Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Chocolate: Vilão ou Mocinho?


Afinal, o chocolate é o vilão ou o mocinho da história? Este doce pode realmente prejudicar a dieta de uma pessoa? Há pontos em que ele pode fazer bem à saúde? É verdade que o chocolate amargo faz bem à saúde? O chocolate diet tem menos calorias e gorduras realmente? O chocolate pode ser consumido por grávidas? Chocolate deixa a pessoa mais feliz? Suas vantagens como alimento funcional se sobressaem as desvantagens?

Por Sarah Lugão


Rico em substâncias chamadas de polifenóis, entre eles flavonóides com poderosa ação antioxidante ao organismo , o cacau como seus derivados, a exemplo o chocolate, podem ser considerados como alimento funcional por conferirem efeitos benéficos à saúde do consumidor. Há evidência de que os polifenóis podem agir como potenciais antioxidantes, desempenhar uma importante função na redução do risco ou retardo do desenvolvimento de doenças, como as cardiovasculares, câncer e outras relacionadas à idade; e ainda, modular processos biológicos essenciais em mamíferos in vivo.
O cacau em pó é o que possui um dos maiores teores de antioxidantes, seguido do açaí e em 3º o chocolate amargo.
Ajuda na vasodilatação sanguínea que junto com as outras ações podem prevenir doenças cardiovasculares.
Efeito neutralizador no colesterol sérico (láurico, mirístico, palmítico – eleva colesterol).
Fonte de minerais: Cobre, Potássio, Zinco, Manganês, Fósforo.
Tem comprovada ação anticarginogênica: O chocolate amargo pode possuir 3600ug de polifenóis do cacau e o chocolate ao leite 100ug (por 100 gramas de chocolate), são estes polifenóis que também ajudam na prevenção da doença.
Do cacau também pode-se obter o extrato vegetal composto por ácidos graxos e contém uma excelente propriedade no que se diz respeito à hidratação, pois ele evita o ressecamento da pele e a perda de água.
Ao comer chocolate com alto teor de cacau (60 a 80% de cacau) tem-se ainda elevação nos níveis de serotonina, dopamina e feniletilamina no cérebro levando à sensação de bem estar e melhora do humor.
Já o excesso pode atrapalhar qualquer pessoa que esteja buscando controle de peso. O cacau é rico em gordura e o chocolate, além desta gordura, tem a adição de açúcar e mais gordura, fazendo dele um alimento calórico.
Um consumo controlado é permitido e pode ser tranquilamente inserido dentro de uma alimentação equilibrada, isso não trará prejuízos ao controle de peso, no entanto se o chocolate é inserido, outros alimentos que têm gordura e açúcar devem ser limitados. Seria um esquema de compensação, caso contrário, pode haver um adicional de calorias e aí sim um impacto sobre o ganho de peso.
Sobre os benefícios do chocolate amargo à saúde, este apresenta concentrações maiores de flavonóides, sendo esta a grande vantagem sobre o chocolate ao leite. Além disso, o chocolate amargo apresenta também mais ferro, magnésio, vitamina B1 e vitamina B3 em comparação à versão ao leite. Em calorias, gordura e açúcar são semelhantes.
O benefício é justamente o maior consumo destes antioxidantes para uma mesma porção de chocolate ao leite.
O chocolate diet não apresenta açúcar na composição, no entanto, algumas marcas fabricam chocolate diet com maior teor de gordura, ou seja, para quem quer controlar peso e come chocolate diet pensando estar economizando calorias pode estar cometendo um erro. Ler os rótulos dos alimentos e fazer esta comparação, é importante para encontrar este tipo de informação. E devido a este problema do teor de gordura no chocolate diet, algumas empresas estão fabricando chocolates diets com o mesmo teor de gordura da versão ao leite e algumas até com fibras na composição.
O chocolate contém ácidos graxos com atividade canabinóide, ou seja, que ativam as mesmas regiões no cérebro que são estimuladas pelo princípio ativo da cannabis sativva conhecida popularmente como maconha. Além disso, as substâncias do chocolate também parecem estimular o aumento nas concentrações de anandamina um canabinóide produzido pelo próprio corpo. O doce conta com outros compostos (como as metilxantinas, teobrominas e o açúcar ou aspartame) responsáveis pelo bem-estar do consumidor. Estas substâncias difundem-se facilmente através da placenta e pelo leite, portanto, podem ser absorvidas pelo embrião na gestação e pelo bebê durante a lactação. Na América do Norte foi detectada uma síndrome de hiper-excitabilidade que acometeu recém-nascidos de mães que consumiram grandes quantidades de chocolates durante a gravidez e lactação.
A existência da feniletilamina no chocolate estimula a produção de serotonina, substância cerebral que dá sensação de prazer e calma, associada à sensação de felicidade. A presença de estimulantes alcalóides, como a cafeína e a teobromina, geram efeito energético sobre a concentração e a capacidade física de quem o consome em quantidades moderadas.
Vilão ou mocinho, tudo depende do bom senso de quem o consome. Ele tem o lado ruim, que é obviamente, o excesso, podendo pôr fim à mais rígida dieta alimentar, aumentando os riscos de doenças cardiovasculares e de outros males provocados pela ansiedade , como também tem o lado benéfico por possui vitaminas e minerais. Sendo assim depende de cada um ter um consumo equilibrado a fim de extrair o melhor da funcionalidade do chocolate

Referências Bibliograficas
Bruinsma & Taren. J Am Diet Assoc, 99: 1249, 1999
Dreosti, 2000
Kris-Etherton et al, 1993 e 1994
Osakabe et al, 2001
Peason et al, 2001
Vinson et al, 1999
http://www.uff.br/posquim/frmprincipal/producoes/dissertacoes/patriciacoentrao/patriciacoentrao.pdf

2 comentários:

  1. De fato a moderação é a melhor opção quando o assunto é a alimentação. Para que o chocolate assuma sua textura e sabor o cacau, que apresenta alto teor de gordura,deve ser processado com açúcar e leite. O açúcar e a gordura em excesso contribuem para o ganho de peso e reforçam a necessidade de moderação. O cacau, no entanto, apresenta substâncias que estão associadas aos seus benefícios e por isso quanto maior o teor de cacau no chocolate mais benefícios e menos riscos estarão associados a esse delicioso alimento.
    Uma das vantagens associadas ao chocolate atualmente, é o aumento da sensação de saciedade, observada tanto para os indivíduos que consomem chocolate ao leite quanto para os que consomem chocolate amargo pela manhã. Sendo o efeito mais pronunciado para os que consumem chocolate amargo. Isso faz do chocolate um possível auxiliador para perda de peso, pois uma pequena quantidade de chocolate por dia além de suprir a necessidade de um alimento doce, que em geral é relatado por que está de dieta, o chocolate faz com que o individuo fique mais saciado, e possivelmente respeite melhor suas restrições alimentares
    O aumento da saciedade atribuído ao chocolate pode estar relacionado às substâncias 2-feniletilamina e a N-aciletanolamina. A N-aciletanolamina também é associada à ligação com receptores canabinóides do cérebro e ao aumento dos níveis de anandamina, que aumentam as propriedades sensoriais do chocolate que são fundamentais para compulsão.
    O consumo de chocolate pode inclusive diminuir o estresse, podendo ser observado com a redução do cortisol (hormônio do estresse) e com a normalização das alterações do metabolismo energético quando consumido 40g de chocolate com 75% de cacau diariamente.
    A presença de magnésio no chocolate faz dele um aliado para o alivio da TPM (tensão pré-menstrual) uma vez que a diminuição dos níveis de magnésio é observada durante esse período. Servindo o chocolate como um repositor deste mineral.
    Os benefícios relatados sobre o chocolate são diversos e mais freqüentes quanto maior for o teor de cacau, mas mesmo para os de elevada concentração de cacau o consumo deve ser moderado devido seu elevado valor energético e conteúdo de gordura.

    ResponderExcluir
  2. O chocolate, como todo alimento, apresenta seus benefícios e malefícios e o segredo está no tipo de chocolate consumido, e principalmente a quantidade. De acordo com pesquisas o chocolate amargo é o melhor para o consumo, e , para entrar nessa categoria deve conter no mínimo 55% de cacau, que é o ingrediente que possui os principais nutrientes benéficos, fornecendo melhora no humor, combatendo ao envelhecimento, devido as flavonoides presentes com poder antioxidantes, e podendo até mesmo manter o peso, pelo aumento da massa muscular magra associada as catequinas antioxidantes; e quanto maior o teor de cacau, maior esses benefícios. O chocolate branco é o pior deles, pois contém apenas a manteiga de cacau, que é muito calórica e não fornece as características boas do cacau. Mas esse consumo de chocolate so ajuda numa quantidade diária de até 20 gramas. Mais do que isso, vai influenciar no aumento de peso.
    Muito comum no mercado também é o consumo do chocolate diet, principalmente com a preocupação de não engordar. Mas deve-se tomar muito cuidado com isso, pois o chocolate diet é composto por menos açúcar, não necessariamente com menos gordura ou calorias, muitas vezes contém mais gordura que o chocolate ao leite, devendo ser consumidos por diabéticos.
    O chocolate pode sim ser um aliado a dieta de uma pessoa, podendo fornecer diferentes benefícios ao organismo, como até o combate a doenças cardiovasculares (devido ao cobre existente no amargo), mas isso deve ser vinculado com o chocolate amargo e em pequenas quantidades diárias e também uma dieta balanceada e exercícios físicos.


    Referências
    http://oglobo.globo.com/saude/doces-beneficios-do-chocolate-amargo-4506472
    http://www.anarosanutricionista.com/2012/04/os-beneficios-do-chocolate.html

    ResponderExcluir