do estado fisiológico. No caso, o Diet shake é utilizado para o emagrecimento que está relacionado a uma mudança no estado fisiológico de uma pessoa.

Discussão e Conclusão

Visto o que foi apresentado até aqui, o produto Diet Shake está em conformidades com a legislação. Porém, o consumidor pode cometer equívocos com tal produto. Por exemplo, uma pessoa espera que possa substituir seu café da manhã por uma vitamina com Diet Shake, mas também acrescenta banana com aveia em seu shake. Isso aumenta a quantidade de nutrientes que o consumidor irá ingerir, o que futuramente pode levar ao ganho de peso e não à perda de peso. 
Além disso, as pessoas que costumam tomar o produto Diet Shake são pessoas fazendo dietas rigorosas. O produto não contém gordura em sua formação, então, para se nutrir com a quantidade diária necessária de gordura, o consumidor deve, em sua terceira refeição (que não foi substituída pelo Diet Shake), acrescentar tal quantidade de gordura. Porém, não se vê uma pessoa em uma dieta rigorosa comendo gordura na janta ou no almoço. Portanto, este erro pode causar problemas como alteração do ciclo menstrual, diminuição da libido e pouca absorção de vitaminas, devido à falta de gordura no organismo.

Recomendações

Recomenda-se então, que se faça o consumo do produto Diet Shake com os devidos conhecimentos necessários para tanto, com os devidos cuidados: o produto não vai substituir as refeições de um dia inteiro; o produto não possui gordura, então é necessária uma reposição nutricional de gorduras para completar a dieta diária; o produto não traz emagrecimento sem a prática de exercícios físicos concomitantemente. Com tais observações sendo levadas em conta e suas devidas medidas sendo tomadas, não há problema que indique o consumo do produto Diet Shake.


Referências Bibliográficas:

Hauser, C.; Benetti, M.; Rebelo, F. P. V. Estratégias para o Emagrecimento. Revista Brasileira   de Cineantropometria & Desempenho Humano. Disponível em: 
http://www.ricardofabrin.com/userfiles/file/emagrecimento.pdf

http://www.anvisa.gov.br/legis/portarias/33_98.htm



http://www.anvisa.gov.br/legis/portarias/33_98.htm

3 comentários:

  1. Olá, não consigo ler o artigo inteiro, o link "leia mais" não está funcionando

    ResponderExcluir
  2. Nome: Thaissa Ramos Souza de Barros
    DRE: 110130117

    Diet Shake é uma dieta prática e de fácil entendimento. Promove perda de peso rápida, podendo ser feita em ocasiões em que se queira emagrecer de forma imediata, porém a rápida eliminação de peso não representa apenas eliminação de gordura, mas também de água e músculos, o que pode levar ao reganho do peso perdido. Caso não seja combinada com refeições balanceadas, não promoverá a reeducação alimentar, o que pode contribuir para o reganho de peso, assim que interromper a utilização desses produtos. É uma dieta monótona o que pode desestimular seu seguimento. Nem todos os shakes fornecem quantidades suficientes de cada nutriente, o que em longo prazo, pode causar deficiências nutricionais ao organismo, como fraqueza, anemia, queda de cabelos. Alguns shakes apresentam quantidades exageradas de fibras, que pode ocasionar desconfortos intestinais e gases. Segundo a Anvisa, os produtos são desbalanceados quando comparados com as quantidades de nutrientes de uma refeição equilibrada. Análises mostram que eles têm excesso de proteínas e carboidratos, e pouca gordura - o que, a longo prazo, pode gerar carências nutricionais. Para especialistas, os shakes são indicados só sob orientação nutricional, e apenas em alguns casos, pois dentro de um programa individual esse desequilíbrio é compensado com outros alimentos. Segundo eles, não é recomendável fazer dieta com a bebida sem acompanhamento.

    ResponderExcluir